TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DRE

Tese: DRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Tese  •  4.970 Palavras (20 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 20

[Clique aqui para imprimir]

DRE – Demonstração De Resultado do Exercício - Uma pequena introdução

Enquanto o balanço patrimonial nos apresenta a situação econômica e financeira da empresa, demonstrando os saldos do que ela possui de bens e direitos, assim como o quanto ela deve a terceiros e aos sócios em um dado momento (posição), a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) nos demonstra o desempenho da empresa ou entidade ao longo de um período de operação. A DRE acumula as vendas, recebidos ou a receber, derivados de operações da empresa ou entidade. Acumula também as despesas, gastos incorridas, pagas ou a pagar..

Exemplo de Receitas:

Fato Gerador

Conta Representativa na DRE

Prestação de Serviços

Receita de Prestação de Serviço

Venda de Mercadorias

Receita de Venda de Mercadorias

Venda de Produtos

Receita de Venda de Produtos

Exemplo de Despesas :

Fato Gerador

Conta Representativa na DRE

Uso do trabalho dos empregados

Despesas com Pessoal

Uso de escritório alugado

Despesas com Aluguel

Uso do capital de terceiros - bancos

Despesas Financeiras

Cobertura de seguros patrimoniais

Despesas com Seguros

A diferença entre receitas e despesas gera o resultado do exercício, no período analisado, sendo este lucro quando as receitas superam as despesas ou prejuízo quando as despesas superam as receitas.

Receitas – Despesas = Resultado do Exercício

Receita, Despesa e Resultado

Estudemos agora o relacionamento entre as contas de resultado, receita e despesas e as contas patrimoniais de maneira que entendamos o relacionamento entre a DRE e o balanço patrimonial.

Podemos perceber que uma venda de serviços, a vista ou a prazo, gera receita na DRE, no período em que ocorre e aparece no balanço patrimonial, no ativo, como saldo em caixa ou bancos se já recebida ou como Duplicatas a Receber se ainda não recebida.

Da mesma maneira percebemos que as despesas incorridas durante o período são lançadas na DRE quando ocorrem, independente de terem sido pagas ou não e são lançadas também no balanço patrimonial como Duplicatas a Pagar no Passivo ou como redução de caixa ou bancos quando já pagas.

O resultado do exercício, por sua vez, ocasionará o aumento ou diminuição do Patrimônio Líquido entre um exercício e outro. O Patrimônio Líquido aumenta quando as receitas superam a despesa (lucro) e diminui quando despesas superam as receitas.

Abaixo temos uma mostra do relacionamento entre a Demonstração de Resultado do Exercício e o Balanço Patrimonial. As receitas aumentam o lucro ou resultado, consequentemente aumentando o Patrimônio Líquido. As despesas reduzem o resultado ou lucro e sendo assim reduzem o Patrimônio Líquido.

Conceito de Receita:

Conceito de Despesa:

Regime de caixa, regime de competência

Agora que já vimos o que nos demonstra a DRE, bem como vimos a relação desta com o Balanço Patrimonial, abordaremos um conceito fundamental no entendimento do resultado, de como ele é apurado e como pode ser alterado dependendo do regime de contabilização utilizado.

Os dois regimes utilizados são:

Regime de Caixa – O resultado é apurado quando as receitas são recebidas equando as despesas são pagas.

Regime de Competência – O resultado é apurado quando as vendas são feitas pela empresa, independente de quando serão pagas e quando as despesas são incorridas, ou dito de outra maneira, quando a empresa usa bens e serviços em suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com