TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO: O passo obrigatório CORRENTE - EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS

Projeto de pesquisa: DESENVOLVIMENTO: O passo obrigatório CORRENTE - EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.932 Palavras (8 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado vem fazendo parte dos Cursos de Graduação, uma vez que o Estágio é considerado como um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Na verdade, o Estágio funciona como um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o aprendido na Faculdade. Todavia, o Estágio Supervisionado tem a função de estreitar os laços entre os mundos acadêmico e profissional ao possibilitar ao aluno-estagiário a oportunidade de conhecimento, nesse caso, da educação, das diretrizes e do funcionamento das escolas e suas inter-relações com a comunidade.

Diante de um diagnóstico feito na escola, observamos algumas dificuldades nos alunos do 1º ao 5º ano, dentre elas: leitura, escrita e interpretação de textos, e fez-se necessário a elaboração desse projeto que visa desenvolver uma maior aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira significativa e lúdica.

Tendo em vista os resultados do diagnóstico das turmas, que foi a primeira etapa do projeto, foi definido um plano de trabalho com as metas gerais a serem desenvolvidas durante as próximas etapas. Foram definidas também ações e atividades tendo por base as competências necessárias e que deveriam ser garantidas no processo inicial de leitura e escrita.

Ao trabalhar a construção dessas competências, acreditar-se-á que cada aluno será capaz, ao longo do desenvolvimento do trabalho, de identificar os diferentes portadores de textos bem como seus usos sociais. Esse projeto será mais um passo dado em prol do aluno, evitando principalmente que ele perca o estímulo na sala de aula. Dessa forma, acredita-se que haverá uma melhora substancial nas produções de textos e, consequentemente, melhor resultados nos estudos, de modo geral.

2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO – EDUCAÇÃO INFANTIL

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A escola é um órgão municipal que foi fundada no ano 2000 com a necessidade de suprir a carencia escolar que tinha no município,possui uma diretora e uma supervisora. Oferta aulas no turno matutino e vespetino: o pré escolar e o ensino fundamental do 1º ao 5º ano, tendo 282 alunos distribuídos nos dois turnos.Possui 06 salas de aulas ,uma secretaria,um pátio interno que não é coberto,um refeitório, sanitários femeninos e masculinos em boas condições,uma biblioteca,um sanitário para os funcionários.

O calendario escolar aprovado pela superintendência regional de esnsino tendo 200 dias letivos

A escola é constutuída por alunos mais carentes e de baixa renda. Por isso os diagnóticos, objetivos e ações buscam estabelecer o processo ensino- aprendizagem com o intuito de verificar com maior eficácia a melhoria da qualidade de ensino .garantindo uma aprendizagem efetiva aos alunos.

Os casos mais frequentes que foram diagnosticados na escola são:grande numero de alunos com deficiência na leitura,escrita e cálculo,aprendizagem lenta, alunos com baixa auto-estima ,falta de motivação de alunos e profissioais,professores com dificuldades de atender as diferenças individuais dos alunos,,poucos recursos didáticos variados e interessantes.

A escola possibilita trabalhar valores, concepções princípios e crenças da clientela,com expectativa de orientar e motivar a caminhada do ser humano para a busca de sua auto realização, compreenção do sentido da vida e vivencias que lhes prorporcionaram a alegria de viver, de amar e de servir.

A escola procura trabalhar em conjuto com a familia para ver se diminui as dificuldades encontradas nos diagnósticos.

A função social da escola parte da necessidade da melhoria do ensino-aprendizado podendo promover uma educação de qualidade,exercitando os alunos a exercer sua condição de cidadão de forma autonoma e tendo por base o desenvolvimento de projetos interdiciplinares.

A proposta curricular é organizada da seguinte maneira: do 1º ao 5º ano cada aula tem a duração de 50 minutos com um total de carga horáriade 800 horas aulas. As diciplinas dessa séries são: portugues, matemática,historia,geografia , ciencias, educação física, educação religiosa,artes e literatura infanto juvenil. Na Educação infantil estuda-se linguagem oral e escrita,matemática,natureza e sociedade, movimentos, artes visuais e educação religiosa.

Para fins de promoção ao alunos do 1ºao 3º anos é conceito: A,B eC.o 4º e 5º ano é nota sendo distribuida da seguinte forma:1ºbimestre 20 pontos,2ºbimestre 20 pontos, 3º bimestre 30 ponto e no 4º bimestre 30 pontos. Tendo no total 100 pontos. Para fins de promoção o aluno deverá alcançar no final do ano letivo 60 pontos.

A escola desenvolve projetos interdiciplinares para a melhoria da dinamica democrática da instituição,buscando também a melhoria da aprendizagem dos alunos.

Com essa pespectiva ´que se faz necessário a integração de pai , alunos e professores e demais profissionais da educação.

2.2 REFERENCIAL TEORICO

Com base nos trabalhos de Emília Ferreiro e Paulo Freire, desenvolvi este projeto com o objetivo de levar os alunos do 4 ano do ensino fundamental a uma viagem nas possibilidades da leitura e escrita.

Segundo Emília Ferreiro, a aprendizagem da leitura e da escrita não se dá espontaneamente, ao contrário, exige uma qualificação de quem ensina.Exige planejamento e decisões a respeito do tipo, frequência, diversidade e sequência das atividades de aprendizagem.

Paulo Freire diz que,"lemos primeiro o mundo, depois a palavra e que a leitura da palavra implica a continuidade da leitura do mundo". Defende que "ler não é, simplismente, decodificar a palavra ou a linguagem escrita e aponta para um conceito mais abrangente: a leitura do mundo".

Se ler implica ler o mundo,mesmo antes e até depois de se ter acesso ao código escrito, pressupõe-se que toda a experiência de vida do leitor esteja envolvida nesse processo.

2.3 PLANOS DE INTERVENÇÃO

PLANO DE AULA 1

Identificação da Instituição:Escola Municipal Profª. Eralina Mendes Rego

Turma: 4º ano

Professor Responsável: Maria Celma

Docente Acadêmico: Magnolia Lima

TEMA: Leitura e escrita

CONTEÚDO : Momento musical

CARGA HORÁRIA:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com