TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cunhadismo

Pesquisas Acadêmicas: Cunhadismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  2.743 Visualizações

Página 1 de 3

O cunhadismo é uma pratica usada pelos indígenas,foi a instituição social que possibilitou a formação do povo brasileiro,o velho uso indígena de incorporar estranhos à sua comunidade. Isso se alcançava graças ao sistema de parentesco classificatório dos índios, que relaciona, uns com os outros, todos os membros de um povo. Assim, quando os estranhos assumisse as moças passavam a ser seus irmãos ou cunhados. Os europeus viam os nativos como belos seres inocentes, que não tinham noção do pecado, porem, com grande defeito: eram vadios, preguiçosos, não produziam nada que pudesse ter valor comercial, serviam apenas para serem vendidos como escravos.mas tudo mudou, com a descoberta do pau- de –tinta ou PAU- BRASIL, como mercadoria,os europeus com o cunhadismo podia fazer muitos desses casamentos como forma de recrutamento para trabalhos pesados de cortar,transporta e carregar toras de PAU BRASIL, para os navios,a introdução dos europeus na cultura indígena se fez necessário.

Sem a prática do cunhadismo, era impraticável a criação do Brasil. Com base no cunhadismo se estabelecem criatórios de gente mestiça nos focos onde náufragos e degredados se assentaram.Quando o assunto é cunhadismo, confirma que se não a prática do cunhadismo, era impraticável a criação do Brasil. Todavia, a função dessa prática que antes era feita de modo amigável (ingênuo) pelos índios, com os europeus foi diferente, definitivamente geraram e recrutaram mestiços, seja como mão- de- obra, seja como feitores. Estes nada mais eram do que “os brasilíndios ou mamelucos”. Essa primeira etnia mestiça de nossa formação foi responsável pela expansão do domínio português o que resultou na constituição geográfica do Brasil.”Associedade e a cultura brasileira são conformadas como variantes da versão lusitana da tradição civilizatória européia ocidental, diferenciada por coloridos herdados dos índios americanos e dos negros africanos.”

Portanto, e natural que algumas pessoas vêem o cunhadismo como crime, pois dele se faziam escravos, porem devemos reconhecer que sem a pratica do cunhadismo não existiria as mestiçagem que é o povo brasileiro.Naquela época essa pratica era considerada natural aos olhos indígenas, pois para eles era uma forma de criar matrizes, e como pensavam que os portugueses eram deuses, viram neles aliados de força e poder para passar para sua geração,

Se o cunhadismo, o Caminho mas rápido para gloria.Por outro lado, os laços inter culturais se fundiram em uma nova gente, que viria ser o povo de uma terra chamada Brasil, nação marcada pela miscigenação,influenciadas pelo gingado negro, pela origem indígena, pela influencia européia, e que atualmente constituiu o que chamamos de Brasil.

“O Brasil emerge, assim como um renovo mutante, remarcado de características próprias, mas atado geneticamente a Matriz Portuguesa, cujas potencialidades insuspeitadas de ser e de crescer só aqui se realizariam plenamente.” O Brasil hoje é o espelho da cultura do período colonial no que se refere à miscigenação. O Brasil hoje é marcado pela diversidade cultural, tornando sua maior riqueza. Poucos sabem ao certo como foi o processo de formação do povo brasileiro, uma história marcada por exploração e dor que foram marcados pela relação amistosa, em um primeiro momento, depois deflagrada o real interesse dos colonizadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com