TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custo ABC

Pesquisas Acadêmicas: Custo ABC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

O sistema ABC de custeio baseado em atividades é uma nova peça nas organizações, na qual tem como um dos seus objetivos principais, avaliar e melhorar as atividades que compõem os processos de negócios e orçar com precisão os custos dos produtos. Uma empresa que utiliza esse sistema de custo ABC em atividades consegue identificar quais os recursos e as atividades consumidas por cada produto da empresa, conseguindo colocar de forma coerente os custos indiretos consumidos por cada produto.

Ou seja, incide na identificação, análise e alocação de custos aos processos de uma determinada empresa, visando melhor gerenciar a lucratividade. O uso desta metodologia permite uma melhor mensuração dos custos. Os recursos são atribuídos a cada atividade; em seguida, as atividades são atribuídas a objetos de custo com base no seu uso. O custo baseado em atividades reconhece os relacionamentos de causa dos responsáveis pelos custos das atividades. Também ameniza as distorções provocadas pelo uso do rateio usado na tradicional lógica de absorção dos custos.

Esta é uma tentativa de suprir falhas do sistema de custeio tradicional das despesas indiretas, que utiliza o critério de rateio baseado na mão de obra direta, ou nos materiais diretos, entre outros, propiciando o aparecimento de distorções. A importância que se dá à utilização do sistema de custeio ABC é em virtude do mesmo não ser apenas um sistema que dá valor aos estoques, mas também proporciona informações gerenciais que auxiliam os tomadores de decisão, como por exemplo, os custos das atividades, que proporcionam aos gestores atribuírem responsabilidades. Um diferencial do sistema de custeio ABC, é que a sua utilização, por exigir controles pormenorizados, proporciona o acompanhamento e correções devidas nos processos internos da empresa, ao mesmo tempo em que possibilita a implantação e/ou aperfeiçoamento dos controles internos da entidade.

O ABC (Activity Based Costing) determina que atividades consumam os recursos da empresa, agregando-as em centros de custos por atividades. Em seguida, e para cada um desses centros de atividades, atribui custos aos produtos baseado em seu consumo de recursos. Com isso, é possível se determinar quais são os produtos subcusteados e quais são os supercusteados, possibilitando uma melhoria nas decisões gerenciais. O ABC permite ainda que se tomem ações para o melhoramento contínuo das tarefas de redução dos custos de overhead, como a melhora dos serviços, avaliação das iniciativas de qualidade, corte de desperdícios, aprimoramento dos processos de negócio da empresa, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com