TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição E Importância Da Teoria Tridimensional Do Direito De Miguel Reale.

Monografias: Definição E Importância Da Teoria Tridimensional Do Direito De Miguel Reale.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  205 Palavras (1 Páginas)  •  886 Visualizações

Esta teoria é objetiva, não deixando muito que se discutir, senão assuntos como qual o entendimento correto que se deve ter de sua definição, qual a sua importância no meio jurídico e como esta teoria se aplica ao Direito para que se alcance os objetivos almejados quanto ao entendimento e aplicação das normas.

Vimos que para Reale não se pode imaginar as leis (Norma) independente dos eventos sociais, dos hábitos, da cultura, das carências da sociedade englobados no âmbito do Fato Social, e a existência desses elementos é impossível sem que se leve em conta seus valores. Assim, pode-se afirmar que os pontos de vista normativo, fático e axiológico (esfera do valor judicial, da Justiça) estão profundamente ligados. Tais elementos não podem se separar pois coexistem como uma unidade concreta.

É necessário entender que o Direito não é um esboço lógico, uma mera abstração, mas deve ser compreendida em seu aspecto prático, como elemento social, cotidianamente vivenciado pelos indivíduos da sociedade, por isso esta ferramenta deve estar ao alcance das suas mãos, pronta para ser manejada em prol do bem-estar do grupo social, de sua evolução.

Por trabalhar com a experiência jurídica a teoria tem como característica a própria atualização dos valores e o aperfeiçoamento do ordenamento jurídico.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com