TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Código de Ética Profissional para o Contador

Trabalho acadêmico: Código de Ética Profissional para o Contador. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Trabalho acadêmico  •  7.023 Palavras (29 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 29

SUMÁRIO

PÁGINA

1. Introdução................................................................................................................... 02

2. Ética e o Profissional de Contabilidade....................................................................... 02

2.1 Significado da Ética na Conduta Humana............................................................ 03

2.1.1 Ética x Moral.......................................................................................... 04

2.2 Importância da Ética na Formação da Profissão Contábil................................... 04

2.3 Influência da Ética no Mercado de Trabalho do Profissional de Contabilidade... 05

3. Código de Ética Profissional do Contabilista............................................................... 06

3.1. Conceito de Código.............................................................................................. 06

3.2. Conceito e Objetivo de um de Código de Ética Profissional............................... 06

3.3. Código de Ética Profissional do Contabilista...................................................... 07

3.4. Proposta de Mudança do Código de Ética Profissional do Contabilista............ 07

4. Conclusão.................................................................................................................... 14

5. Referências Bibliográficas.......................................................................................... 15

1. Introdução

Atualmente, a humanidade têm manifestado uma preocupação generalizada, provocada pela falta de valores éticos, resultante de um sistema econômico-financeiro, baseado na relação capital trabalho, onde a maximização do lucro é um dos principais fatores que conduzem aos mais diversos comportamentos antiéticos no ambiente profissional. Dentre estes destaca-se a concorrência que gera uma competição acirrada, em todos os setores: nos países, nas empresas, entre trabalhadores e profissionais.

O desenvolvimento tecnológico jamais imaginado, ultrapassa as previsões mais otimistas. A extraordinária evolução técnico-científica, o avanço econômico social, têm provocado na sociedade discussões relativas a conduta humana. Na concepção de LINTON (1959 : 110) a sociedade é todo grupo de pessoas que vivem e trabalham juntas durante um período de tempo suficientemente longo para se organizarem e para considerarem como formando uma unidade social, com limites bem definidos.

Neste contexto, verifica-se uma degradação de certos valores que de alguma forma direcionava a sociedade nos seus posicionamentos morais básicos. Conduzindo, assim, o indivíduo à adotar uma posição relativista em torno da vida. O posicionamento revela que os juízos de valores e as normas éticas são consideradas meramente uma questão de preferência individual, isto é, justificado porque cada indivíduo apresenta seu próprio conjunto de crenças e valores, com comportamentos e objetivos distintos, ocasionando desta forma conflitos nos relacionamentos no seio de cada sociedade .

No final do Século XX e início do século XXI o contabilista enfrenta um árduo desafio: distinguir os limites da honestidade e dignidade de seus atos. Deve saber identificar, com clareza, quais são os princípios morais que irão nortear a sua conduta, uma vez que, os princípios éticos aplicáveis a sua profissão representam a essência das intenções para viver a atuar na sociedade.

Daí a grande necessidade de revisão e atualização do Código de Ética do Contabilista, objeto deste trabalho.

O trabalho terá como objetivo desenvolver e propor alterações no Código de Ética do Contabilista de forma clara, objetiva e atualizada observando as mudanças ocorridas no cenário onde a contabilidade atua. Atualmente os novos paradigmas relacionados com a postura profissional tem reformulado os conceitos e práticas no campo de informação sobre a riqueza. A velocidade com que as decisões devem ser processadas, mudou a atmosfera administrativa dos dias atuais, e a contabilidade, como fonte de orientação de modelos de comportamento dos capitais, vem acompanhando essa evolução.

Isto justifica repensar o Código de Ética do Contabilista tendo em vista as alterações ocorridas desde a sua criação e principalmente a harmonização dos princípios, normas e práticas contábeis, em face a internacionalização da economia, gerando a necessidade de um modelo único para evidenciação das informações sobre a riqueza de uma entidade.

2. Ética e o Profissional de Contabilidade

A profissão contábil e a ética precisam estar sintonizados na mais perfeita harmonia, pois um profissional que não adota a ética como bússola da sua profissão corre o grande risco de degradação da sua imagem e da sua classe.

Segundo, SÁ A Lopes ( 2000 : 138 ) “A profissão, pois, que pode enobrecer pela ação correta e competente, pode também ensejar a desmoralização, através da conduta inconveniente, com a quebra de princípios éticos”. Esta afirmação revela a importância do exercício profissional dentro dos padrões de conduta ética.

2.1 Significado da Ética na Conduta Humana

O dicionário Aurélio define Etimologicamente, o termo ética como palavra derivada do grego ethikos, chegando à língua portuguesa através do latim ethicu, significando assim, “o estudo dos juízos de apreciação que se referem a conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto”.

Tradicionalmente, a ética é entendida como um estudo ou reflexão científica ou filosófica e até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.2 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com