TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DRENAGEM URBANA

Trabalho Universitário: DRENAGEM URBANA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 3

Ralos combinados;

A água, ao se acumular sobre a boca-de-lobo com entrada pela guia, gera uma lâmina d'água mais fina que a altura da abertura no meio-fio, fazendo com que a abertura se comporte como um vertedouro de seção retangular, cuja capacidade de engolimento é:

Q=1,7Ly^(3/2)

Onde Q é a vazão em m³/s; y é a altura da lâmina d'água próxima à abertura da guia e L é o comprimento da soleira em metros.

Se a altura da água superar o dobro da abertura no meio-fio, a vazão é calculada pela seguinte expressão:

onde h é a altura do meio-fio em metros. A opção por uma ou outra fórmula para h < y < 2h, fica a critério do projetista.

Para lâminas d'água de profundidade inferior a 12 cm, as bocas-de-lobo com grelha funcionam como um vertedouro de soleira livre, cuja equação é:

Q×P×Y=1732/12

Onde P é o perímetro do orifício. Se um dos lados da grelha for adjacente ao meio-fio, o comprimento deste lado não deve ser computado no cálculo do valor de P.

Se a profundidade da lâmina for maior que 42 cm, a vazão deve ser calculada por:

Q=2,91×A×y^(1/2)

onde A é a área livre da grade em m2, ou seja: as áreas das grades devem ser excluidas. Como no caso anterior, o projetista deve se encarregar do critério a ser adotado para 12 cm < y < 42 cm.

Teoricamente, a capacidade de engolimento das bocas-de-lobo combinadas é aproximadamente igual à soma das vazões pela abertura na guia e pela grelha.~

Imagem 3 .Tipos de bocas de Lobo

Galerias

O dimensionamento das galerias é feito através das equações de Chézy, Manning e outras expressões adotadas para o escoamento da vazão de projeto em regime permanente uniforme. O problema principal é a determinação das declividades e dimensões mais econômicas. No entanto, as normas seguintes podem orientar a escolha desses parâmetros.

Os condutos devem ser calculados para escoamento permanente e uniforme à seção plena, e com velocidade não inferior a 76 cm/s.

Deve-se adotar condutos de no mínimo 30 cm de diâmetro para evitar obstruções.

Nunca se deve diminuir as seções à jusante, pois qualquer detrito que venha a se alojar na tubulação deve ser conduzido até a descarga final.

Para que se minimize o volume de escavação, a declividade dos condutos deve se adaptar o mais que for possível à declividade do terreno.

Os ajustes nas conexões de condutos de seções diferentes deve ser feito pela geratriz superior interna. Porém, isto não se aplica a junções de ramais secundários que afluem em queda aos poços de visita.

MACRODRENAGEM :

Macrodrenagem são projetos de drenagem urbana que consideram principalmente o escoamento fluvial e as contribuições de escoamento pluvial, analisando as condições de escoamento em corpos naturais e retificados.

Funciona a partir da determinação da vazão efluente e a vazão dos corpos d’água nos cenários estipulados, faz-se a análise da dinâmica para verificar possíveis pontos de extravasamento de seção ou pontos de interesse..Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com