TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO MARCOS MOTORA DE 0 A 12 ANOS

Pesquisas Acadêmicas: DESENVOLVIMENTO MARCOS MOTORA DE 0 A 12 ANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  3.636 Palavras (15 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 15

Dois meses

Supino: a cabeça está frequentemente rodada para o lado ,há uma estimulação dos proprioceptores do pescoço que provocam o RTCA, levando a um aumento do tonus extensor no lado facial e do tônus flexor do lado occipital. Ele é capaz de acompanhar objetos a 180 graus na horizontal mas a manutenção do olhar fixado na linha média ainda é possível porque não há controle suficiente na cabeça. Membros Superiores houve um pequeno aumento da mobilidade dos membros superiores. Os ombros estão mais abduzidos e rodados externamente, os cotovelos mais estendidos e menos pronados. As mãos estão, em alguns momentos, mais abertas. A adução escapular auxiliar a extensão da coluna. O RTCA produz também a localização e o golpear dos brinquedos, mas o bebe é incapaz de agarra-los. Membros Inferiores . As extremidades inferiores ganharam mais extensão e rotação externa do quadril e extensão do joelho. O encurtamento em flexão do quadril e joelho tem diminuído, mas o bebe na maior parte do tempo assume uma posição de flexão bilateral dos membros inferiores.

Prono: bebe é capaz de rodar a cabeça para os lados devidos ao momento da mobilidade da coluna cervical, a orelha. O bebe pode elevar a cabeça, por pouco tempo, a 45 graus da superfície graças á contração unilateral ou bilateral dos músculos extensores, houve um aumento da força muscular. Membros Superiores os ombros e os braços ainda mantem uma postura primitiva. Membros Inferiores abdução e rotação externa do quadril pouco se alteraram, mas a extensão de joelho aumentou e flexão plantar já pode ser vista. A pelve está menos elevada a parte da coxa repousa na superfície devido á diminuição da flexão do quadril.

Puxado para sentar: os membros superiores estão começando a mostrar alguma resposta, mas os abdominais e os membros inferiores ainda estão inativos.

Sentado: sentado, as costa do bebe estão fletidas, mas a cabeça pode se levantar mais facilmente a abdução ainda está limitada, a face lateral das extremidade inferiores não repousa no solo e, portanto não prevê estabilidade postural, o bebe ainda não tem controle de cabeça n a posição sentada e por isso ele pende para um dos lados.

De Pé: quando suportado por debaixo das axilas, a criança pode levantar a cabeça com hiperextensão. A penas nestes estágios iniciais do desenvolvimento o bebe apresenta mais controle de cabeça sentado do que em pé. A elevação do ombro normalmente ocorre para auxiliar o levantamento da cabeça.

Quatros meses

Aumento da simetria, o inicio dos movimentos voluntários controlados, movimentos alternados e coordenados. O bebe quatros meses de idade de idade é muito ativo visualmente e o controle ocular está mais refinado devido ao aumento do controle da cabeça o controle motor aumentado pode ser observado nos membros superiores, os membros inferiores também apresentam um melhor controle motor.

Supino: aumento do controle muscular na região da cabeça/pescoço, a rotação ativa da cabeça ocorre livremente em cada direção geralmente, em resposta a estimulação visual e auditiva. entretanto, a reação cervical de retificação ainda pode ocorrer. Assim, ao realizar a rotação da cabeça o resto do corpo acompanha o movimento virando como bloco.

Tronco: o tronco do bebe em supino é bastante simétrico, nessa fase pode-se observar o inicio da atividade antigravitária dos flexores de tronco, contudo a atividade controlada na direção lateral e rotacional ainda não pode ser observada. Membros Superiores o bebe pode trazer as mãos para a face, uni-las acima do peito, alcançar os quadris e os joelhos fletidos , adquire maior controle motor para alcançar e agarrar objetos, contudo ele ainda é capaz de transferir objetos de uma mão para outra ou manipula-los. Membros Inferiores apresentando movimentos mais específicos e variados. As pernas se movem simetricamente uma relação a outra, há um aumento no grau de extensão dos joelhos a posição dos tornozelos varia entre a eversão e inversão, o bebe começa realizar a chamada ‘ponte de quadril’ que consiste do apoio das plantas dos pés na superfície arqueamento das costa e retirada do quadril do apoio .

O rolar para decúbito lateral: aos quatros meses o bebe pode rolar de supino para decúbito lateral esse movimento é acidental e geralmente ocorre a partir de um postura fletida com quadris e joelhos fletidos e as mãos unidas ou sobre os joelhos.

Prono

- cabeça

O grau de extensão da cabeça na linha média encontra-se aumentado, ao realizar a extensão ativa da cabeça, o labirinto ativa a extensão da coluna que, por sua vez aumenta a extensão do tronco. Nova aquisição do bebe de quatro meses é a flexão controlada da cabeça enquanto o peso é suportado pelo antebraço.

Tronco: a extensão do tronco em prono promove o alongamento dos músculos abdominais e flexores do quadril a ativação do flexores do tronco em prono depende da flexão e adução horizontal (peitoral maior ) ativa do úmero durante a descarga de peso nos antebraços. Essa ativação inicial dos flexores em prono contribui para (a) posterior desenvolvimento dos abdominais em prono através da ativação sinérgica (b) a adoção da posição de gato (c) o desenvolvimento da reação de equilíbrio em prono. Membro Superiores os ombros encontram-se fletidos e em adução horizontal, estando os braços próximos e alinhados ao corpo, os antebraços estão pronados, os punhos ligeiramente estendidos e os dedos fletidos. Houve um incremento na coordenação e força muscular da cintura escapular, estando os ombros mais aduzidos. Membros Inferiores em prono os membros inferiores estão estendidos (quadril, joelho e tornozelo), os quadril estão mais aduzidos e menos externamente em relação ao terceiro mês. A extensão de joelhos encontra-se marcadamente aumentada aparecem, nessa fase os movimentos natatórios que ocorrem a partir da abdução e rotação externa de um quadril e flexão do joelho correspondente e posteriormente extensão desse membro impulsionando-se para frente. Rala para decúbito lateral quando o bebe encontra-se em prono, ele pode rolar decúbito lateral sendo que o rolar para supino ocorre geralmente no quinto mês. Inicialmente esse movimento é acidental e ocorre quando o bebe encontra-se apoiado por apenas os seus antebraços e vira a cabeça.

Puxado para Sentar: quando o bebe é puxado para a postura sentada, a atividade flexora antigraviátaria encontra-se aumentada. Isso permite que a cabeça se eleve juntamente com o corpo não pendendo para trás e ,mantendo uma postura simétrica.

Sentado: já consegue se manter sentado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com