TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos associados a produtos proprietários Custos diretos

Resenha: Custos associados a produtos proprietários Custos diretos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Resenha  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  1.292 Visualizações

Página 1 de 2

Custos em Relação à sua Apropriação aos Produtos Custos Diretos

São aqueles que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados, porque há uma medida objetiva de seu consumo, ex.: matéria-prima, mão-de-obra direta, material de embalagem e acondicionamento, energia elétrica utilizada na fábrica.

Custos Indiretos

São aqueles que não possuem relação direta com o produto e não há como medi-los de forma objetiva. Sua apropriação aos diferentes produtos fabricados depende de estimativas ou rateios, ex.: depreciação, mão-de-obra indireta, aluguel da fábrica, gastos com manutenção e limpeza, energia elétrica que não pode ser associada à produção.

Custos em Relação aos Níveis de Produção Custos Fixos

São aqueles cujos valores permanecem constantes dentro de determinada capacidade instalada, ou seja, se mantêm fixos independentemente do nível de produção, ex.: aluguel da fábrica, salários dos vigilantes, gastos com manutenção e limpeza.

Custos Variáveis

São os custos que mantêm relação direta com o volume de produção. Dessa forma, o total dos custos variáveis cresce à medida que o volume de atividades da empresa aumenta, ex.:matéria-prima, mão-de-obra direta, energia elétrica utilizada nas máquinas, material de embalagem e acondicionamento.

Custos Semi-variáveis

São gastos que possuem parte de sua natureza fixa e parte variável, ex.: depreciação (por ação da natureza e obsolescência é fixo; desgaste pelo uso é variável), energia elétrica(utilizada nas máquinas é variável; utilizada na iluminação é fixa)

Critérios de Rateio

Representam os critérios utilizados para a distribuição dos gastos indiretos aos produtos. Os critérios são subjetivos, podendo provocar distorções nos resultados finais. Os critérios de rateio são específicos para cada empresa dependendo da relevância do valor envolvido. Custos para Melhoria de Processos e Eliminação de desperdícios

Além do pleno conhecimento e controle dos custos de produção, é necessário identificar as possibilidades de melhorias de processos que resultem em identificação e eliminação de desperdícios que oneram o custo de produção e reduzem a lucratividade ou competitividade das empresas, ex.: Custeio Baseado em Atividades (Activity Based Costing – ABC ), JIT (Just in Time).

Custos para Auxílio na Tomada de Decisões Gerenciais

Nas empresas industriais, a elaboração das demonstrações contábeis de forma correta depende da avaliação do custo dos produtos fabricados. Dentre as mais comuns, cita-se afixação do preço de venda, o cálculo da lucratividade dos produtos, a seleção do mix de produção, o que pode ser obtido pela utilização método de custeio direto ou variável.

Custos para Otimização dos Resultados

Com as mudanças que ocorrem diariamente no cenário econômico, os administradores necessitam de informações confiáveis e rápidas, que lhes possibilitem a tomada de decisões para o alcance e a superação das metas de resultados. Para esse fim, a metodologia da teoria das restrições (Theory of Constraints – TOC).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com