TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A socialização da ação como mola propulsora do desenvolvimento cognitivo e de habilidades motoras, orais e corporais

Seminário: A socialização da ação como mola propulsora do desenvolvimento cognitivo e de habilidades motoras, orais e corporais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Seminário  •  1.760 Palavras (8 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 8

P L A N O D E A U L A

Porto Alegre, 18 de novembro de 2013.

Sumário

1. Perfil da Turma 3

2. Tema

3. Justificativa

4. Objetivos

5. Conteúdos (descrever c/ referência bibliográfica os conteúdos abordados)

6. Procedimentos/Tempo de Duração/Recursos

7. Avaliação

8. Reflexões sobre a avaliação

9. Referências Bibliográficas

1º RELATÓRIO - LIA

Perfil da Turma

2. Número de alunos da turma / faixa etária / principais características.

3. Recursos de ensino disponibilizados na sala de aula.

4. Possibilidade de organização dos alunos em grupos ou em duplas.

5. Acesso dos alunos a veículos informativos, como jornais, revistas, livros, cinema e recursos multimídia, internet, etc.

A turma do Jardim A, tem dezenove alunos, dez meninas e nove meninos. A faixa etária corresponde a 4-5 anos.

A escola tem uma sala de administração e direção, uma pequena biblioteca, banheiros, lavanderia, refeitório, cozinha, despensa, almoxarifado, área com churrasqueira e área externa para jogos e brincadeiras.

A sala do JÁ tem um banheiro, dois computadores, acessíveis às crianças, uma TV, um DVD e um rádio/CD.

As crianças chegam à escola entre sete e oito horas. Na rotina diária tomam o café da manhã, almoçam, dormem e à tarde fazem um lanche e mais uma refeição. A partir das 16h30min as crianças começam a retornar para as suas casas.

São comuns no cotidiano das crianças atividades com lápis de cor, giz de cera, canetinhas, gauche, recorte e colagem. Elas têm o hábito de manusearem livros de histórias e revistas. Eventualmente têm contato com jornais. Há uma atenção especial em relação à oralidade, com incentivo da expressão voltada aos acontecimentos do dia-a-dia e também à autonomia orientando o comportamento nas refeições, na higiene, no cuidado dos pertences, dos jogos, dos brinquedos, dos livros, das revistas e do material de uso comum. Manifestam grande receptividade às ações pedagógicas, mostrando facilidade para a classificação e seriação e sinalizam o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Apresentam interesse pelos filmes infantis, pelas histórias e memorizam com facilidade as músicas. Demonstram bom desenvolvimento da motricidade fina e ampla. Contudo, percebe-se em alguns momentos dificuldade para a socialização da brincadeira.

2º RELATÓRIO - LIA

Definir, no segundo relatório parcial, o tema da aula a ser preparada, considerando os conteúdos programáticos previstos para a série/ano de sua escolha, bem como o público e o perfil da turma, descritos nos Passos 1 e 2.

Tema: A socialização da ação como mola propulsora do desenvolvimento cognitivo e de habilidades motoras, orais e corporais.

3º RELATÓRIO - LUCIANA

Elaborar, no terceiro relatório parcial, justificativas para o desenvolvimento do tema escolhido, embasando conceitualmente a relevância do conteúdo e demonstrando a pertinência do tema e a necessidade de seu desenvolvimento junto ao seu público-alvo.

Este material deverá ser utilizado para a composição final do Plano de Aula.

Justificativa: A necessidade de promover a interação do grupo, visando à socialização dos brinquedos, jogos, veículos informativos e recursos multimídia, desencadeou a necessidade de planejar ações pedagógicas que contemplassem especialmente a cooperação entre si. Com o livro “Assim, sim!”, da escritora Tatiana Belinky, foi possível visualizar um momento lúdico onde também seria privilegiada a construção de conhecimento associada ao desenvolvimento cognitivo (percepção, memória e atenção) e de competências como a motricidade, a oralidade, a expressão corporal e a socialização.

4º RELATÓRIO - LUCIANA

Elaborar, no quarto relatório parcial, os objetivos da aula, com base na indicação bibliográfica constante no passo 01.

Objetivos:

• Desenvolver aspectos cognitivos

• Propiciar a coordenação motora fina e ampla

• Identificar sons onomatopeicos

• Favorecer a expressão corporal

• Promover a interação no grupo

5º RELATÓRIO - JANE

Descrever, no quinto relatório parcial, o tema da aula. Devem ser contempladas as seguintes ações:

1 Localizar livros, artigos, revistas e outras referências bibliográficas que tratem do assunto escolhido pela equipe.

2 Após análise do material bibliográfico localizado, selecionar aqueles que serão utilizados no planejamento da aula.

3 Estudar, profundamente, o conteúdo da aula e, finalmente, descrever o assunto que será ministrado para o público-alvo selecionado.

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, nessa etapa da educação, deve-se valorizar a aprendizagem para a conquista da cultura da vida. Propondo atividades lúdicas em situações de aprendizagem (jogos e brincadeiras) e formulando proposta pedagógica que considere o currículo como conjunto de experiências em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com