TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dados do censo 2010 sobre a população brasileira

Resenha: Dados do censo 2010 sobre a população brasileira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Resenha  •  3.951 Palavras (16 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 16

Dados do censo 2010 sobre a população brasileira.

CRIANÇA E ADOLESCENTE: As condições socioeconômicas das crianças, adolescentes no Brasil, resultados obtidos, principalmente, na Pesquisa Nacional por amostra de Domicilio em 1997 e dados oriundos. Abrangem temas saúde, educação e trabalhos, enfatizando as principais causas de mortalidade, comportamentos reproativo das mulheres na adolescência, características da escolarização, as condições das atividades entre outros aspectos. O relato das experiências e alternativas no norte do País, a importância da criação de oportunidades para que os jovens encontrem suas formas de expressão, comunicação no seu local de origem. Em especial as estatísticas referentes aos grupos entre 15 e 19 anos de idade e sua importâncias social, cultural na sociedade.

NA EDUCAÇÃO E TRABALHO: compreende as tendências atuais as questões da formação técnica-profissional do morador e o nível de escolaridade dos pais. As pessoas de 20 anos ou mais ocupa setor com grau de satisfação em suas atividades, no processo produtivo das maquinas e equipamentos nas expectativas de trabalho das pessoas inativas, inclui resultados como a concentração das características e o plano de amostragem. São obtidos dados mensais de emprego de abril de 1996. Este aplicado entre as seis maiores regiões Metropolitano com mudanças significativas nos trabalhos decorrentes que vem sendo executados pelos profissionais dos últimos anos.

EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS NA MORTALIDADE INFANTIL NO BRASIL:

Os estudos sobre a dinâmica das desigualdades sociais e regionais. Dos meios de produção e o progresso técnico com espaços restritos do território as diferentes trajetória de mortalidade infantil. As regiões sudeste e nordeste a distintos processos de desenvolvimento econômico e social e os diferentes níveis desse indicador no país, a melhoria das condições sociais das populações nordestinas.

OS INDICADORES SOCIAIS MINIMOS: A comissão de estatística das nações unidas na sessão de 29/02/1997 aprovou um conjunto de indicadores sociais para compor dados nacionais (MNSDS). O MNSDS tem como um dos seus objetivos permitirem o acompanhamento estatístico dos programas nacionais de cunha nacional recomendada pelas conferencias internacionais promovida nos últimos 04 anos pelas nações unidades. Conferências sobre população e desenvolvimento (Cairo, 1994), sobre desenvolvimento social (Copenhagen, 1995), sobre a mulher (Beijing, 1995) e sobre assentamentos humanos (Cairo, 1996). O conjunto de indicadores sociais compreende dados gerais sobre distribuição da população por sexo, idade, cor ou raça, sobre população e desenvolvimento, pobreza, emprego e desemprego, educação e condições de vida. O MNSDS resultou de uma ampla consulta técnica a inúmeros países e organismos internacionais. Tem como algumas de suas principais recomendação a de se utilizar tão somente dados provenientes de fontes estatísticas regulares e confiáveis e a de desagregar os dados por gênero e outros grupos específicos observando sempre, entretanto, as peculiaridades e prioridades nacionais. Seguindo as recomendações da Comissão de Estatística das Nações Unidas, o IBGE apresenta nesta página um sistema mínimo de indicadores sociais (ISM) com informações atualizadas sobre os aspectos demográficos, anticoncepção, distribuição da população por cor ou raça; informações atualizadas sobre trabalho e rendimento, educação e condições de vida. Na elaboração do sistema foram consideradas as peculiaridades nacionais e a disponibilidade de dados. Estes estão desagregados por região geográfica, visto que o tamanho e a heterogeneidade do país reduzem a representatividade das médias nacional, e desagregada, também, em alguns casos, por sexo e cor. Os dados são provenientes de pesquisas do IBGE, censitárias (Censo Demográfico e Contagem da População) e por amostra (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, PNAD).

MAPA DO MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL

No ano de 1992-1999 Os aspectos da inserção da mão de obra no mercado de trabalho na década de 1990, em continuidade à divulgação de indicadores selecionados sobre o tema, iniciada em 1994. Divulgam as taxas de atividade e de desocupação da população, informações sobre procura de trabalho, bem como uma análise da qualificação da mão de obra e suas formas de inserção na economia, por tipo de atividade, padrões de rendimento e contribuição para a previdência. As informações são oriundas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e referem-se ao período de 1992 a 1997. Os resultados de 1992 a 1996 sofreram nova ponderação em relação aos já divulgados no início da década, em função das novas estimativas obtidas a partir dos resultados da Contagem da População 1996. Os resultados são divulgados para Brasil e grandes regiões.

MOBILIDADE SOCIAL: Em 1996 As informações divulgadas permitem o estudo da mobilidade social sob as perspectivas da educação e ocupação. As tabelas com dados sobre pessoas de referencia cônjuges na unidade domiciliar confrontam com informações do país e do primeiro trabalho regular. Alem de investigar o plano de amostragem da pesquisa. Essa feita para mostrar em domicílios realizados em 1996.

POPULAÇÃO JOVEM NO BRASIL: Dois estudos sobre a evolução sócio-demográfica a população de 15 a 24 anos de idade no Brasil tem importância social política e cultural no conjunto desse seguimento da sociedade. A partir de 1940 a contagem da população 1996. A evolução jovem e suas características diferenciais composição urbana, rural, sexo e cor. Segundo discute a questão da mulher, nessa mesma faixa etária, com base nos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 1992 a 1995. Aborda questões relativas à situação educacional, trabalho, fecundidade e nupcialidade, alertando para a necessidade de implementação de políticas governamentais, comunitárias ou empresariais que contribuam para sua inserção no mercado de trabalho, na qual se encontravam em condições mais adequadas.

CENSO DEMOGRAFICO 2010: Foi feito um Levantamento minucioso em todos os domicílios do país. Nos meses de coleta de dados 191 mil recenseadores visitaram 67,6 milhões de domicílios nos 5565 municípios brasileiros para colher informações sobre quem somos, quantos e onde e como vivemos. Em novembro de 2010 apontaram uma população de 190.732.694 pessoas. Em abril de 2011 foi divulgada a sinopse do censo demográfico com informações sobre domicílios recenseados, segundo a espécie a população residente, segundo as unidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com