TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento de BRICS

Tese: Crescimento de BRICS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  Tese  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O BRICS é um grupo econômico atualmente composto por cinco países que compartilham de situação econômica e índice de desenvolvimento parecidos sendo estes considerados países emergentes, quais sejam: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O termo BRIC (inicialmente sem a participação da África do Sul) surgiu em 2001 criado pelo economista Jim O ‘Neil, chefe de pesquisa em economia global do grupo financeiro Goldman Sachs. O conceito inicial previa o crescimento da economia dos países envolvidos, participação mais expressiva no produto mundial e, consequentemente, se tornariam espaços propícios ao investimento estrangeiro. A partir de 2006 na 61º Assembléia Geral das Nações Unidas, o grupo passou a ser um mecanismo internacional, o que proporcionou a realização de ações econômicas coletivas, passando a ter uma maior comunicação entre eles. Em 2011, a BRIC convidou formalmente a África do Sul para se unir ao agrupamento, e assim a sigla ganhou a letra “S” (representando o nome do país em inglês, South África). Os cinco países escolheram juntar suas forças e seu prestígio em um momento em que o cenário internacional se caracteriza, por uma grande procura de ordem e pouca oferta. No entanto, não se sabe ao certo até que ponto os BRICS querem e podem transformar a ordem global.

O crescimento do BRICS

O BRICS que atualmente completou 12 anos de existência, vem cumprindo de maneira exitosa o seu papel quanto à atração de investidores, fazendo fortunas (e a fama do autor do acrônimo) e indo além das previsões sobre o crescimento econômico dos países.

Atualmente, o grupo representa mais de 21% do PIB mundial, sendo considerados os países que mais crescem no planeta. Além disso representa 42% da população mundial, 45% da força de trabalho com o maior poder de consumo do mundo. Juntos possuem 25,91% de área terrestre do planeta, destacadas pela abundancia de suas riquezas nacionais e condições favoráveis.

O processo de desenvolvimento econômico dos BRICS é crescente, influenciando decisões em organizações mundiais como na reunião da OMC em 2005, quando os países em desenvolvimento, liderados por Brasil e Índia, juntaram-se aos países subdesenvolvidos para impor a retirada dos subsídios governamentais pela União Europeia e pelos Estados Unidos, e a redução das tarifas de importação.

Muitas empresas e agências tem demonstrado interesse sobre o crescimento deste grupo, principalmente em investimentos nas áreas produtivas e perspectivas atuais e futuras dos seus mercados consumidores. Pois em termos demográficos, temos os dois países mais populosos do planeta e os outros dois de populações consideráveis. A China representa, sozinha, mais de um quinto da população mundial, seguida de perto pela Índia (17,5%) e, bem mais longe, pelo Brasil (2,9%) e pela Rússia (2,2%).

Segundo Goldman Sash, se continuar com o crescimento rápido, em 2050 este grupo de países poderá ultrapassar as maiores potencias mundiais.

Afinal os quatro países juntos representam, atualmente, mais de um quarto da área terrestre do planeta, sendo 17 milhões de km2 da Rússia, 3,2 milhões de km2 da Índia, passando pelos 9,3 milhões de km2 da China e pelos 8,5 milhões de km2 do Brasil; além de 40% da população mundial

Comparação entre os países

Uma questão pouco abordada, porém, de grande influência que três dos países (Rússia Índia e China) pertencentes ao BRICS já se denominam superpotências militares, causando grande intimidação aos outros países.

A Rússia é o segundo maior produtor de petróleo mundial além de um bom legado tecnológico decorrente da guerra fria.

A Índia se destaca como um polo de excelência tecnológica e industrial, sendo estes alguns dos fatores que irão influenciar no seu crescimento.

A China, por sua vez, no ano de 2050 porá se tornar a maior economia do mundo ultrapassando os Estados Unidos, porém, de acordo com estudos este crescimento possuí um limite.

O cenário brasileiro

Um dos destaques de produção do Brasil, que compete com os outros países, é a produção do álcool-combustível, que cresceu nos últimos anos principalmente por causa da preocupação das empresas com o aquecimento global e medidas ecológicas. O etanol hoje é considerado um dos tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com