TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DELIMITAÇÃO DO TEMA

Tese: DELIMITAÇÃO DO TEMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  Tese  •  3.687 Palavras (15 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Forma de tratamento das microempresas optantes pelo simples nacional, seus aspectos fiscais e tributários e quais as formas de cálculo de impostos para estas empresas.

1.2 Definição do Problema

A Contabilidade, ciência que registra, resume e interpreta os fenômenos que afetam as situações financeiras, patrimoniais e econômicas de qualquer empresa, surgiu nos primórdios da civilização, na época em que os homens primitivos representavam seus patrimônios por meio de desenhos e gravações.Com a evolução da contabilidade novas técnicas necessárias ao controle foram criadas, á exposição e análise dos elementos patrimoniais e de suas modificações. Assim, podendo obter o controle e o conhecimento detalhado da situação do patrimônio, além de acompanhar a sua evolução. Tendo como finalidade fornecer informações sobre a mesma perante a União.No nosso caso em questão as empresas foram divididas e enquadradas de formas diferentes, importando para nosso estudo apenas as Microempresas optantes pelo simples nacional. Quais são suas obrigações? Quais impostos a pagar? E como calcular?

1.3 Justificativa

Anualmente, as microempresas têm de apresentar a declaração do imposto de renda de pessoa jurídica, a declaração de microempresa e as escriturações dos livros. O Simples nacional é um regime tributário diferenciado e simplificado para arrecadação de tributos e contribuições, devido pelas Microempresas - ME, por elas são pagos oito tributos, seis do governo federal, o ICMS do estado e o ISS dos municípios, trata-se, portanto, de uma opção tributária, pois a ME podem ou não escolher este regime tributário. Neste regime e em virtude de seu porte a microempresas tem a vantagem de precisar de poucos documentos e papeis relativos ao negócio realizado e os deveres legais são bastante simplificados. Justifica-se este estudo para mostrar de maneira simplificada como são calculados os impostos, suas alíquotas e as vantagens de se optar pelo simples.

1.4 Objetivos

1.4.1 Objetivo Geral

Tem-se como objetivo Analisar a forma de calcular os impostos das microempresas optantes pelo simples nacional. Descrever a visão das Entidades perante os Tributos. Visar a simplicidade e a facilidade do mesmo aos olhos dos proprietários, responsável pela administração da Entidade.

1.4.2 Objetivos Específicos:

Fornecer de maneira simplificada uma visão geral de como realizar os cálculos dos impostos e quais a obrigações acessórias para gerar o recolhimento.

Propõe, através da simples análise do faturamento, formas de se economizar.

Estimula o Contador a conduzir a Contabilidade da empresa, no sentido de controlar a carga tributária da empresa: pagar nem mais nem menos impostos, somente o valor devido.

Estimula manter a Contabilidade conciliada, com composição dos saldos de forma que o Contador possa acompanhar a situação tributária da empresa e intervir para que a empresa não tenha desembolsos desnecessários.

2. INFORMAÇÕES DA EMPRESA

2.1 Identificação da Empresa

A Queiroz Nogueira & Cia Ltda Me, atua em diversos segmentos da Contabilidade sendo: prestação de serviços na área de escrituração contábil e fiscal/ Financeira/ Recursos Humanos e Assessoria Fiscal.

Administrada pelo renomado contador Alceu Wagner Nogueira e seus capacitados funcionários dedica-se ao desenvolvimento e implantação de soluções de problemas em suas diversas áreas de aplicação, assim a empresa constitui-se como uma das mais ativas na cidade de Santa Rosa de Viterbo.

Suas instalações situam-se à Rua Francisco carvalho de Andrade, 220, no bairro centro na cidade de Santa Rosa de Viterbo – SP.

2.2 Histórico da Empresa

Uma empresa de contabilidade sólida e inovadora, que conta com 31 anos de muita experiência nos diversos segmentos contábeis e hoje é líder de mercado na modalidade de microempresas na cidade de Santa Rosa de Viterbo.

Alceu Wagner Nogueira, nascido em 06 de março do ano de 1950 na pequena cidade de Serra Azul–São Paulo, com muito sacrifício e desde cedo ele teve que trabalhar duro, Alceu começou em um pequeno escritório de contabilidade em Santa Rosa ajudando nas escriturações e tarefas mais simples, mas descobriu logo que o futuro lhe guardava um destino de muito sucesso e sabedoria.

Alguns anos depois começou a trabalhar em um banco na área de contabilidade, naquela época cada banco possuía um contador próprio, em pouco tempo, aos 23 anos, no ano de 1973 descobriu o mundo da contabilidade. Naquela

época era tudo manual e muito difícil, mas o empenho e dedicação ajudaram a moldar um profissional diferente cujos objetivos ultrapassavam as fronteiras, levando- o a tomada de uma decisão muito importante na sua historia, começavam em 1981 a vontade de ser um profissional autônomo e de se investir no seu futuro de uma forma diferente.

Após atuar em um escritório contábil e na contabilidade bancária teve a ideia de criar uma empresa que lhe permitisse trabalhar com a modalidade de escrituração contábil e fiscal das empresas de Santa Rosa.

Contava com cerca de dez anos de experiência contábil e administrativa, quando deu inicio à Contabilidade Nogueira, no inicio fazia apenas abertura, escrituração, fechamento e calculo dos impostos, com uma salinha pequena alugada em frente à praça municipal, onde trabalhava com a ajuda de apenas uma secretária, pois nesta época ele possuía poucos clientes, logo a região percebeu a deficiência do segmento em sua área de atuação. Foi um tempo difícil, mas Alceu Wagner Nogueira acreditou que era capaz e fez tudo para superar as dificuldades, dormir uma noite inteira (8 horas de sono) era luxo que ele dispensava, visando um futuro melhor.

Enfrentou sérias dificuldades, mas superou todas e logo conseguiu uma sede própria, sua empresa foi crescendo e ano após ano atingindo metas determinados por ele.

Hoje com cerca de mais de 16 colaboradores, e mais de 150 clientes espalhados por toda Santa Rosa de Viterbo e região, ele tem se consolidado como uma das maiores e melhores empresas de contabilidade. Para Alceu Wagner Nogueira pelo seu empreendedorismo, garra e dedicação em fazer o melhor pelas empresas da nossa região nosso sincero parabéns.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com