TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cunhadismo

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 3

        O cunhadismo

O cunhadismo é a pratica de um estrangeiro, um branco, de se inserir completamente na comunidade indígena. Se tornando pa te da cultura e da sociedade, parte da tribo. Os indígenas têm a crença que aquele que se casa com um dos seus, se torna parte deles. E foi justamente isso que os brancos fizeram, se casaram com as índias e se tornaram parte da tribo.

Quando dizemos que os brancos se inseriram completamente na comunidade indígena, significa que eles passaram a ter os mesmos direitos de um nascido índio. Ele passou a adotar a ideia que todos os mais velhos na tribo são seus pais, seus avos e seus sogros. Todos de sua geração são seus irmãos e cunhados. Todos as crianças são seus filhos e genros. Aquela terra onde residiam também era sua. Ele fazia parte da família indígena, uma família que é preciso entender que não tem uma delimitação. Dessa forma, gozou das vantagens de estar assim inserido, com relações sexualmente abertas.

Os espanhóis documentaram essa pratica muito mais detalhadamente, mostrando que o cunhadismo forneceu um amplo arsenal de familiares que poderiam ser postos a trabalho, servindo dessa forma para um caráter pessoal, e também para produção de mercadorias. Como cada europeu podia realizar vários casamentos, isso fornecia um poder trabalhista infinito. Trabalhadores para cortar madeira, caçar e amestrar papagaio e soins. Os índios ficavam encantados com isso, pois em contra partida os europeus os hipnotizavam com as iguarias fornecidas, tais como espelhos, adornos e ferramentas de metais.

Foi graças ao cunhadismo que a mestiçagem efetiva ocorreu no Brasil. Ele foi responsável pela introdução da nova civilização brasileira. Porém, essa estratégia de pertencer a comunidade indígena não foi explorada exclusivamente pelos colonizadores portugueses, mas também por espanhóis e franceses.

Um exemplo de Cunhadismo portugueses bem sucedido, foi João Ramalho em 1553, que se instalou em São Paulo. Em um dos relatos de São Tome de Souza, ele chega a declara-lo uma verdadeira alteza, devido a sua posição hierárquica dentro da tribo, com sua numerosa quantidade de filhos, irmãos e cunhados. João Ramalho inclusive dizia se sentir mais seguro na tribo.

Sua influência perante aos índios foi requisita para auxiliar os jesuítas, primeiramente para catequisar os índios e depois para lutar contra um medo cristão que estava se estabelecendo no Brasil, o calvinismo. João Ramalho era admirado por conseguir levantar uma força guerreira de 5 mil índios, e foi desta força que os jesuítas puderam contar na luta contra o reino de homens pios que estava tentando se estabelecer ali.

Já os franceses, com a ajuda do cunhadismo, fundaram no Rio de Janeiro um poderoso criatório. É considerado um dos principais criatórios franceses no brasil o estabelecido junto aos Tamoio, que viviam junto a rios, que por fim ajudou a estabelecer a França Antártica, na ilha Guanabara, considerada a parte francesa do Brasil.

Uma consequência desse cunhadismo de várias nações aqui no Brasil, foi o surgimento de mamelucos, mestiços de índios e brancos, que tinham uma maior influencias branca. Os mamelucos muitas vezes eram usados como arma de combate contra os próprios indígenas, sendo consideramos uma facada nas costas. Eles participavam de forma significativa na colonização de suas áreas.

Em especial para os portugueses o cunhadismo foi crucial para a colonização do Brasil, porém quando os franceses e os espanhóis começaram a usar da mesma técnica e a ameaçar os interesses português a colônia colocou em execução uma nova maneira de povoar e tornar produtiva as terras, que veio a ser conhecida como regime das donatarias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com