TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cronograma BPC

Dissertações: Cronograma BPC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2015  •  3.040 Palavras (13 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 13

"Introdução

A NBR 14608 surgiu da necessidade de se padronizar a atividade do bombeiro civil, desde a sua denominação até a especificação de sua área de atuação.

A metodologia utilizada para o dimensionamento da atividade do bombeiro civil e sua distribuição dentro de uma planta foi concebida para que ele atuasse na prevenção e no combate de incêndio, bem como no abandono de área e na aplicação dos primeiros-socorros.

Isso colabora de forma determinante para que o bombeiro privado possua um papel estratégico no plano de emergência de cada planta, independentemente da ocupação, do risco, da complexidade e do número de pessoas envolvidas. É importante ressaltar que esta Norma foi elaborada utilizando-se as melhores práticas adotadas no mercado brasileiro, bem como a aplicação dos conceitos de gestão e da melhoria contínua.

NBR 14608 item 4.1.2 Formação do bombeiro Profissional Civil

Os candidatos a bombeiro Civil devem freqüentar curso com carga horária mínima definida no anexo B da NBR 14608 A validade de cada módulo do treinamento de bombeiro privado é de no máximo 12 meses.

A avaliação teórica deve ser realizada na forma escrita, podendo ser em múltipla escolha, conforme anexo B da NBR 14608. A avaliação prática deve ser realizada de acordo com o desempenho do aluno nos exercícios realizados, conforme anexo B da NBR 14608"

Currículo mínimo do curso de formação de Bombeiros Profissionais civis

Fundamentos da análise de riscos – Conteúdo programático

Módulo Parte teórica Parte Prática

1 Objetivos Carga horária Objetivos Carga horária

Ao final deste módulo o aluno deve: (horas) Ao final deste módulo o aluno deve: (horas)

01 Fundamentos da análise de riscos Conhecer os conceitos e ferramentas para melhorar a percepção e a identificação dos perigos, bem como analise e avaliação de riscos e sua conseqüente minimização ou eliminação 2 NA NA

02 Riscos específicos de plantas Discutir os riscos específicos e o plano de emergência contra incêndio de no mínimo os seguintes tipos de planta: serviço de hospedagem, comercial, shopping center, industria química, industria metalúrgica, depósito e local de reunião pública 1 Participar de visita supervisionada pelo instrutor em no mínimo um dos seguintes tipos de planta: serviço de hospedagem, comercial, shopping center, industria química, industria metalúrgica, depósito e local de reunião pública 4

03 Avaliação Obter aprovação conforme 4.1.2.3 desta Norma 1 NA NA

Total 4 Total 4

Atividades operacionais do Bombeiro profissional Civil– Conteúdo Programático

Módulo Parte teórica Parte prática

2 Objetivos: Carga horária Objetivos: Carga horária

Ao final deste módulo o aluno deve: (horas) Ao final deste módulo o aluno deve: (horas)

01 Atividades administrativas e operacionais "Conhecer as principais atribuições do bombeiro privado estabelecidas nesta norma.

Conhecer os sistemas de comunicação por voz (fixa e móvel) e dados. Conhecer o código Alfabeto Fonético.

Conhecer o código de Pronúncia de números.

Conhecer os procedimentos de inspeção preventiva.

Conhecer um relatório padronizado de acompanhamento de trabalhos de risco, de inspeções e de acidentes.

Conhecer os padrões de inspeção visual e de teste de funcionamento de extintores de incêndio, conforme normas da ABNT específicas para cada tipo de extintor. Conhecer como são realizados os teste de abertura e vedação de um hidrante predial.

Conhecer como é feito o preenchimento de um relatório de incêndio em conformidade com a ABNT NBR 14023.

Conhecer os procedimentos para efetuar a troca de um bico de chuveiro automático (sprinklers).

Conhecer as recomendações para inspeção, manutenção e cuidados com as mangueiras de incêndio, conforme NBR 11861 e NBR 12779.

Conhecer os procedimentos para acionar os serviços públicos locais de atendimento a emergências (Corpo de Bombeiros, SAMU, Defesa Civil, Polícia, Agência Ambiental e/ou outras de responsabilidade local).

Conhecer os tipos de pára-raio e os procedimentos de inspeção visual nos cabos e conectores.

Conhecer as características, tipos, princípios de funcionamento e os procedimentos de segurança e emergência em caldeiras e vasos sob pressão.

Conhecer os geradores, conjuntos moto-bomba e moto ventiladores, suas aplicações, operação e manutenção preventiva.

Conhecer os tipos de armazenagem e instalações de gases (no mínimo GN, GLP, oxigênio, acetileno, nitrogênio, cloro e amônia) e procedimentos de emergência.

" 2 Demonstrar na prática como operar os sistemas de comunicação por voz (fixa e móvel) e dados, usando o código Alfabeto Fonético e o código de Pronúncia de números. Exercitar o preenchimento de relatórios padronizados de acompanhamento de trabalhos de risco, de inspeções e de acidentes. Demonstrar na prática como são realizados os teste de abertura e vedação de um hidrante predial. Exercitar o preenchimento de um relatório de incêndio em conformidade com a ABNT NBR 14023. Demonstrar na prática os procedimentos para efetuar a troca de um bico de chuveiro automático (sprinklers). 4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com