TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custo ABC

Ensaios: Custo ABC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 3

Conceitos Inerentes ao Custeio Baseado em Atividades

Para melhor entendimento da metodologia utilizada pelo sistema ABC, faz-se necessário o conhecimento dos conceitos de "processos", "atividades", "tarefas" e "direcionadores de custos".

Processo, para Nakagawa (1995, p. 44), pode ser entendido como "uma cadeia de atividades relacionadas entre si, interdependentes e ligadas pelos produtos que elas intercambiam". Como exemplo de processo menciona o "Processo de Compras", que abrange as atividades de previsão de vendas, planejamento de material, controle de inventário, recebimento, inspeção, sistema de informação gerencial e contas a pagar, ou seja, o processo inicia na tomada de decisão da compra e termina quando a fatura for paga ao fornecedor.

Boisvert (1999, p. 93) cita que processos podem ser considerados como "o conjunto de atividades que têm um direcionador comum e um objetivo bem preciso, que possa ser identificado como cliente externo ou interno". Como exemplos de processos, esse autor cita: responder à reclamação do cliente, realizar análise de pedido de crédito, verificar os balanços financeiros, montar um produto etc.

Atividades, de acordo com Kaplan e Cooper (1998), são descritas por verbos e seus objetos associados: programar produção, transferir materiais, comprar materiais, inspecionar itens, responder aos clientes, melhorar produtos, lançar novos produtos etc. Referidos autores (p. 107) enfatizam, também, que "as atividades são unidades básicas de acúmulo de custos nos sistemas ABC". Essas, também, podem ser agregadas para que os gerentes possam identificar o custo total de execução de um processo de negócios. Nesse caso, cada atividade pode ser codificada, permitindo que os custos sejam acumulados e informados por processos de negócios.

Santos (2001, p. 178) argúi que atividades "são as tarefas necessárias à realização de um processo e que consomem recursos da organização". Cita como exemplo, no caso do "processo de venda de uma viagem de turismo: divulgação do serviço, recepção ao cliente, comunicação com a operadora, emissão dos documentos de reserva, emissão dos documentos de cobrança etc".

As atividades, conforme Brimson (1996, p. 63), são "processos que consomem recursos substanciais para gerar uma produção", descrevendo o modo como uma empresa utiliza seu tempo e recursos para alcançar os seus objetivos. O referido au-tor considera que a função primordial de uma atividade é converter os recursos que a entidade dispõe (como matérias-primas, mão-de-obra e tecnologia) em produtos ou serviços.

Num nível de detalhamento maior, as atividades podem ser desdobradas em tarefas, que Brimson (1996, p. 63) define como sendo a combinação dos elementos de trabalho ou operações que compõem uma atividade, ou seja, tarefa é a forma de realização da atividade. Relata, ainda, que duas empresas podem executar uma mesma atividade empregando tarefas diferentes.

Para evidenciar a diferença entre atividades e tarefas, Boisvert (1999, p. 58) diz que a atividade reúne todas as tarefas realizadas seqüencialmente. Ilustra esse raciocínio com a ida ao Banco para sacar dinheiro de um caixa automático, quando é necessário efetuar tarefas como inserir o cartão magnético

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com