TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APURAÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUTO

Dissertações: APURAÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MATHEUS S. A. LIMA

APURAÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUTO

Rolim de Moura

2008

MATHEUS S. A. LIMA

APURAÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUTO

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Contabilidade de Custos.

Orientador: Prof. Daniel Ramos Nogueira

Rolim de Moura

2009

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03

2 CUSTO,CUSTEIO,PREÇO DE VENDA, RATEIO.................................................. 04

3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 05

4 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 06

1 APURAÇÃO DOS CUSTOS DE UM PRODUTO

contabilidade de custo no contexto que iremos analisar aqui, tem como objetivo fornecer informações para os administradores para tomarem as decisões, pois é o sistema de informação que deve ser usado na organização, para indicar nas suas decisões de cada produto na hora de ser lancado no mercado. Para poder analisar o sistema de informação, precisamos definir qual o objetivo da organização em questão do seu procaso. Precisamos delinear claramente com que tipo de organização estamos lidando, pois organizações com objetivos diferentes não devem usar o mesmo sistema na hora de se calcular os custos. Nesse artigo estamos falando das organizações cujo objetivo é ganhar dinheiro somente hoje mas também no futuro, as organizações com fins lucrativos se o objetivo da organização sendo analisada é ganhar dinheiro hoje e no futuro, a contabilidade de custo é preciso informar o impacto de uma decisão na rentabilidade da empresa. Deve se fazer a ligação entre as decisões dos administradores e a da lucratividade da empresa. Só podemos dizer que uma deciação é boa se esta aumenta a rentabilidade da empresa, pois qualquer outra situação não está levando o sistema analisado na direção do seu objetivo. Toda decição deve ser julgada pelo seu impacto no objetivo global do sistema. O objetivo de ganhar dinheiro hoje e no futuro é medido pelas variáveis Lucro Líquido e Retorno Sobre o Investimento, o que acontece com a contabilidade de custos é que ela soma o tempo que os produtos consomem de todos os recursos, como se todos os recursos que foi gasto na fabricaçãode um produto. Considerando que as entidades estão sujeitas à dinâmica do ambiente situacional, atualmente caracterizado pela alta competitividade e em constante mudança tecnológica, suas interações com o meio-ambiente devem ser coordenadas e integradas visando o atendimento de sua missão, e conseqüentemente a continuidade em longo prazo, a qual por sua vez depende de seus resultados econômicos, dentro deste contexto o estabelecimento do preço de venda dos produtos que constitui numa estratégia competitiva de grande relevância para as organizações. Esta importância é ressaltada à medida que a empresa convive com as imposições do mercado, dos custos, do governo, da concorrência, da situação econômica mundial e da disponibilidade financeira do consumidor.

2 Custos, Custeito, Preço de Vendas e Rateio

A indústria Maravilha é considarada uma das moire do pais e tem a sua produção o produto M1 que é produsido em todos padrão em larga escala, euma outra futura estalação no setor chamado For Client que a sua pordução sera por emcomenda com especificações do cliente. O produto M1 é conciderado uma produção por processo sendo eleborado padronizado e os seus custos são acumulados em contas de epresentativas das diversas linhas da produção que são ecerradas sempre no final de cade período sendo por semana, mês, ano ou conforme o preriodo que o produto M1 sera contabilisado os seus custos ,ja no novo certor o prodúto For Client serão feito por ordem de produção por nao ter um modelo espesifico mas sendo feito de acordo com que os clientes pedem, e os seus custo serão acumulado numa conta especifica para cada produto, nas contas até o encerramento de prodúção e quando terminar de elaborar serão trasfirido para o estoque de produto acabado e posteriomente para o custo do produto M1 vendido. Os custo direto são gastos diretamente relacionados aos produtos e podem ser mensurados de maneira clara e objetiva, ou seja, referem-se às quantidades de materiais e serviços utilizados na produção de um determinado produto. Exemplos de custos diretos comuns na indústria: matérias-primas, materiais de acabamento, componentes e embalagens. Em alguns casos, a mão-de-obra aplicada na produção poderá ser considerada um custo direto. Para que isso ocorra, torna-se necessária a mensuração do tempo utilizado na fabricação do produto. OS endireito são gastos não diretamente relacionados aos produtos, portanto não são mensuráveis de maneira clara e objetiva. Neste caso, torna-se necessário adotar um critério de rateio que faca distribuição para alocar tais custos aos produtos fabricados, como por exemplo: aluguel, manutenção e supervisão da fábrica etc. Esta classificação dos custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com