TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Da Pessoa Natural - Fim Da Personalidade Civi

Trabalho Universitário: Da Pessoa Natural - Fim Da Personalidade Civi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  4.850 Palavras (20 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 20

Plano de Aula: Da pessoa natural - Fim da personalidade civil

DIREITO CIVIL I

Título

Da pessoa natural - Fim da personalidade civil

Número de Aulas por Semana

Número de Semana de Aula

3

Tema

PESSOA NATURAL - O FIM DA PERSONALIDADE CIVIL.

Objetivos

· Compreender a importância do nome civil como elemento externo distintivo da personalidade jurídica da pessoa.

· Identificar os diversos estados civis da pessoa natural e o tratamento reservado pelo Código Civil brasileiro. A polêmica da alteração do registro civil do transexual.

· Identificar nos dispositivos legais a regulação do estado civil .

· Introduzir os conceitos jurídicos relativos ao fim da personalidade civil.

· Compreender o significado e a aplicação do instituto da comoriência.

· Identificar e caracterizar os efeItos jurídicos da ausência e da morte presumida no Código Civil.

Estrutura do Conteúdo

1. O nome civil. Registro civil.

2. Alteração do registro civil.

3. O estado civil e domicílio civil.

4. Comoriência e ausência: caracterização e efeitos jurídicos.

5. Declaração da ausência: finalidade

6. Morte presumida: caracterização.

O texto abaixo apresentado trata-se tão somente de um referencial sugerido ao professor para orientar o fluxo do conteúdo a ser ministrado ao longo das aulas acima referidas:

O NOME CIVIL. REGISTRO CIVIL.

Para o Direito, existem então as pessoas naturais ? seres humanos que, enquanto pessoas, têm reconhecida sua personalidade ? e as pessoas jurídicas ? entes formados pela associação de indivíduos ou de patrimônio voltada para determinado fim comum a que o Direito ressalva uma personalidade jurídica independente das de seus idealizadores. Neste ponto o professor deve focar na pessoa natural.

O registro civil do nascimento da pessoa natural dota de formalidade e publicidade aquele fato jurídico que é o nascimento com vida, início da personalidade civil; apresenta o indivíduo à sociedade, dando eficácia à sua personalidade. Neste sentido, sua natureza é declaratória, afinal, ?a pessoa humana dele não precisa para receber a sua qualidade de pessoa, [...]. Assim, a personalidade civil começa do nascimento com vida [...]?.

Ao nascer, como ao longo da existência, a pessoa possui determinadas características que a qualificam juridicamente. Ao complexo de atributos, com efeitos jurídicos, que determina a condição da pessoa perante a sociedade, chamamos estado. Diz-se estado civil a posição jurídica que alguém ocupa, em determinado momento, dentro do ordenamento jurídico. Segundo o Prof. Francisco Amaral:

O estado nasce de fatos jurídicos, como o nascimento, a idade, a filiação, a doença; de atos jurídicos, como o casamento, a emancipação; de decisões judiciais, como a separação, o divorcio, a interdição. Tais circunstancias levam a caracterização de três estados: o familiar, o político e o pessoal ou individual.

Para o Direito Civil, importa o estado do indivíduo de filho, de solteiro, casado, viúvo, separado ou divorciado ? tudo isso gera efeitos jurídicos no âmbito do direito de família ?, como também importa o estado de maior idade, menor idade, emancipação, interdição, ausência, sexo masculino ou feminino ? gerando efeitos no âmbito dos direitos da personalidade. O estado político, de brasileiro ou estrangeiro, importa ao direito constitucional. Em relação ao nosso estudo, destaca-se o estado individual, em que se enquadra o sexo (status sexual).

Os estados individuais, em geral, são atributos da personalidade, ou seja, integram-na. E, por isso, são protegidos pelos direitos da personalidade. Além disso, ?é também objeto de um direito subjetivo, o direito de estado, que protege o interesse da pessoa no reconhecimento e no gozo desse estado? . Amaral releva, ainda, o fato de constituir um direito absoluto, oponível a toda a sociedade, que, portanto, todos devem respeitar; e público por ser reconhecido e protegido pelo Estado.( AMARAL, Francisco. Direito Civil: introdução. 2ª ed. aum. e atual. Rio de Janeiro: Renovar, 1998)

O registro gera a presunção relativa do estado da pessoa, vez que é ele que dota de oponibilidade erga omnes as situações jurídicas da pessoa perante a sociedade. Contudo, nem sempre a realidade jurídica retrata a realidade fática e, por isso, existem as ações de estado, afinal, é muitas vezes necessário ?defender seu estado contra eventuais atentados aos direitos dele decorrentes? . Elas têm por objetivo criar, modificar ou extinguir um estado ? e aí, a sentença será constitutiva ?; ou reconhecer um estado pré-existente o guarnecendo de eficácia jurídica ? quando a sentença será declaratória.

A QUESTÃO DO TRANSEXUAL

Ocorre que, o transexual, quando do seu nascimento, no registro civil, foi classificado segundo o seu aspecto sexual anatômico externo como pertencente a um dos sexos, ou feminino ou masculino. Este, assentado em registro público, é o sexo civil. Porém, ressalvamos, neste momento, que a avaliação da fisionomia não é a única para a determinação do sexo de um indivíduo, como explicitado no primeiro capítulo do presente estudo. A averiguação do status sexual requer a conjugação dos aspectos biológico, psíquico e comportamentais. Somente o conjunto desses aspectos será capaz de apontar com maior fidelidade e compromisso a qual dos dois sexos pertence a pessoa. A regra, contudo, é que os três aspectos correspondam revelando uma identidade sexual, mas esta convergência harmônica pode não ocorrer.

No caso do transexual operado, que possuía, em primeiro plano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com