TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento Econômico dos países do BRICS – Rússia

Artigo: Crescimento Econômico dos países do BRICS – Rússia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Artigo  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Colaborativa

Crescimento Econômico dos países do BRICS – Rússia

Rafael Henrique Berro – 1107288084

Luan Sousa – 1106272817

Vinícius Bettio – 1107288084

Antes de tratar exclusivamente sobre o crescimento econômico da Rússia, devemos saber oque é o BRICS’s (Abreviação dos termos Brazil, Rússia, India, China em inglês, e mais tarde chamado de BRIC’s, com a incorporação da África do Sul, em inglês, South Africa), O BRICS’s é atualmente composto por cinco países emergentes que possuíam potencial econômico para superar as grandes potências mundiais (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália) em um período de, no máximo, cinquenta anos. Trata-se de um agrupamento econômico não registrado burocraticamente com estatuto e carta de princípios. A expressão foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O’Neil em 2001, com o “s” para designar o plural de BRICS, intitulado “Building Better Global Economic BRICs”.

Só depois do ano de 2011, a África do Sul também foi oficialmente incorporada ao BRIC, que passou então a se chamar BRICS, com o “S” maiúsculo no final para designar o ingresso do novo membro.

“Segundo as projeções de O’Neill, a Rússia será a sexta maior economia do planeta em 2050. Os cálculos apontam que, em 2018, o PIB russo ultrapassará o italiano. Em 2024, será maior que o da França, e, nos anos de 2027 e 2028, a Rússia deixará para trás o Reino Unido e a Alemanha, respectivamente. “

Entre os fatores que fortalecem a economia russa estão as grandes reservas de petróleo e gás natural, atualmente é o segundo maior produtor e exportador de petróleo do mundo, o país conta com a maior reserva de gás natural do planeta e apresenta um grande mercado consumidor.

Sobre seu setor financeiro e econômico, seu PIB per capita, que é o valor final de bens serviços produzidos num país num determinado ano e dividido pela população desse mesmo ano, foi de 38,10% no ano de 2010, entre 2007 e 2010 seu PIB teve oscilações, pois no ano de 2008 chegou a 40,2%, logo abaixou e manteve-se, isto por causa de crise financeira pela qual a Russa enfrentou em 2008 e no primeiro semestre de 2009. O IDH ( Índice de desenvolvimento Humano onde a ONU mede o desenvolvimento do país com base na expectativa de vida, no nível educacional e na renda per capita), no ano de 2007foi elevado, chegando a 0,817 , ocupando o 67º lugar, já em 2008 em diante teve pequeno crescimento, chegando a 64º posição. (FREUNDLICH, 2008) A concentração de Renda da Rússia esta em seus produtos agrícolas, como, batata, figo, cevada, entre vários outros cereais; na pecuária, com suínos, bovinos, ovinos e aves; na mineração com o cobre, minério de ferro, níquel, turfa, alumínio, carvão, gás natural e petróleo e na indústria alimentícia, máquinas, siderúrgicas ( ferro e aço), equipamentos de transporte e químicas.

A indústria de fertilizantes minerais na Rússia é uma das mais importantes não só para a indústria química, mas também para a toda indústria do país. Plantas que produzem fertilizantes minerais, atualmente ocupam uma posição de liderança entre os maiores produtores e exportadores mundiais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com