TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corporiedade

Trabalho Universitário: Corporiedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  1.988 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo Thomas Kuhn (1987) em seu livro “A estrutura das ......................................”, os paradigmas agem como filtros que retêm os dados na mente dos cientistas segundo suas concepções e .............................. Vemos ainda que, para o autor, “são princípios .......................capazes de governar a própria percepção, ou um novo modo de ver e desvelar enigmas percebendo seus componentes de uma nova forma” (p.308).

Indique abaixo a alternativa que corresponde ao preenchimento correto do parágrafo acima:

(C) revoluções científicas; visões de mundo; organizadores.

“Um corpo não é apenas um corpo. É também o seu entorno, mais do que um conjunto de músculos, ossos e articulações”. A partir destas considerações de Goellner é possível afirmar que:

(D) O corpo é definido menos pelas semelhanças biológicas e mais pelos significados culturais e sociais que a ele se atribui.

(

“A aproximação do corpo e da alma, como é pensada dentro de uma visão cristã, seria impensável na Anguidade Grega, pois nessa época, não havia o conceito de um mundo criado por Deus. A alma humana para Aristóteles seria:

(D) Um princípio cósmico de vitalidade, do movimento e da mudança.

Quanto à concepção de homem e corpo, deve-se a São Tomás de Aquino a seguinte alternativa:

(B) O homem é uma unidade substancial de alma e corpo.

O professor de filosofia francês Thibaut de Saint Maurice, criou um jogo estabelecendo relações entre famosas séries de televisão e o pensamento de alguns filósofos da história da humanidade. Entre nesse jogo, faça as relações e indique abaixo a sequência correta.

(B) 1, 6, 3, 2, 4, 5

Entre 1508 e 1512, Michelangelo pintou o teto da Capela Sistina, no Vaticano, um marco da civilização ocidental. Revolucionária, a obra chocou os mais conservadores, pela quantidade de corpos nus, possivelmente, resultado de secretos estudos de anatomia, uma vez que, naquele tempo, era necessária a autorização da Igreja para a dissecação de cadáveres. Recentemente, perceberam-se algumas peças anatômicas camufladas entre as cenas que compõem o teto. Alguns pesquisadores conseguiram identificar uma grande quantidade de estruturas internas da anatomia humana, que teria sido a forma velada de como o artista "imortalizou a comunhão da arte com o conhecimento". Uma das cenas mais conhecidas é "A criação de Adão". Para esses pesquisadores, ela representaria o cérebro num corte sagital, como se pode observar nas figuras a seguir.

BARRETO, Gilson e OLIVEIRA, Marcelo G. de. A arte secreta de Michelangelo — Uma lição de anatomia na Capela Sistina. ARX. (Cf. Enade, 2007)

Considerando essa hipótese, uma ampliação interpretativa dessa obra-prima de Michelangelo expressaria: (C) O Criador dando a consciência ao ser humano, manifestada pela função do cérebro.

A ciência do século XIX que classifica e analisa o corpo em detalhes é aquela que vai legitimar uma educação corporal preocupada em torná-lo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com