TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPRECIAÇÃO, EXAUSTÃO E AMORTIZAÇÃO

Dissertações: DEPRECIAÇÃO, EXAUSTÃO E AMORTIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  3.826 Palavras (16 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 16

Depreciação

A DEPRECIACÂO dos Bens do Ativo Imobilizado corresponde a diminuição parcelada do valor dos elementos ali classificáveis, resultante do desgaste pelo uso, da ação da natureza ou da obsolência normal.

A depreciação tem como objeto os Bens materiais do Ativo Imobilizado, como por exemplo computadores e periféricos, instalações, moveis e utensílios, veículos, edifícios e construções, etc.

Os Bens adquiridos para uso tem um tempo de vida útil, após os quais perdem o seu valor. O tempo de vida útil é o tempo em que um determinado Bem é útil para empresa.

Causas Que Provocam A Depreciação

Desgaste Pelo Uso: com o tempo, os Bens adquiridos para o uso da empresa vão perdendo a sua capacidade de produção e se desgastam. Por exemplo: um automóvel utilizado diariamente, durante 3 anos , no final deste período não terá o mesmo rendimento que um automóvel com poucos quilômetros rodados.

Ação Do Tempo: os Bens de uso da empresa, quando expostos ao sol ou a chuva , também sofrem desgaste pela ação do tempo. Por exemplo: um automóvel usado em regiões litorâneas , em consequência da maresia , tem maior probabilidade de apresentar ferrugens

Obsolência: a evolução tecnológica torna obsoletos os Bens mais antigos. Por exemplo: as primeiras calculadoras manuais lançadas no mercado eram grandes, de difícil manejo e transporte, além de apresentar recursos limitados. Hoje, com os novos inventos, temos calculadoras muito mais eficientes e em tamanhos bem menores.

Tempo de Vida Útil e Taxa

O tempo de vida útil de um Bem será determinado em função do prazo durante o qual é possível a sua utilização econômica ( e a produção de seus rendimentos).

Algumas taxas de Depreciação

Contas Prazo Admitidos Taxas

Computadores e periféricos 5 Anos 20% A.a.

Edifícios e benfeitorias 25 Anos 4% A.a.

Motociclos 4 Anos 25% A.a.

Moveis e Utensílios e Instalações 10 Anos 10% A.a.

Veículos de passageiro e carga 5 Anos 20% A.a.

NOTAS

• O prazo de vida útil admissível para fins de depreciação do bem adquirido usado é maior dentre os seguintes:

1. Metade do prazo de vida útil admissível para o Bem adquirido novo.

2. Restante da vida útil do bem, considerado em relação a primeira instalação ou utilização deste bem.

• Um bem só poderá ser depreciado após ser instalado, posto em serviço ou em condições de produção.

• Se um bem for instalado numa empresa, por exemplo, no mês de abril, a depreciação será proporcional, levando em conta o numero de meses restantes até o final do exercício.

Métodos de Depreciação

Método Linear

O método linear consiste na aplicação de taxas constantes durante o tempo de vida útil estimado para um bem, é o mais frequente usado

Exemplo:

Suponhamos que o tempo de vida útil de um determinado Bem seja estimado em 10 anos. Neste caso, a taxa anual de depreciação será de 10%

Taxa de depreciação = 100%

_________

Tempo de vida útil

No nosso exemplo

100%

__________ = 10% A.a.

10 Anos

Este método também é conhecido como método das quotas constantes.

Método das Somas dos Algarismos dos Anos

Este método consiste em estipular taxas variáveis durante o tempo de vida útil do Bem, adotando-se o seguinte critério: somam-se os algarismos que formam o tempo de vida útil do Bem, obtendo-se assim, o denominador da fração que determinara o valor da depreciação de cada período.

Método das Horas de Trabalho

O Método das Horas de Trabalho consiste em estimar o numero de horas de trabalho durante o tempo de vida útil previsto para o Bem.

A quota de depreciação será obtida dividindo-se o numero de horas trabalhadas no período pelo numero de horas de trabalho estimado durante a vida útil do bem. Este método é próprio para empresas industriais.

Método das Unidades Produzidas

O Método das Unidades Produzidas também é utilizado por empresas industriais e consiste em estimar o numero total de unidades que deve ser produzida pelo Bem ao longo de sua vida útil .

A quota de depreciação de cada período será obtida dividindo-se o numero de unidades produzidas no período pelo numero de unidades estimados a serem produzidas ao longo de sua vida útil.

Calculo da Depreciação

A depreciação poderá ser calculada por:

• Quotas Anuais

• Quotas Mensais

É anual quando calculada e contabilizada uma única vez ao ano. O valor da quota anual é obtida aplicando-se a taxa de Depreciação sobre o Valor do Bem

È mensal quando calculada e contabilizada mensalmente. O valor da quota mensal é obtida dividindo-se o valor da quota anual por 12.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com