TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dançando No Escuro

Trabalho Escolar: Dançando No Escuro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 3

País de Origem : Dinamarca/Estados Unidos/Inglaterra - 2000

Diretor : Lars von Trier

Tema do Filme : Drama

Atores Principais: Björk, Peter Stormare, Catherine Deneuve, David Morse

Sinopse : Selma Jezkova (Björk) é mãe solteira, portadora de uma doença hereditária na visão. Tentando impedir que seu filho fique cego como ela está ficando, Selma decide emigrar para os Estados Unidos, para que possa trabalhar e pagar a operação do filho. Mas, quando um vizinho amigo passa por problemas financeiros e a rouba, têm-se início uma série de trágicos acontecimentos que mudarão para sempre os rumos de sua vida.

Diálogos (algumas falas marcantes) – Selma e Jeff, andando pela linha do trem, depois que ela começa a ficar irremediavelmente cega.

Jeff : Você não enxerga, não é?

Selma: O que há para se enxergar? Eu já vi tudo. Eu vi o rosto do meu filho. Eu vi as árvores, eu vi as folhas do salgueiro dançando com a brisa. Eu vi o sol e a lua. Eu vi o que eu era e sei o que serei. Eu vi tudo isso e não há nada mais a ser visto.

Comentários sobre cenário : filme rodado com câmera manual, às vezes pelo próprio diretor.

Trilha sonora : Chamada ‘’Selmasongs ‘’ (2000), tem uma belíssima faixa "I've Seen It All – Eu já vi isso tudo’’, que chegou a ser indicada ao Oscar como Melhor canção Original (2001).

Resumo

‘’Dançando no Escuro’’ é um filme de época, ambientado nos Estados Unidos, nos anos 60. A imigrante tcheca Selma (interpretada pela cantora islandesa Björk) é operária numa fábrica americana, e enfrenta um mundo de adversidades. Portadora de uma doença degenerativa progressiva, assim como seu filho, Gene, Selma sabe que ficará completamente cega em pouco tempo. Para que seu filho tenha a chance de uma cirurgia que vai salvar-lhe a visão, Selma trabalha cansativamente e leva uma vida simples, onde não há lugar para o amor, nem para seu admirador Jeff (interpretado por Peter Stormare), que a adora. Selma tem poucas alegrias na vida: seu filho, a amizade de Kathy (Catherine Deneuve) e os ensaios de "The Sound Of Music – A noviça rebelde", com um grupo de amigos. Ao mesmo tempo, recria musicais em sua mente, como uma válvula de escape para a pressão que sofre na fábrica onde trabalha. Selma economiza cada centavo que ganha com seu trabalho suado, para conseguir pagar a cirurgia do filho. É considerada uma santa por alguns amigos, mas logo se tornará uma mártir também, percorrendo caminhos e vivendo provações que nunca imaginou um dia. A crítica aos Estados Unidos fica muito clara no filme. Selma foi explorada no trabalho, sendo tratada de forma quase desumana, assim como seus colegas.

Os números de dança, musicados pela própria Björk, são melancólicos e estranhos. Desgraçadamente, Selma entra em um desses transes quando está trabalhando em uma máquina que acaba se quebrando, e é despedida. Neste momento, seus amigos se dão conta de que Selma enxerga com muita dificuldade. É simplesmente comovente a cena em que, ao som de um trem que passa, ela canta ao lado de Jeff,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com