TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrente de soldagem

Relatório de pesquisa: Corrente de soldagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

Corrente de soldagem

Atua diretamente na taxa de fusao do eletrodo, na profundidade de penetração e na quantidade do metal de base fundido. Se a corrente é muito alta para uma dada velocidade de soldagem, o excesso de penetração tende a furar (vazar) o metal de base. Altas correntes produzem um reforço de solda excessivo, cujas tensões de contração induzem a maiores distorções. É importante que a corrente esccolhida esteja dentro das faixas recomendadas para o diâmetro do eletrodo que será utilizado. Correntes muito elevadas conduzem a um cordão muito alto e estreito com possibilidade de mordeduras, correntes muito baixas. Por outro lado, produzem pouca penetração, risco de falta de fusão e arco instável.

Tensão no arco

Influencia no formato da secção transversal do cordão e sua aparência externa. Mantendo-se os demais parâmetros constantes, pode-se verificar visualmente o efeito da variação da tensão no cordão de solda.

O aumento da tensão resultará em um cordão mais largo, mais baixo e maior consumo de fluxo. Alem disto, pode também aumentar o teor de elementos de liga provenientes dos fluxos. Isto pode ser utilizado como vantagem para elevar o teor de liga do deposito quando se utilizam fluxos ligados ou especialmente para revestimentos resistentes a abrasão, por outro lado, esta prática pode diminuir a ductilidade do material e aumentar a sensibilidade as trincas, principalmente nos casos de solda multipasse. Um aumento excessivo na voltagem produzirá um cordão em forma de chapéu na remoção da escória, aumentar a susceptibilidade a trincas e aumentar descontroladamente o teor de liga do metal depositado.

Quando a tensão está em valor menor que o recomendado, pode ser útil para se obter penetração em chanfros profundos e para resistir melhor ao sopro magnético, porém, os cordões produzidos serão estreitos e altos e a remoção de escória será ligeiramente mais difícil do que o normal.

Velocidade de soldagem

A velocidade de soldagem controla principalmente o tamanho do cordão e a penetração. Jpa que a amperagem está relacionada com a velocidade de soldagem, duas considerações devem ser feitas:

Em soldas de único passe, temos de ajustar a velocidade e a conrrente para se conseguir a penetração adequada sem que ocorra o transpasse da junta (vazamento)

Velocidades de soldagem excessivamente altas, aumentam a tendência a mordeduras, porosidades, trincas e cordões com formato não uniforme. Velocidades de soldagem excessivamente baixas, produzirão cordões sujeitos a trincas e poças de fusão excessivamente largas, resultando num cordão áspero e com possíveis inclusões de escória.

Características

Como em qualquer outro tipo de trabalho, o objetivo sempre é a máxima qualidade, porém algumas vezes certos incidentes podem atrapalhar o trabalho correto.

Podem ocorrer a formação de trincas de solidificação devido a diluições elevadas e/ou poças de fusão muito grandes que são comuns neste processo. Estas descontinuidades são mais comuns na soldagem de aços com teores de carbono e enxofre mais elevados e quando a secção transversal de zona fundida apresenta um formato desfavorável, como por exmplo, alta penetração/largura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com