TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCURSIVA 2

Trabalho Universitário: DISCURSIVA 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  218 Palavras (1 Páginas)  •  272 Visualizações

Leia com atenção o trecho do texto teórico Estratégias Argumentativas no Gênero do Discurso Notícia, de Tatiana Gonçalves:

(...) a notícia, enquanto gênero que emerge de um processo social, que corresponde a uma esfera da atividade humana, não pode ser pura e simplesmente um texto informativo, reflexo da verdade. A notícia é, nesse viés, um gênero que manifesta os posicionamentos do seu locutor e porque não dizer da esfera que a veicula, pois a estrutura composicional, as escolhas lexicais estão em consonância com as intenções de quem escreve que, por sua vez, está inserido em uma esfera social, corroborando com o discurso desta.

Considerando o texto acima, avalie as afirmações seguintes:

I. A notícia enquanto gênero jornalístico é oriunda do processo individualizado de produção de informações e depende unicamente da formação e senso crítico de quem a formata.

II. A notícia deve ser em seu todo um texto absolutamente informativo, refletindo unicamente a verdade, sem se contaminar com as convicções do jornalista.

III. A elaboração de uma notícia dialoga continuamente com as intenções do jornalista, do veículo noticioso e da própria sociedade em que a noticia é veiculada.

É correto apenas o que se afirma em:

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com