TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drenagem Urbana

Dissertações: Drenagem Urbana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.782 Palavras (8 Páginas)  •  1.226 Visualizações

Página 1 de 8

ARTIGO: DRENAGEM URBANA

Introdução:

Drenagem é o termo empregado na designação das instalações destinadas a escoar o excesso de água. Entende-se por drenagem urbana pluvial o sistema destinado ao escoamento das águas de chuva no meio urbano.

Esta definição, no entanto, não demonstra a complexidade dos fatores que envolvem o tema.

De fato, um sistema de drenagem urbana pluvial está intimamente ligado ao modo como o homem usa e ocupa o solo. Isto implica reconhecer suas tradições culturais, o desenvolvimento de sua comunidade, o ecossistema no qual ele se insere, os fatores climáticos, sua organização social, a estrutura geográfica, os fatores econômicos e, ainda, projetar dados para o futuro.

Então, muito mais do que um conjunto de obras visando proporcionar o transporte das águas, a drenagem deve ser vista dentro de um enfoque global, reconhecendo a complexidade das relações entre os ecossistemas naturais, o sistema urbano artificial e a sociedade.

Os sistemas de drenagem são classificados de acordo com suas dimensões, em sistemas de microdrenagem, também denominados de sistemas iniciais de drenagem, e de macrodrenagem .

A microdrenagem inclui a coleta e afastamento das águas superficiais ou subterrâneas através de pequenas e médias galerias, fazendo ainda parte do sistema todos os componentes do projeto para que tal ocorra.

A macrodrenagem inclui, além da microdrenagem, as galerias de grande porte ( D > 1,5m ) e os corpos receptores tais como canais e rios canalizados.

Drenagem no Brasil

No Brasil, institucionalmente, a infra-estrutura de microdrenagem é reconhecida como da competência dos governos municipais que devem ter total responsabilidade para definir as ações no setor, ampliando-se esta competência em direção aos governos estaduais, na medida em que crescem de relevância as questões de macrodrenagem, cuja referência fundamental para o planejamento são as bacias hidrográficas. Isto é, deve ser de competência da Administração Municipal - a Prefeitura, os serviços de infra-estrutura urbana básica relativos à microdrenagem e serviços correlatos - incluindo-se terraplenagens, guias, sarjetas, galerias de águas pluviais, pavimentações e obras de contenção de encostas, para minimização de risco à ocupação urbana.

Quanto a sua extensão não se dispõe de dados confiáveis em relação à drenagem urbana. Estima-se que a cobertura deste serviço - em especial a microdrenagem - atinja patamar superior ao da coleta de esgotos sanitários.

Quanto à macrodrenagem, são conhecidas as situações críticas ocasionadas por cheias urbanas, agravadas pelo crescimento desordenado das cidades, em especial, a ocupação de várzeas e fundos de vales. De um modo geral nas cidades brasileiras, a infra-estrutura pública em relação a drenagem, como em outros serviços básicos, apresenta-se como insuficiente.

Em termos genéricos, o sistema da microdrenagem faz-se necessário para criar condições razoáveis de circulação de veículos e pedestres numa área urbana, por ocasião de ocorrência de chuvas freqüentes, sendo conveniente verificar-se o comportamento do sistema para chuvas mais intensas, considerando-se os possíveis danos às propriedades e os riscos de perdas humanas por ocasião de temporais mais fortes.

Questionamentos:

Por que ocorrem as enchentes urbanas:

As enchentes urbanas são resultado da combinação dos fenômenos naturais e das ações antrópicas.

Principais fatores causadores de enchentes são?

Chuvas intensas, Desenvolvimento desordenado, Desmatamento e erosão do solo, Impermeabilização de superfícies, Assoreamento de canais, Deficiência da rede de esgotos – favorece ligações clandestinas à rede pluvial, Deficiência da coleta de lixo e limpeza pública – pode causar o entupimento das tubulações, Comportamento indisciplinado da população, Ocupação de áreas ribeirinhas e áreas de inundação natural (várzeas) e Aspectos econômicos.

Ineficácia de políticas públicas

As enchentes urbanas são um problema crônico no Brasil. As comunidades de baixa renda, devido à localização de suas residências, são as mais afetadas.

Os problemas são bem conhecidos; as inundações, no mínimo, interrompem o trânsito de veículos e, em casos piores, podem causar danos a prédios e outras construções.

As enchentes nas cidades podem causar doenças, especialmente nos locais onde não existe saneamento básico. Podem provocar surtos de dengue e morte de pessoas que vivem em áreas de risco ambiental, além de causar riscos à saúde e poluição dos mananciais. A ocupação inadequada favorece os processos erosivos e deslizamentos de encostas.

No Brasil, ainda não há uma grande preocupação com a qualidade da água de drenagem, talvez pelo fato da maioria de nossos cursos d'água ainda receber esgoto doméstico "in natura".

Do que é formado um sistema de drenagem urbana pluvial

A estrutura física de um sistema de drenagem urbana pluvial é composta pelo Sistema de Micro-Drenagem e pelo Sistema de Macro-Drenagem.

O sistema de macro-drenagem é composto por:

Cursos d’água, zonas de inundação natural, lagos permanentes;

Canais, bueiros, pontes, reservatórios de retenção e de detenção, extravasores, comportas.

O sistema responsável pela captação da água pluvial e sua condução até o sistema de macro-drenagem é denominado Sistema de Micro-drenagem.

Os principais elementos do sistema de micro-drenagem são: Meio-fios, Sarjetas, Bocas-de-lobo, Poços de visita, Galerias, Condutos forçados e estações de bombeamento e Sarjetões.

Elementos a serem considerados no Projeto de um sistema de Micro-Drenagem

Hidrológicos, Hidráulicos, Gerais, unidade de captação de água de chuva, tipologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com