TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades E Competencia Profissional Do Contador

Casos: Habilidades E Competencia Profissional Do Contador. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  6.265 Palavras (26 Páginas)  •  2.372 Visualizações

Página 1 de 26

Curso de Ciências Contabeis

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

Habilidades e Competências Profissionais Requeridas do Contador

Habilidades e Competências Profissionais Requeridas do Contador

Curso de Ciências Contábeis

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar quais são as principais habilidades e competências requeridas para a atuação do profissional contábil no mercado de trabalho, na percepção dos egressos do curso de Ciências Contábeis. A pesquisa classifica-se em descritiva, com abordagem quantitativa. A amostra do trabalho é composta de 105 egressos do curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Pública, localizada em Minas Gerais. Os resultados da pesquisa foram analisados por meio da análise fatorial exploratória, a qual identificou três fatores que explicam 61,06% da variabilidade total dos dados. Os fatores foram caracterizados por competências comportamentais e conhecimentos interdisciplinares; competências gerenciais e competências técnicas. Na análise descritiva dos dados, verificaram-se as principais habilidades requeridas do profissional contábil, destacaram-se o relacionamento interpessoal, a visão sistêmica da organização, a proatividade e a comunicação. As competências e as habilidades identificadas no presente estudo são convergentes com as recomendações propostas pelo American Institute of Certified Public Accountants- AICPA (2010) e o International Education Standard - IFAC (2010). Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir positivamente para que os estudantes de contabilidade e profissionais da área conheçam as competências e habilidades requeridas pelo mercado para atuação do contador. Indicam-se, também, contribuições para as IES que desejarem analisar o perfil dos egressos ante as exigências do mercado de trabalho para melhorias na educação contábil.

Palavras-chave: Competências e Habilidades; Profissional Contábil; Mercado de trabalho.

Área temática: Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade

1- Introdução

As Instituições de Ensino Superior (IES), atualmente, enfrentam o desafio de desenvolver profissionais competentes para atuar no mercado de trabalho. Segundo a Lei das Diretrizes de Base - LDB (Lei nº 9.394/96), as IES são responsáveis em “formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua”.

Na educação contábil, as IES são responsáveis em formar profissionais dotados das competências necessárias para suprir as demandas dos usuários das informações contábeis e

1

que irão atuar nas diversas áreas, como: auditoria, finanças, controladoria, contabilidade societária, planejamento tributário, custos etc.(PIRES; OTT; DAMACENA, 2010).

Na sociedade contemporânea, as organizações estão inseridas em um ambiente de complexidade e incerteza, o que exige a construção de capacidades dinâmicas de novas práticas de gestão. Assim, requerem profissionais com adequado nível de conhecimento, habilidades e competências. Segundo Ott et al. (2011, p. 2), “a competência é definida como a capacidade de desempenhar um papel obedecendo a um determinado padrão de referência. Para demonstrar a sua competência, um contador deve possuir o conhecimento e a qualificação profissional necessária, além de valores e atitudes éticas”.

Nesse contexto, o problema de pesquisa que motivou o presente estudo é: quais são as principais habilidades e competências requeridas para a atuação do contador no mercado de trabalho?

Para responder ao problema proposto, o objetivo geral deste estudo é verificar quais as principais habilidades e competências demandadas para a atuação do profissional contábil no mercado de trabalho, na percepção dos egressos do curso de Ciências Contábeis.

A pesquisa classifica-se como descritiva, com abordagem quantitativa, a amostra é composta de 105 egressos do curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Pública, localizada no estado de Minas Gerais, e, para a análise dos resultados, utilizou-se a análise fatorial.

Inicialmente, este artigo considera questões importantes referentes às habilidades e competências do profissional contábil, bem como apresenta estudos empíricos sobre o perfil deste profissional. A seguir, expõe-se a metodologia de pesquisa, e, na quarta seção, os dados obtidos são analisados. Na última seção, são registradas as considerações finais, incluindo as contribuições do estudo e as sugestões para futuros trabalhos.

2 Referencial Teórico

2.1 Habilidades e Competências do Profissional Contábil

Cardoso, Riccio e Mendonça Neto (2007) abordam que o ambiente de negócios tem passado por várias mudanças e, com isso, necessita de melhoria no nível de competências dos contadores. Tal exigência poderá ser obtida melhorando os conhecimentos e habilidades relativas ao ensino contábil.

Nesse contexto, os autores Ott et al. (2011) apontam que as alterações no ambiente de negócios, no cenário brasileiro, justificam a preocupação com as demandas do mercado de trabalho na área contábil, exigindo novas qualificações para a atuação do profissional contábil. Tais exigências implicam a qualificação profissional, o conhecimento, as habilidades e atitudes, assim, requer-se um novo perfil do profissional da contabilidade, mais condizente com a atual dinâmica assumida pelas organizações.

No Brasil, as Instituições de Ensino Superior (IES)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.5 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com