TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cálculo do custo de produção de produtos e Análise de lucro e ponto de equilíbrio

Tese: Cálculo do custo de produção de produtos e Análise de lucro e ponto de equilíbrio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Tese  •  3.271 Palavras (14 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 14

Cálculo do custo de produção de produtos e Análise de lucro e ponto de equilíbrio.

Ananindeua-PA

junho / 2013

Cálculo do custo de produção de produtos e Analise de lucro e ponto de equilíbrio.

Trabalho apresentado a Profª Ma. Rozana Carvalho Pereira, Contabilidade de Custos, da Turma de Administração, 5º semestre / 2013.

Ananindeua – PA

Junho/ 2013

Sumário

1. Introdução.

2. Conceito e Classificação de Custos.

3. Sistemas de Acumulação dos Custos, Tipos de Custos, Classificação dos custos.

4. Departamentos de Apoio Departamento de Produção Serviços.

5. Atualização do Mapa de Custos.

6. Tabela – Hora trabalhada.

7. Apuração de custo de produção.

8. Análise gerencial de custos, parâmetros de lucratividade e equilíbrio financeiro.

9. Conclusão.

10. Referências Bibliográficas.

1. Introdução.

A Contabilidade de Custos é a parte da ciência contábil que se dedica ao estudo racional dos gastos feitos para se obter um bem de venda ou de consumo, quer seja um produto, uma mercadoria ou um serviço. As atividades executadas a seguir consistem em fortalecer o aprendizado no que se diz a Contabilidade de custos e os seus efeitos no ramo empresarial-financeiro, que acumula, organiza, analisa e interpreta os custos dos produtos, dos inventários, dos serviços, dos componentes da organização, dos planos operacionais e das atividades de distribuição para determinar o lucro, para controlar as operações e para auxiliar o administrador no processo de tomada de decisão.

Podemos avaliar a função e importância da Contabilidade de Custos em uma empresa, sem esta área em ela ficara sem controle de seus balanços, e lançamentos. Neste campo facilita as informações para várias áreas gerenciais da empresa, que tem como função o planejamento e controle das tomadas de decisões.

De acordo com a matéria dada ao longo do curso começamos a montagem. A contabilidade de Custos são gastos que a entidade realiza com o objetivo de por o seu produto pronto para ser comercializado, traz um retorno financeiro e pertence à atividade-fim, pela qual a entidade foi criada, está presente no nosso dia-a-dia e por isso vamos desenvolver algumas etapas restantes para entendermos e compreendermos o custo de fabricação indireto, a mão de obra direta e a margem de contribuição.

2.1. Conceito e Classificação de Custos.

Custos são gastos que a empresa realiza com o objetivo de por o seu produto pronto para ser comercializado, fabricando ou apenas revendendo, e o de cumprir com o um serviço contratado. Uma diferença básica para a despesa é que "custo" traz um retorno financeiro e pertence à atividade-fim, pela qual a empresa foi criada. Já despesa é um gasto com a atividade meio e não gera retorno financeiro, apenas propicia certo "conforto" ou funcionalidade ao ambiente empresarial.

Custos industriais geralmente são: matéria prima, energia consumida (eletricidade e/ou combustíveis), água consumida, materiais industriais diversos, mão de obra, depreciação dos itens imobilizados de produção, entre outros. Alguns custos são facilmente identificáveis aos produtos, outros são comuns a vários produtos. Alguns acompanham o volume de produção ou vendas, outro não tem nada a ver com o volume de produção ou vendas.

2.1Os principais tipos de Custos são: Custo Direto e Indireto, Fixo Ou Variável.

#Custo Direto e Indireto:

Direto: são aqueles que podem ser alocados diretamente a cada produto, ou seja, devem ser identificados especificamente para cada produto.

Exemplo: matéria-prima e mão de obra.

Indireto: são aqueles que não podem ser alocados diretamente a cada produto, ou seja, são passíveis de rateio para que possam integrar a cada produto.

Exemplo: Gastos Gerais de Fabricação (aluguéis, salário do chefe de produção, IPTU, etc.)

Custos Variáveis:

São gastos necessários à produção e diretamente variáveis com o volume de produção. Quanto maior ela for maior será o custo. Os custos diretos são sempre variáveis, mas nem todo custo variável é direto.

Exemplo: numa fábrica de móveis, a madeira é uma matéria-prima para a produção e é um custo direto, pois, quanto maior for minha produção de móveis, maior será o custo com madeiras.

Custos Fixos:

São gastos necessários à produção de bens ou serviços e passíveis de mudança de valor, mas não acompanham o volume de produção, por isso são considerados fixos em relação ao volume.

Exemplo: se a empresa estiver funcionando em um galpão alugado, o gasto com aluguel do galpão é um custo fixo, pois é necessário para que se possam produzir os móveis, mas independe do volume que se produza nesse galpão. Logicamente, o aluguel pode mudar de valor em decorrência de um reajuste contratual, mas continua sendo um custo fixo.

3. Sistemas de Acumulação dos Custos, Tipos de Custos, Classificação dos custos.

CUSTO CONTAS CUSTO FIXO CUSTO VARIÁVEL CUSTO DIRETO CUSTO INDIRETO

COFINS sobre Vendas x

Conservação de Equipamentos x x

Conservação de Instalações x

Conservação de Móveis e Utensílios x x

Conservação de Prédios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com