TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCARREGAS ACEITÁVEIS DAS ESTATÍSTICAS

Trabalho acadêmico: DESCARREGAS ACEITÁVEIS DAS ESTATÍSTICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.565 Palavras (11 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2

2 ESTATISTICA E PLANEJAMENTO 2

2.1 Distribuição de Probabilidade 2

2.2 Análise de Cenário 2

2.3 Previsão de vendas 2

2.4 Avaliação de Risco 2

3 ESTATISTICA NÃO É MATERIA APENAS PARA MATEMÁTICOS 2

4 TOMANDO DESCISÕES A PARTIR DAS ESTATÍSTICAS 2

5 COMPORTAMENTO E CONTEXTO LABORAL 2

6 ASPECTOS CULTURAIS 2

6.1 Antropológicos 2

6.2 Sócio-Econômicos 2

6.3 Biológicos ou Fisiológicos 2

6.4 Ambientais 2

6.5 Psicológicos 2

7 QUALIFICAÇÃO E CRESCIMENTO ECONOMICO 2

8 CONCLUSÃO 2

9 REFERÊNCIAS 2

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta uma produção textual interdisciplinar individual do 3° semestre do curso de bacharel em administração tem como objetivo aplicar os conceitos básicos de todas as matérias do semestre.

Tem como objetivo o estudo da utilização da estatística na gestão das empresas; Abordar algumas questões sobre estatística como tomada de decisões, análise de cenários. Também tratarei de questões de comportamento do indivíduo dentro da organização, sua valorização e os aspectos culturais que podem influenciar o comportamento humano. A qualificação profissional como ponto principal para o crescimento econômico tanto do trabalhador quanto da empresa.

2 ESTATISTICA E PLANEJAMENTO

A estatística por meio da análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos.

Nos últimos anos a competição entre as empresas se tornou muito acirrada, houve uma significativa abertura da economia e é neste contexto que a estatística empresarial ganha fundamental importância. As empresas precisam manter-se competitivas, é necessário tomar decisões acertadas, com o menor risco possível, e com maior rentabilidade. A utilização da estatística deve ser estudada por todo e qualquer profissional queira ter lugar no mercado de trabalho, para que tenha em suas características profissionais, a capacidade de lidar com suas realidades.

Por esta razão, as distribuições de probabilidades pode ser uma grande ferramenta para estimar retornos futuros e rentabilidade.

2.1 DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE

A distribuição de probabilidades é um modelo estatístico que mostra os possíveis resultados de um determinado evento ou curso de ação, bem como a probabilidade estatística de cada evento. Por exemplo, uma empresa pode ter uma distribuição de probabilidade para a mudança nas vendas dadas uma campanha de marketing específica. Os valores sobre as "caudas", ou a extremidade esquerda e direita da distribuição é muito menos provável de ocorrer do que as do meio da curva.

2.2 ANÁLISE DE CENÁRIO

Distribuições de probabilidades podem ser usadas para criar análises de cenários. Uma análise de cenário usa distribuições de probabilidades para criar vários, teoricamente possibilidades distintas para o resultado de um determinado curso de ação ou evento futuro. Por exemplo, uma empresa pode criar três cenários: o pior caso, provável e melhor caso. O cenário de pior caso deverá conter um valor a partir da extremidade inferior da distribuição de probabilidade, o cenário mais provável conteria um valor para o meio de distribuição, e na melhor das hipóteses, conteria um valor na extremidade superior do cenário.

2.3 PREVISÃO DE VENDAS

Um uso prático para distribuições de probabilidade e análise de cenários no negócio é de prever níveis futuros de vendas. É essencialmente impossível prever o valor exato de um nível de vendas futuras, no entanto, as empresas ainda precisam ser capazes de planejar eventos futuros. Usando uma análise de cenário com base em uma distribuição de probabilidades pode ajudar uma empresa a armação seus possíveis valores futuros em termos de um nível de vendas e um provável cenário de pior caso e melhor caso. Ao fazer isso, a empresa pode basear seus planos de negócios no cenário provável, mas ainda estar ciente das possibilidades alternativas.

2.4 AVALIAÇÃO DE RISCO

Além de prever níveis futuros de vendas, distribuição de probabilidade pode ser uma ferramenta útil para avaliar o risco.

3 ESTATÍSTICA NÃO É MATÉRIA APENAS PARA MATEMÁTICOS

O mundo está repleto de problemas. Para resolvermos a maioria deles, necessitamos de informações. Mas, que tipo de informação? Que quantidade de informações? Após obtê-las, que fazer com elas? A Estatística trabalha com essas informações, associando os dados ao problema, descobrindo como é o que coletar, assim capacitando o pesquisador (ou profissional ou cientista) a obter conclusões a partir dessas informações, de tal forma que possam ser entendidas por outras pessoas. Portanto, os métodos estatísticos auxiliam o cientista social, o economista, o engenheiro, o agrônomo e muitos outros profissionais a realizarem o seu trabalho com mais eficiência.

Ao ler os resultados de uma pesquisa de opinião ou ao receber um relatório de produção ou de vendas de sua empresa, conceitos estatísticos podem estar em jogo. Se você não souber interpretá-los corretamente, poderá comprar “gato por lebre”.

4 TOMANDO DESCISÕES A PARTIR DAS ESTATÍSTICAS

Na Administração, os métodos estatísticos podem ser empregados para o planejamento e controle da produção, visando à implantação de técnicas administrativas eficientes que garantam menores custos e maiores lucros, na estimação de receitas, previsão de estoques e de demandas, e, principalmente, ao conhecimento do mercado e de seu cliente.

A estatística é utilizada com o objetivo de fornecer informações para um diagnóstico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com