TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Claro ou escuro

Resenha: Claro ou escuro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Resenha  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

Luz ou escuridão, somente no momento certo.

Muitos de nós, não tem idéia que nossos hábitos diários podem estar sendo prejudiciais a nossa própria saúde. Novas pesquisas e descobertas afirmam que nessa era que vivemos trocando o dia pela noite, sob luz intensa à noite e pouca luz durante o dia, reflete diretamente nosso relógio biológico, prejudicialmente.

Segundo, Itamar Mello (2014) nosso organismo evoluiu para funcionar em sincronismo com o ciclo solar, luz de dia e escuridão à noite. A luz elétrica veio a pouco mais de um século e tudo mudou, porém nosso corpo continua preparado e de acordo com o ciclo solar.

O escritor afirma, que enquanto nossos antepassados passavam o dia ao ar livre, e ao anoitecer, 19h, 20h iriam dormir. Nós passamos horas enclausurados sob o efeito de iluminações artificiais e à noite permanecemos sob o efeitos delas e de fontes de luz como Tvs e computadores e as crianças chegam a ficar acordadas até as 23h. Segundo ele, ficar exposto a luz artificial à noite reduz o tempo que passamos dormindo, e dormir pouco faz mau.

Itamar, diz ainda que o problema não esta somente em dormir pouco. Todas as nossas funções biológicas são controladas pela ausência ou presença de luz. Já se havia descoberto que em nossos olhos, a retina possui um receptor, a melanopsina, cuja função é detectar a luz e informar se é dia ou noite ao nosso relógio biológico. Este mecanismo, o rítmo circadiano, é a luz detectada pelos fotorreceptores que o mantém ajustado, levando cada órgão ou função do corpo a cumprir suas tarefas na hora certa. Se recebermos luz suficiente de dia ou ficarmos expostos à iluminação à noite, nosso organismo não conseguirá acompanhar, o ritmo circadiano fica desregulado.

Segundo a pesquisadora americana Tracy Bedrosian, que achou conexão entre exposição noturna e depressão, isso esta relacionado a desordens de humor, defeitos no metabolismo e certos tipos de câncer.

As recomendações dos especialistas é se aproximar do padrão de luz de antigamente, manter menos lâmpadas acesas e cortar eletrônicos à noite. E durante o dia, nos expor à luz do sol, nos momentos certos do nosso ciclo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com