TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

Monografias: DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 EMPRESA 4

2.1 MARKETING I 4

2.1.1 Como a empresa trata cada um dos 4 P’s – produto, preço, praça e promoção 4

2.1.1.1 Produto 4

2.1.1.2 Preço 4

2.1.1.3 Praça 5

2.1.1.4 Promoção 5

2.2 MARKETING II 6

2.2.1 Principais características do cliente-alvo da empresa 6

2.2.2 Ações realizadas pela empresa para conhecer as características, gostos e comportamento dos clientes 6

2.2.3 Principal diferencial do produto ou serviço da empresa 6

2.2.4 O produto está totalmente de acordo com as expectativas dos clientes? É necessário modificações? 7

2.2.5 A empresa busca inovar seu produto? Com que frequência? 7

2.2.6 Cuidados com o ambiente, instalação 7

2.2.7 Meios de comunicação utilizado para divulgação? Razão de utilizar esses meios? 7

2.3 PESQUISA DE MERCADO 8

2.3.1 Projeto de Pesquisa 8

2.3.2 Aplicação da Pesquisa 9

2.3.3 Resultados da Pesquisa 9

2.4 NEGOCIAÇÃO 10

2.4.1 Negociação 10

2.4.2 Conflito 10

2.4.3 Situações de negociação e conflito existentes na empresa e como são tratadas 10

3 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Apresentaremos neste trabalho o diagnostico empresarial da empresa FLEXIBASE INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÓVEIS, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA, com base na entrevista feita com o gerente administrativo/marketing Sr. João Paulo Zanuto, filho de João Francisco Mendes, sócio proprietário, dentro das disciplinas estudadas no semestre, sendo: Marketing I e II, Negociação e Pesquisa de Mercado.

De acordo com a entrevista apresentaremos a empresa, e o modo como trabalha com cada tema citado no trabalho, com o intuito de aprofundar nosso conhecimento dentro das matérias, ou seja: marketing I dentro dos 4os ( Produto, preço, prazo e promoção); Marketing II as características dos clientes alvos, ações realizadas para conhecer os clientes, diferencial do produto, inovação e expectativas dos clientes; Pesquisa de Mercado, apresentaremos e aplicaremos uma pesquisa de satisfação do cliente, e seu resultado; na Negociação veremos a importância da forma de negociação, suas situações de conflito e soluções.

2 EMPRESA

Nome: FLEXIBASE INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÓVEIS, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA

Setor: Moveleiro (industria)

Porte: Sociedade Empresaria Limitada de médio Porte

Cidade: Aparecida de Goiânia

Estado: Goiás

2.1 MARKETING I

2.1.1 Como a empresa trata cada um dos 4 P’s – produto, preço, praça e promoção

2.1.1.1 Produto

Trabalhamos com produtos corporativos, ou seja, destinado a empresas e órgãos públicos, sendo nosso maior demanda para cadeiras giratórias, armários alto e baixo, gaveteiros e mesas em “L” com 5 anos de garantia.

Todos nossos produtos são industrializado em nossa área de 6500m², a indústria é composta com uma área de tapeçaria, marcenaria, serralheria e expedição, onde cada etapa produtiva e feita e acompanhada de acordo com normas da ABNT.

2.1.1.2 Preço

Preço, a indústria trabalha com foco na qualidade e por isso temos a política 5 anos de garantia, temos que escolher as matérias primas que nos garante isso, portanto a questão do preço não nos garante inúmeras vendas, mas nos garante menor manutenção e maior credibilidade quanto ao produto.

Como nossa vendas chega em 93% em licitações nos seguimos um política base de preço mínimo que pode ser atingido sem afetar a estabilidade financeira da industria através de lances em portais especializados onde nos dá a oportunidade de atingir todo território nacional, levando para isso os custos de produção, transportes e despesas com representante no local de onde está sendo fechado a negociação.

2.1.1.3 Praça

Praça e com a globalização os horizontes da indústria se ampliaram e atingimos todo o território nacional e já estamos trabalhado para chegar na exportação.

A política da industria é de não ter lojas próprias e sim trabalhar com representante que ganham comissões de acordo com a venda. Nossa entregas são 45% feitas pela própria industria, levando em consideração custo, disponibilidade e tempo.

2.1.1.4 Promoção

Promoção, temos produtos considerados de linhas, esses produtos são os que têm melhor facilidade de produção sem perder a qualidade, que demanda menor “SETUP” de produção que diminuir custo/colaborador.

Como trabalhamos com 93% em licitações, investimos muito em feiras destinados ao mercado moveleiro e pregoeiros, site, televendas e outros meios, mas calculo que em uma campanha direcionada o investimento médio fica entre 60 a 120 mil, esse reflexo nunca é imediato existem casos que trabalhamos 2 a 3 anos em uma única venda.

A equipe deverá identificar a pessoa responsável (proprietário, gerente) pelas decisões de marketing na empresa. (identificar a pessoa que teria condições de responder as perguntas abaixo):

2.2 MARKETING II

2.2.1 Principais características do cliente-alvo da empresa

De acordo com a Gerente de Licitações Izabel Pereira o publico alvo é governo federal e estadual, tendo como característica necessidade de produtos que se enquadrem em nossa produção.

2.2.2 Ações realizadas pela empresa para conhecer as características, gostos e comportamento dos clientes

Através de um departamento de Arquitetura e Marketing que tem como responsável a arquiteta Cristina Duarte, são realizados participações em feiras e grandes eventos moveleiros onde é determinado produtos e tendência comerciais.

2.2.3 Principal diferencial do produto ou serviço da empresa

A empresa aposta na qualidade de seus produtos que leva o cliente à um nível de satisfação em ter adquirido um produto Flexibase, o qual conta com uma garantia estendia de 5 anos, excelência em materiais de primeira qualidade, presteza e atenção no atendimento e na entrega.

