TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrente Eletrica

Monografias: Corrente Eletrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  1.227 Visualizações

Página 1 de 4

Corrente Elétrica

A corrente elétrica é um fluxo de elétrons que circula por um condutor quando entre suas extremidades houver uma diferença de potencial.

Definição

Denomina-se corrente elétrica a todo movimento ordenado de partículas eletrizadas. Para que esses movimentos ocorram é necessário haver tais partículas − íons ou elétrons − livres no interior dos corpos.

Corpos que possuem partículas eletrizadas livres em quantidades razoáveis são denominados, pois essa característica permite estabelecer corrente elétrica em seu interior.

Nos metais existe grande quantidade de elétrons livres, em movimento desordenado. Quando se cria, de alguma maneira, um ( ) no interior de um corpo metálico, esses movimentos passam a ser ordenados no sentido oposto ao do vetor campo elétrico ( ), constituindo a corrente elétrica.

Nas soluções eletrolíticas existe grande quantidade de cátions e ânions livres, em movimento é desordenado. Quando se cria, de alguma maneira, um campo elétrico ( ) no interior de uma solução eletrolítica, esses movimentos passam a ser ordenados: o movimento dos cátions, no sentido do vetor campo elétrico ( ), e o dos ânions, no sentido oposto. Essa ordenação constitui a corrente elétrica.

Nos gases ionizados existe grande quantidade de cátions e elétrons livres, em movimento desordenado. Quando se cria, de alguma maneira, um campo elétrico ( ) no interior de um gás ionizado, esses movimentos passam a ser ordenados: o movimento dos cátions, no sentido do vetor campo elétrico ( ), e o dos elétrons, no sentido oposto. Essa ordenação constitui a corrente elétrica.

Com a finalidade de facilitar o estudo das leis que regem os fenômenos ligados às correntes elétricas, costumamos adotar um sentido convencional para a, coincidente com o sentido do vetor campo elétrico ( ) que a produziu.

Consequentemente, esse sentido será o mesmo do movimento das partículas eletrizadas positivamente e oposto ao das partículas eletrizadas negativamente.

Intensidade de Corrente Elétrica

Define-se intensidade de corrente como sendo a razão entre a quantidade de cargas pelo intervalo de tempo

Suponhamos um condutor pelo qual esteja circulando corrente elétrica. Seja S uma secção transversal do condutor e a carga elétrica que passa por essa secção durante o intervalo de tempo •. Por definição, chama-se intensidade média de corrente elétrica durante o intervalo de tempo ao quociente, por •, da carga elétrica que passa pela secção durante esse intervalo de tempo. Representaremos por •. Então:

A intensidade média da corrente elétrica não é sempre a mesma, em geral. Exemplo: durante 5 segundos pode passar, por uma secção transversal uma carga elétrica igual a 10 (avaliada com certa unidade); a intensidade média de corrente será então 2 (avaliada com certa unidade). Mas, durante os 5 segundos seguintes, pela mesma secção transversal pode passar uma carga elétrica diferente de 10, por exemplo, 30; a intensidade média de corrente, nesses outros 5 segundos será então 6, e não mais 2.

Se a intensidade média é constante para qualquer valor do intervalo de tempo •, significa que a carga que passa por uma secção transversal do condutor é diretamente proporcional ao tempo de passagem. Neste caso chamamos simplesmente intensidade de corrente, em vez de intensidade média. Sendo t o tempo necessário à passagem da carga q, e i a intensidade de corrente, temos:

Em nosso curso suporemos a intensidade de corrente sempre constante, salvo nos casos em que for feita alguma observação a respeito.

Na última fórmula, considerando-se , resulta numericamente. Isto é, a intensidade de corrente elétrica, constante numa secção transversal do condutor, é numericamente igual à carga elétrica que passa pela secção durante a unidade de tempo.

Gerador Elétrico

Gerador é um dispositivo utilizado para a conversão da energia mecânica, química ou outra forma de energia em energia elétrica.

Os Geradores servem para alimentar os circuitos elétricos e eletrônicos.

Uma lanterna de bolso tem um gerador (pilha) para acender a lâmpada, assim como uma maquina de calcular precisa de uma pilha para funcionar.

Um rádio portátil tem um gerador (pilhas) para trabalhar. Para que o rádio produza som é preciso receber as emissões de rádio do emissor, mas se não tiver pilhas a alimentar os seus circuitos, ele não funciona, mesmo que receba as emissões.

O automóvel tem um motor elétrico para arrancar o motor a gasolina. Este Motor e toda a instalação elétrica do carro são alimentados por um gerador químico (bateria de acumuladores), que pode ser recarregado durante o funcionamento do automóvel ou através de um aparelho chamado carregador de baterias.

A televisão, os computadores e todos os aparelhos ligados à instalação elétrica da nossa casa são alimentados através desta instalação que vai ligar a um gerador elétrico (alternador) numa usina elétrica, por exemplo, numa barragem hidrelétrica.

Também as instalações industriais são alimentadas pela energia que recebem pelos cabos de alta tensão e que é produzida nas usinas elétricas pelos mesmos geradores elétricos que alimentam os consumidores domésticos.

...

Baixar como  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »