TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corporiedade

Trabalho Escolar: Corporiedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 7

1-Segundo Thomas Kuhn (1987) em seu livro “A estrutura das ......................................”, os paradigmas agem como filtros que retêm os dados na mente dos cientistas segundo suas concepções e .............................. Vemos ainda que, para o autor, “são princípios .......................capazes de governar a própria percepção, ou um novo modo de ver e desvelar enigmas percebendo seus componentes de uma nova forma” (p.308).

Indique abaixo a alternativa que corresponde ao preenchimento correto do parágrafo acima:

(A) revoluções industriais, paradigmas; organizadores.

(B) revoluções epistemológicas; paradigmas; balizadores.

(C) revoluções científicas; visões de mundo; organizadores.

(D) revoluções industriais; visões de mundo; organizadores.

(E) revoluções científicas; visões de mundo; balizadores.

Justifique sua resposta:

2- “Um corpo não é apenas um corpo. É também o seu entorno, mais do que um conjunto de músculos, ossos e articulações”. A partir destas considerações de Goellner é possível afirmar que:

(A) O corpo é uma máquina com muitas engrenagens e que, portanto necessita ser estimulada de forma correta para render o máximo.

(B) O corpo é definido pela sua capacidade de adaptar-se ao ambiente de acordo com a melhoria de suas capacidades físicas.

(C) O que define o corpo é sua individualidade analisada a partir de fatores biológicos e de seus músculos, ossos e articulações.

(D) O corpo é definido menos pelas semelhanças biológicas e mais pelos significados culturais e sociais que a ele se atribui.

(E) O corpo é apenas um invólucro, a partir do qual iremos desenvolver capacidades superiores como a expressividade e a ludicidade.

Justifique sua resposta:

3- “A aproximação do corpo e da alma, como é pensada dentro de uma visão cristã, seria impensável na Anguidade Grega, pois nessa época, não havia o conceito de um mundo criado por Deus. A alma humana para Aristóteles seria:

(A) Um princípio metafísico separado pelo mundo sensível e inteligível.

(B) O princípio dinamizador da teoria potência e do ato na criação humana.

(C) O princípio do primado sobre o corpo, com funções ativas sobre ele.

(D) Um princípio cósmico de vitalidade, do movimento e da mudança.

(E) Uma criação divina responsável pela essência e aparecia do homem.

Justifique sua resposta:

4- O professor de filosofia francês Thibaut de Saint Maurice, criou um jogo estabelecendo relações entre famosas séries de televisão e o pensamento de alguns filósofos da história da humanidade. Entre nesse jogo, faça as relações e indique abaixo a sequência correta.

(1) CSI: Os capítulos começam com a cena de um homicídio e se desenrolam até a descoberta do culpado. Em busca de provas, Grissom e sua equipe de cientistas forenses buscam reproduzir demonstrações incontestáveis.

(2) Desperate Housewives: Cinco mulheres vivem em Wisteria Lane. Mas, a despeito da vida aparentemente ideal, elas vivem cercadas por derrotas e decepções.

(3) Grey`s Anatomy: Os internos de um hospital são submetidos à dura rotina da prática médica, mostrando o quanto cada personagem se revela a si mesmo à medida em que aprende o ofício.

(4) House: Para descobrir o que têm seus pacientes, Dr. House usa um método racional. A medicina é apenas um pretexto para que se coloque em cena a aventura da descoberta da verdade.

(5) Lost: Os personagens são colocados numa situação em que, suprimidas a sociedade civil e as instituições, entram em cena o individualismo e a fragilidade das associações entre os homens.

(6) 24 Horas: Jack Bauer é um eficaz cumpridor do seu dever. Para salvar o povo norte-americano, não hesita em mentir, matar ou torturar suspeitos (mesmo que inocentes) e até colegas.

( ) Aristóteles: O silogismo é um arrazoado que deduz a verdade a partir de premissas consideradas, elas mesmas, verdadeiras. É a verdade das premissas que garante a verdade da conclusão.

( ) Kant: Cumprir o dever não é buscar o melhor resultado, e sim seguir a lei moral. Já John Stuart Mill, defende que todos os meios são válidos desde que visem o bem de muita gente.

( ) Nietzsche: O trabalho é um instrumento de controle da individualidade. Para Alain, o trabalho dá aos homens uma nova identidade e os faz tomar consciência de suas capacidades.

( ) Schopenhauer: Viver é, essencialmente, sofrer, já que a vida é atravessada por um desejo que não se completa, até porque, caso um desejo se realize, outro surgirá em seu lugar.

( ) Sócrates: O método dialético defende que uma resposta (ou hipótese) é verdadeira se resistir à sua refutação, ou seja, à contradição. Daí a importância das perguntas bem feitas.

( ) Thomas Hobbes: O estado natural dos homens é um estado de liberdade que leva à guerra e à insegurança. Os laços sociais não são criados por afeto, mas para tornar possível a convivência.

(A) 1, 5, 3, 2, 4, 6 (B) 1, 6, 3, 2, 4, 5 (C) 2, 3, 5, 1, 4, 6 (D) 1, 2, 3, 4, 5, 6 (E) 1, 4, 6, 3, 2, 5

5- Quanto à concepção de homem e corpo, deve-se a São Tomás de Aquino a seguinte alternativa:

(A) A concepção monista e a pluralista levam à subestimação do corpo.

(B) O homem é uma unidade substancial de alma e corpo.

(C) O homem é um ser acabado nas suas relações com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com