TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÃO DAS CARACTERISTICAS DE UM CONJUNTO DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

Dissertações: DEFINIÇÃO DAS CARACTERISTICAS DE UM CONJUNTO DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONCEITOS, objeto e OBJETIVO. 4

2.1 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL 4

2.2 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL 5

2.3 demonstrações contabéis 5

2.4 A MISSÃO DA EMPRESA 5

2.5 A VISÃO EMPRESARIAL 6

2.6 processo administrativo 6

2.7 ambiente das ORGANIZAÇÕES: ambiente-tarefa e macro ambiente 6

2.8 aspectos jurídicos 7

2.9 OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NOS CÁLCULOS CONTÁBEIS 7

CONCLUSÃo 8

referencia 9

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade ela tem um papel numa empresa muito importante, e é dividida por dois tipos de contabilidade; interna e externa, e o objeto e objetivo da contabilidade, as escrituração contábil ela é feita por registro como o livro diário e o livro razão. A importância da contabilidade na empresa, as demonstrações mais importantes e obrigatórias, a missão de uma empresa de sempre melhorar para atender seus clientes, a visão para o futuro para a onde quer chegar, o processo administrativo ele passa por quatro fases o do planejar, organizar, dirigir e o de controlar. O ambiente das organizações os dois tipos, e a importância da matemática nos cálculos da contabilidade como nos contra cheques que se usa a operação porcentagem.

2 CONCEITOS, OBJETO E OBJETIVO.

A contabilidade é a ciência, que estuda e analisa as informações de uma empresa, a sua finalidade é de dar todos os dados possíveis para que o empresário saiba se a empresa dele está dando lucro ou não, e isso é feito através do balanço patrimonial.

A contabilidade tem duas divisões de usuários:

- Contabilidade interna – são os que fazem parte da administração da empresa que são os encarregados, administradores e outros.

- Contabilidade externa – São aqueles que usam as informações dadas pelos órgãos competentes da empresa, como por exemplo: os investidores, os acionistas os bancos e outros mais

• Objeto

O objeto da contabilidade é o patrimônio da entidade que é constituído de bens, direito e obrigações. Para assim ter o resultado concreto das suas atividades dentro da entidade.

• Objetivo

O objetivo da contabilidade é sempre levar as informações precisas das atividades feitas na entidade para seus usuários. Mas para obter esse objetivo é preciso analisar, mensurar, registrar e para assim fazer o controle do patrimônio.

2.1 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

A escrituração contábil ela é feita por registro dos fatos administrativos e mostra alterações no patrimônio tanto qualitativas quanto quantitativa. A escrituração contábil é feita por livros os dois principais e obrigatórios são:

- Livro diário – todas as entidades têm que fazer os lançamentos, encaderna e registrar em uma junta comercial ou cartório mesmo. Os registros são feitos em ordem cronológica dia, mês e ano e devem ser numerados.

- Livro razão – ele é muito importante, o registro é feito em contas individuais, assim cada conta se faz seu controle.

2.2 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

A contabilidade ela é muito importante para qualquer empresa, ela é que vai dar todo o suporte, mostrando seus direitos e deveres. podemos dizer q a contabilidade é responsável por quase tudo que acontece numa empresa, como por exemplo: nos pagamentos de funcionários, nos pagamentos de impostos , mas a contabilidade não é só pagamentos, é também administração ela tem um papel fundamental numa empresa ela pode mostrar qual o setor esta dando lucro ou prejuízo. Como? Mostrando o custo de produção daquele produto, o custo de venda e o resultado final daquele produto.

2.3 DEMONSTRAÇÕES CONTABÉIS

As demonstrações contábeis tem a finalidade de emitir informações, e são obrigatórios e devem ser divulgados anualmente pelos administradores, aos seus sócios e acionistas, sendo assim uma prestação de serviço.

• Balanço Patrimonial

Tem como objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma empresa em uma data especifica. A demonstração do balanço patrimonial é feita da seguinte formado lado esquerdo os ativos e o lado direito os passivos

• Demonstração do Resultado do Exercício

A DRE é o confronto das receitas, custos e despesas, um resumo feito de forma vertical e dedutivo e é feito anualmente.

2.4 A MISSÃO DA EMPRESA

A missão de uma empresa é sempre está atualizado com o que acontece no seu mercado de atuação, e sabemos bem que o mercado esta sempre mudando e com ela as empresas tem que acompanhar se não fica para traz. E se propondo sempre em fazer o melhor para o cliente.

2.5 A VISÃO EMPRESARIAL

A visão empresarial é aquela que o empresário vê o futuro desejável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com