2.2.4 O produto está totalmente de acordo com as expectativas dos clientes? É necessário modificações?

Como trabalhamos com normas da ABN seguindo rigorosamente os requisitos, nossos produto atendem 99% do mercado sem nenhum ajuste, e consideramos moveis que tenha essa necessidade como sendo moveis especiais agregando assim um maior valor em sua produção.

2.2.5 A empresa busca inovar seu produto? Com que frequência?

Nosso departamento de Arquitetura e Marketing sempre atentos nas atualidades com participações em feiras e grandes eventos moveleiros onde é determinado produtos e tendência comerciais.

2.2.6 Cuidados com o ambiente, instalação

Como não trabalhamos com lojas vamos entrar na questão de ambiente industrial, estamos em processo de implantação de “Produção Enxuta” um programa de pesquisas ligado ao MIT, para definir um sistema de produção mais eficiente, flexível, melhor ambiente de trabalho, ágil e inovador do que a produção em massa; um sistema habilitado a enfrentar um mercado em constante mudança.

2.2.7 Meios de comunicação utilizado para divulgação? Razão de utilizar esses meios?

Nosso melhor meio de comunicação indiscutivelmente é a internet, mas ainda bem atuante no presencial, através de nossos representante são os que mais geram resultados, pois relacionamento geram vendas mais seguras e garantem vendas futuras.

2.3 PESQUISA DE MERCADO

2.3.1 Projeto de Pesquisa

A Pesquisa de Mercado é importante para que você obtenha informações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar. Com esse intuito a Industria Flex Base resolveu fazer uma pesquisa para orientar na tomada de decisão sobre um impasse, abrir uma filial em Brasília onde já possuímos alguns clientes ou ampliar vendas no mercado Goiano, tendo ainda como objetivo geral: avaliar o desempenho dos colaboradores da empresa para melhorar o grau de satisfação dos clientes; objetivos específicos: analisar como é o atendimento ao cliente na empresa, analisar o que a empresa precisa trabalhar para melhorar o atendimento aos seus clientes, promover mudanças para a satisfação do cliente no que diz respeito a qualidade no atendimento ao cliente, analisar o grau de satisfação dos clientes, e decidir quanto abertura de uma filial em Brasília ou ampliar vendas no mercado Goiano.

Após identificação do problema passamos para a elaboração do projeto de pesquisa, sendo dividido em :

· Objetivo: Tomada de decisões e avaliação geral

· Local: Brasília/Goiânia

· Período de campo: uma semana

· Universo (ou população): 20 clientes de Brasília/Goiânia

· Amostra: 20 clientes selecionados 10 de Brasília e 10 de Goiânia.

· Número de entrevistas / Intervalo de confiança/Margem de erro:

· Coleta de dados: Questionários respondidos pessoalmente

· Instrumento: Questionário estruturado

· Variáveis: Perguntas sendo atendimento: Telefone; Comercial, Produtos, vendedores, embalagens, entrega.

· Controle de qualidade: Questionário respondido por auto preenchimento com apoio do funcionário responsável.

2.3.2 Aplicação da Pesquisa

A metodologia aplicada foi a pesquisa de mercado quantitativa - geralmente usada para tirar conclusões, testar uma hipótese específica. Usamos técnicas de amostra por forma a poder fazer inferências a partir da amostra para a totalidade da população, buscamos um resultado estatístico e estimando informações amplas e diversificadas. Elaboramos um questionário, dividido 6 itens com várias perguntas cada para que o cliente classifique o grau de qualidade de cada um dos itens proposto.

Após a elaboração do questionário passamos para a etapa de aplicação da pesquisa, onde o funcionário capacitado para sanar todas as dúvidas sobre o questionário, faz o primeiro contato com o cliente sobre a pesquisa, por telefone onde foi feito um agendamento marcando para responder o questionário, o qual aguardando a resposta, traz de volta, encaminhando ao departamento para analise.

2.3.3 Resultados da Pesquisa

Após analise da pesquisa e feita a apresentação do resultado.

O nosso questionário foi respondido por 10 clientes que possuímos em Brasília e 10 clientes Goianos. Conforme questionário abaixo.

Com base nas respostas dos nossos clientes fizemos um levantamento dos dados e chegamos a conclusão de que a industria deve sim abrir uma filial em Brasília, onde nossos produtos e serviços tiveram ótima aceitação no mercado, pois a pesquisa mostrou que a maioria dos clientes encontra-se satisfeito com a maioria dos temas do questionário, deixando a desejar somente no item entrega, onde não se consegue cumprir com os prazo, o que seria agilizado com a criação da filial, podendo assim aumentar nossa qualidade e consequentemente nossas vendas.

(tentar montar um gráfico)

2.4 NEGOCIAÇÃO

2.4.1 Negociação

Os principais negociadores da Empresa são: Antonia Mendes - Gerente de Compras

Tassia Mendes – Gerente comercial, João Paulo Zanutto – Diretor Administrativo.

As negociações são preparadas através de levantamentos de mercado, repassadas aos empregados em reuniões com gerentes que após a avaliação repassam aos colaboradores.

2.4.2 Conflito

Os gestores da empresa atuam diariamente na mediação de conflitos com o intuito de resolver de forma que nenhuma das partes seja prejudicada, deve prevalecer sempre o “ganha ganha”, onde os dois lados da negociação saiam ganhando e prevaleça o desejo de negociar novamente.

2.4.3 Situações de negociação e conflito existentes na empresa e como são tratadas

Toda situação de conflito dentro de uma negociação deve ser identificada e resolvida o mais rápido possível evitando danos maiores.

3 CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

...

Baixar como  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »