TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

Exames: DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  2.194 Palavras (9 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 9

2 PARTE I

2.1 EMPRESA

Nome: Bendito G

Setor: Comércio - Vestuário

Porte: Microempresa

Cidade: Rio Grande

Estado: Rio Grande do Sul

2.2 ENTREVISTA

A empresa entrevistada trata-se da loja Bendito G, a qual é um comércio de roupas e acessórios femininos com numerações diferenciadas a fim de atender o público feminino plus size.

Desta forma, seguiu-se o roteiro recomendado, o qual segue abaixo.

2.2.1 Teoria Econômica

Conforme entrevista realizada constatou-se que a empresa preocupa-se sim com a revisão dos preços. A mesma realiza um balanço mês a mês de todos os seus custos, tendo assim a ideia de quantas peças são necessárias serem vendidas e qual o preço a ser adotada em cada uma delas a fim de que a empresa obtenha lucro. Como a empresa realiza essa análise dos custos mensalmente é possível identificar a inflação nos custos e nas despesas, mas nem sempre a empresa consegue repassar este percentual de inflação aos preços de seus produtos, a fim de manter seus preços competitivos e também de não perder sua clientela.

Quanto aos descontos a empresa os fornece aos clientes que compram à vista, fornecendo aos mesmos 10% de desconto. Há também descontos quando se faz necessário mudar as coleções de roupas e acessórios oferecidos na loja. Nesta modalidade a empresa chega a oferecer descontos de até 50%. Para os clientes que não compram à vista, a loja ainda oferece o parcelamento em até dez vezes sem juros para as compras acima de R$ 200,00. Para valores menores a empresa oferece outras modalidades de parcelamento.

2.2.2 Administração Financeira e Orçamentária

Por tratar-se de uma microempresa, a questão do orçamento de caixa é realizado sem nenhuma dificuldade. A proprietária, a qual, também desempenha a função de gerente é quem realiza o orçamento de caixa. O mesmo é revisado mensalmente, onde são inseridos todos os custos e despesas e também são registradas as entradas e saídas de dinheiro do caixa. Conforme a gerente, esta periodicidade mensal tem-se mostrado adequada para o seu tipo de negócio, pois a mesma tem conseguido controlar o orçamento da empresa sem falhas de informação.

Ao final de doze meses a proprietária reúne todos os orçamentos mensais realizados e verifica se os mesmos estão corretos e se não há nenhum equívoco nos valores informados. Ela já aproveita estas informações para projetar o seu próximo ano de vendas. A mesma informou que este orçamento é uma importante ferramenta para que ela tenha uma noção de quais os períodos do ano que ela consegue vender mais e quais os períodos que ela precisa adotar uma política de promoções a fim de manter as vendas aquecidas.

2.2.3 Mercado Financeiro e de Capitais

A empresa em questão não emite ações no mercado, pois ela não se trata de uma empresa de Sociedade Anônima Aberta.

Apesar de ser uma microempresa, a Bendito G, para tornar-se competitiva com as demais lojas do ramo, trabalha com vários tipos de cartão de crédito, a fim de facilitar as vendas a seus clientes.

O lucro líquido obtido das vendas das mercadorias é aplicado parcialmente em uma caderneta de poupança e a outra parte é aplicado em um fundo de investimento de renda fixa.

A proprietária, ao ser questionada sobre o mercado financeiro, demonstrou não ter muito conhecimento sobre este, não sabendo informar como este poderia influenciar nas vendas do seu negócio.

2.2.4 Matemática Financeira

Em entrevista ficou evidenciado que a empresa não apresenta financiamentos. A proprietária informou-nos que no ato da abertura do seu negócio a mesma apresentava todo o dinheiro correspondente para a montagem da loja e para o estoque inicial.

Através de um bom controle das finanças, até o momento, não houve a necessidade de buscar financiamentos.

2.2.5 Direito Tributário

A loja Bendito G recolhe os seguintes tributos: IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica), PIS (Contribuição para o Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição Social sobre o Faturamento da Empresa), CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido); ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) e o INSS recolhido sobre a folha de pagamento dos empregados.

O planejamento tributário tem um objetivo à economia, que é a diminuição legal da quantidade de dinheiro a ser entregue ao governo. Os tributos (impostos, taxas e contribuições) representam importante parcela dos custos das empresas, senão a maior.

A empresa pode retardar o pagamento do tributo, postergando o seu pagamento, sem a ocorrência de multa. Ou seja, pode-se transferir o faturamento da empresa do dia 30 (ou 31) para o 1º dia do mês subsequente. Com isto, ganha-se 30 dias adicionais para pagamento do PIS, COFINS, ICMS, IRPJ e CSLL e se for final de trimestre até 90 dias do IRPJ e CSLL.

A empresa em questão adota o planejamento tributário exposto acima, o qual se enquadra na elisão fiscal, pois, planejamento tributário é um conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento de tributos. O contribuinte tem o direito de estruturar o seu negócio da maneira que melhor lhe pareça, procurando a diminuição dos custos de seu empreendimento, inclusive dos impostos. Na elisão, essa diminuição na tributação dos impostos não tem relação com a fraude propriamente dita, se admite que os contribuintes tenham o direito de recorrer aos seus procedimentos preferidos, autorizados e não proibidos pela lei, mesmo quando este comportamento prejudica o Tesouro.

Também ficou evidenciado que a empresa ainda não sofreu nenhum tipo de fiscalização tributária, seja ela por parte do Município, Estado ou União. A referida empresa também não responde a nenhum processo de execução fiscal.

2.3 IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS

A empresa em questão está em um ramo de negócio onde apresenta grande concorrência, mas destaca-se ao oferecer uma linha de produtos que muitos dos seus concorrentes não oferecem. Mesmo assim, seria importante a empresa realizar investimentos em publicidade e propaganda, a fim de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com