TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Delta Cafés

Casos: Delta Cafés. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Todas as empresas ambicionam alcançar o sucesso, na forma de maiores vendas, resultados acrescidos ou cotações bolsistas mais elevadas. Para esse efeito, procuram adotar estratégias que proporcionem aos seus clientes mais valor que a concorrência, aproveitando todas as potencialidades dos recursos à sua disposição. O desempenho competitivo a longo prazo de qualquer organização depende por isso da correta formulação e implementação das suas orientações estratégicas.

Algumas definições complementares de Estratégia Empresarial segundo os seguintes Autores:

. Plano que integra os principais objetivos, políticas e sequências de ações num todo coerente – James Brian Quinn (1980).

. Plano unificado, completo e integrado, concebido para garantir que os objetivos básicos da empresa são alcançados. – William Glueck (1980)

. Padrão de objetivos e principais politicas para os alcançar, expressos de maneira a definir em que negócio a empresa está ou deverá estar e o tipo de empresa que é ou deverá ser. – Kenneth Andrews (1980)

. Via para alcançar, de uma forma tão eficiente quanto possível, uma vantagem sustentável sobre a competição. Kenichi Ohmae (1982)

. Padrão num conjunto de decisões e ações. Henry Mintzberg (1985)

. Criação de uma adequação entre as atividades da empresa. Michael Porter (1996)

DELTA CAFÉS

Identificação e caracterização da Empresa

Ficha técnica:

Nome: Delta cafés (Nova Delta – comércio e indústria de cafés, Lda.)

Morada: Avenida Calouste Gulbenkian 7370 – 025 Campo Maior

Telefone: 268699200

Fax: 268688960

Registo na Conservatória do registo comercial de Campo Maior sob o nº 23

Contribuinte: 500853975

Correio electrónico: www.delta-cafes.pt

Forma jurídica da empresa: sociedade anónima.

Data de constituição da empresa: 1961

Data de início de atividade: 01-01-1986

Capital social: 72.202.025 €

Sócios: Nabeirogest, SGPS, SA 100%

Atividades da empresa: torrefação de cafés e sucedâneos e sua comercialização.

Fundador

A Delta Cafés, na pessoa do seu fundador, Manuel Rui Azinhais Nabeiro, transportou para o modelo de negócio a essência relacional da magia do café.

Conhecedor do mercado do café e empreendedor por natureza, Rui Nabeiro decide em 1961 criar a sua própria marca de cafés. O relacionamento entre a Delta e os seus clientes é em todo idêntico ao do homem do balcão e do seu cliente de todas as manhãs: aprenderam juntos a confiar e a partilhar a vida no sabor e aroma de uma chávena de café.

Uma História com orgulho

Numa área de apenas de 50 metros quadrados de velho armazém em Campo Maior, numa Vila Alentejana via assim nascer a Delta Cafés em 1961, que resultou da vontade e do espirito empreendedor de um homem da terra que quis criar a sua própria marca, a empresa funcionava com apenas duas pequenas “bolas de torra” com a capacidade de produção de 30 quilogramas de café por dia.

O desenvolvimento nos primeiros anos foi moderado mas a empresa foi progressivamente conquistando posições. Para dar resposta ao desenvolvimento do mercado e às consequentes exigências de qualidade do café, as instalações foram crescendo assim como o equipamento, permitindo criar muitos postos de trabalho em toda a região. Num mercado onde já estavam implantadas algumas marcas de café, a Delta Cafés acabaria por levar a melhor. Rui Nabeiro conquistou desde cedo a confiança da comunidade pela relação de proximidade que sempre manteve com os consumidores e que fez da Delta uma marca conhecida e respeitada em Portugal e além-fronteiras. A partir da segunda metade dos anos 70, a estrutura comercial consolidou-se com carácter decisivo, encarando de forma serena as novas exigências do mercado. É neste contexto que surge em 1984 a separação da atividade comercial, assegurada pela empresa Manuel Rui Azinhais Nabeiro Lda., da atividade industrial, desenvolvida pela Nova delta SA, primeira empresa certificada neste sector, em 1994, pelo sistema de normas NP 29002. Este percurso culminou, em 1998, na reengenharia do Grupo Nabeiro/Delta Cafés, dando origem à criação de 22 empresas, organizadas por áreas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com