TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cromatrografia Com Giz

Monografias: Cromatrografia Com Giz. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 4

CROMATOGRAFANDO COM GIZ

OBJETIVO

Verificar a separação de clorofilas e carotenos presentes nos extratos de vegetais a partir da análise cromatografica das bandas que correspondem a cada componente após a eluição em um sistema de solvente.

INTRODUÇÃO

A cromatografia pode ser definida como a separação de uma mistura de dois ou mais compostos diferentes por distribuição entre fases, uma das quais é estacionária e a outra móvel. Dependendo da natureza das duas fases envolvidas há diversos tipos de cromatografia: 9 sólido-líquido (coluna, camada fina, papel) 9 líquido-líquido (CLAE – cromatografia líquida de alta eficiência ou do inglês HPLC) 9 gás-líquido (cromatografia gasosa)

Assim, a cromatografia é uma técnica utilizada para analisar, identificar ou separar os componentes de uma mistura.

A mistura é adsorvida em uma fase fixa, e uma fase móvel passa continuamente através da mistura adsorvida. Pela escolha apropriada da fase fixa e da fase móvel, além de outras variáveis, pode-se fazer com que os componentes da mistura sejam arrastados ordenadamente. Os componentes que interagem pouco com a fase fixa são arrastados facilmente pela fase móvel; aqueles com maior interação ficam mais retidos.

As partículas de sólido adsorvem os componentes da mistura devido à ação de diversas forças intermoleculares. Estas forças podem variar conforme o seu tipo. Uma ordem aproximada para a força destas interações é a seguinte: formação de sais > coordenação > ligação hidrogênio > dipolo-dipolo > Van der Waals.

Os corantes naturais são encontrados, principalmente nos vegetais, entre as plantas.Qualquer planta pode ser uma fonte de corantes naturais, bastando determinar um método específico a ser adotado para a retirada de cada pigmento. As cascas dos troncos de árvores mortas podem ser aproveitadas, as raízes, folhas, frutos e flores, todos podem possuir ação tintureiras.

A clorofila pertencente ao grupo das porfirinas é o pigmento responsável pela cor verde dos vegetais folhudos e de algumas frutas. A clorofila natural é insolúvel em água, mas mediante tratamento ácido alcalino pode-se produzir a clorofilina, a qual é solúvel em água

O carotenoide designa de um grupo de pigmentos fotossintéticos de cor amarela ou alaranjada. São pigmentos amplamente difundidos na natureza. São encontrados em animais e principalmente em vegetais, e os compostos heterocíclicos contendo oxigênio como os flavonóides, que são encontrados exclusivamente em vegetais. Nas plantas, encontram-se em todos os cloroplastos, intervindo no processo fotossintético como pigmentos acessórios, e em cromoplastos, conferindo uma cor específica às estruturas onde ocorrem.

MATÉRIAS E REAGENTES

Becker 250 mL

Espátula

Pistilo

Cuba cromatográfica

Giz inteiros

Acetona (etanol) e hexano

Etanol

Folhas de alface fresca

Cenoura fresca

Beterraba fresca

PROCEDIMENTO

i) PREPARO DOS EXTRATOS

Pese 50 g das amostras e transfira para um gral. Utilize uma mistura de hexano e acetona (8:2) e triture as amostras com o auxílio de um pistilo. Separe a solução obtida por filtração ou simplesmente transfira lentamente para um recipiente de vidro.

ii) CROMATOGRAFIA DE GIZ

Mergulhe várias vezes e rapidamente a parte inferior do giz no extrato preparado. Utilize um recipiente de vidro vazio com tampa para efetuar o desenvolvimento da cromatografia. Adicione o hexano ao recipiente até cobrir o fundo do mesmo. Insira o giz em pé, com a porção mergulhada no extrato para baixo, no interior do recipiente, e tampe-o. Deixe o solvente subir até atingir 1 cm do topo do giz. Repita o mesmo procedimento utilizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com