TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DILATAÇÃO LINEAR

Trabalho Escolar: DILATAÇÃO LINEAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A finalidade deste relatório é apresentar qual foi o conteúdo que tivemos na primeira aula de laboratório, onde aprendemos que quando alguns corpos são submetidos a variação de temperatura, o mesmo sofrem variações em suas dimensões, mais precisamente estamos falando da dilatação linear.

Neste experimento estudamos o comportamento de haste metálicas quando submetidas a certas temperatura para verificar qual foi a dilatação sofrida por estes materiais, ou seja se sofrem aumento ou diminuição em seu tamanho, e com o objetivo de descobrir qual foi o coeficiente de dilatação linear obtido no experimento e assim confrontarmos com os coeficientes de alguns materiais já conhecidos.

Durante o experimento usamos alguns importantes instrumentos para realização do mesmo, como haste de cobre, alumínio e latão, fonte de calor, dilamômetro linear de precisão e o termômetro digital.

Objetivo

O objetivo dessa experiência era de observarmos a variação de temperatura de cada material, e baseando-se nisso, calcularmos o coeficiente de expansão linear e então através da seguinte tabela, descobrimos qual era o material que estava sofrendo a expansão.

Material α(10-6/°C)

Aço 1,1

Alumínio 2,4

Chumbo 2,9

Cobre 1,7

Latão 2,0

Ferro 1,2

Fonte: retirada do material postado na BlackBoard.

Materiais Utilizados

DilatômetroWunderlich Linear de Precisão XII – Ref. 7705 – A

Termômetro Digital Minipa MT 520

Procedimentos e Resultados

Teste 1– no primeiro teste realizado, medimos a temperatura inicial (24,95ºC), as entradas do termômetro para determinarmos a temperatura final (87,7ºC), obtivemos a variação de temperatura (62,75ºC), o comprimento inicial do corpo (500mm) e a variação do comprimento (0,6mm), então fizemos a relação (ΔL = L.α.ΔT) para descobrirmos o coeficiente de expansão linear. Obtivemos 1,9x10-6/ºC como resultado, o material mais próximo desse resultado seria o latão, porém, o material que sofreu a expansão era o cobre. Suspeitamos que o motivo para obtivermos tal resultado foi a dificuldade em aquecer o material, já que levou entre 20 e 30 para a água entrar em estado de ebulição.

Teste 2 – no segundo teste realizado, medimos a temperatura inicial (25,9ºC), as entradas do termômetro para determinarmos a temperatura final (77,7ºC), obtivemos a variação de temperatura (51,8ºC), o comprimento inicial do corpo (500mm) e a variação do comprimento (0,63mm), então fizemos a relação (ΔL = L.α.ΔT) para descobrirmos o coeficiente de expansão linear. Obtivemos 2,43x10-6/ºC como resultado, o material mais próximo desse resultado seria o alumínio, porém, o material que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com