TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Delta Cafés

Artigos Científicos: Caso Delta Cafés. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/1/2013  •  3.051 Palavras (13 Páginas)  •  1.450 Visualizações

Página 1 de 13

Índice

Introdução: 2

Grupo 1 3

Resposta 1 3

Resposta 2- Analise Swot 5

Resposta 3 6

Grupo II 7

Resposta 1 7

Resposta 2 7

Resposta 3 8

Conclusão 10

Fontes 12

Introdução:

Em 1961 que Rui Nabeiro, criou a Delta Cafés, que viria a tornar-se uma marca de sucesso em Portugal e no mundo, um exemplo, de inovação e vontade empresarial, sediada em Campo Maior, acaba por provar que não é por estar mal situada que não se pode desenvolver empresarial. Os anos passaram e partir da segunda metade dos anos 70, o negócio da Delta Cafés evoluiu de tal forma que em 1984, o fundador e gerente da empresa decidiu-se por separar a atividade comercial, que passou a ser assegurada pela empresa Manuel Rui Azinhais Nabeiro Lda., da atividade industrial, consolidada na Novadelta S.A., primeira empresa certificada neste sector, em 1994.

O sucesso da Delta continuou e, nos finais dos anos 90, uma segunda reestruturação organizativa aconteceu devido ao crescimento da empresa e a necessidade que tinha de ter novos negócios, tendo também necessidade de desenvolver outros produtos de qualidade e pela exigência crescente de prestação de serviço global alargado a áreas complementares ao café, além da própria expansão internacional da marca e da atividade comercial da empresa. Nasceu assim o Grupo Nabeiro/Delta Cafés, constituído por 22 empresas, e atuando nos mais variados sectores de atividade: Industria, Serviços, Comércio, Agricultura, Imobiliário, Hotelaria e Distribuição, e organizadas por áreas estratégicas para o reforço da atividade principal do grupo, que conta atualmente com mais de 1900 trabalhadores e liderado por Rui Nabeiro.

Esta preocupação pela qualidade é uma condição indispensável para a Delta Cafés continuar a manter a sua liderança neste segmento de mercado e para poder consolidar a sua vocação exportadora, uma das principais prioridades estratégicas atuais. A Delta caracteriza-se por ser uma organização competente e motivada impulsionada por um líder empreendedor e com visão estratégica. Estes elementos dão à empresa uma grande notoriedade o que proporciona um crescimento sustentado, uma boa relação com outras forças do mercado (parceiros comerciais) e a fidelização dos seus clientes

O relacionamento entre a Delta Cafés e os seus clientes é bastante agradável, pois, aprenderam juntos a confiarem e a partilharem o conceito de cafetaria em Portugal. É este “segredo” de todas as empresas do grupo Nabeiro, dando ênfase especial à relação de longo prazo, com os clientes, os fornecedores, os amigos e as comunidades. Nos seus primeiros passos, a Delta Cafés teve de conquistar a confiança do mercado, ao conquistar amigos, que recomendavam a marca, ganhava clientes fidelizados.

A fidelização dos clientes na Delta Cafés implicou compreender e corresponder às suas necessidades que o cliente tinha na compra do produto da marca. Portanto, diretamente associada a esta postura relacional da marca encontra-se a sua verdadeira dimensão social. Por influência das suas origens, Rui Nabeiro, apoiando sempre diversas instituições tais como: Corporações de Bombeiros, Escolas de Ensino Especial, Juntas de Freguesia e Associações Desportivas. Ajudou também a que o seu nome que estava tão ligado a marca Delta Cafés fosse falado daí que a marca tenha tido algumas vantagens desta maneira de estar e de ajudar de Rui Nabeiros.

Grupo 1

Resposta 1

A missão da empresa deve ser descrita como forma de “introdução” da organização para as pessoas que começam a trabalhar, ou mesmo os trabalhadores atuais da empresa, ficarem a conhecer as linhas orientadoras e darem continuidade ao trabalho. Numa missão é fulcral ter uma boa orientação sobre os planos de ação da empresa, que farão ou não com que a empresa cresça.

A missão de uma organização, basicamente resume-se numa simples declaração ou então, num geral entendimento no seio dos membros da organização, sobre a razão da sua existência. Quando falamos numa simples declaração esta deve ser: simples, breve, de fácil compreensão e com uma simplificada identificação entre organizações semelhantes. No entendimento, seguimos um bem-estar entre os membros e uma sintonia em relação a qualquer tipo de ideias gerais na organização. Identificamos uma missão nas seguintes etapas: a definição de negócio, a visão e os valores. A definição de negócio, significa o tipo de produto ou serviços para os quais a organização se destina e para o público e mercados que se dirige. Na visão, distingue-se o conceito e a maneira como a empresa está no mercado. Por último, os valores são a imagem que se pretende transmitir ao público.

Cada missão é comunicada ou entendida tanto no interior como no exterior por diferentes meios. No interior, mais concretamente os empregados e gestores, conhecem a missão através de declarações internas formais, e por ações que traduzem a cultura e os valores prevalecentes. Para o exterior, a missão é conhecida através de declarações públicas.

Iniciando agora a análise em concreto da empresa Delta Cafés, empresa líder no sector do café em Portugal, liderada pelo senhor Manuel Rui Azinhais Nabeiro é sediada em Campo Maior.

Começou como uma pequena empresa e ao longo dos anos tem vindo a evoluir no sentido positivo, tornando-se o que é nos dias de hoje: com uma sólida imagem de marca, com uma modernização das instalações e equipamentos, e uma melhor qualidade e variedade de produtos e a penetração acrescida no mercado. Para promover o crescimento a empresa baseou-se numa relação muito próxima com os seus clientes diretos, distribuidores e retalhistas. Assumindo como missão: “Um cliente, um amigo”. Tomou varias iniciativas que conduziram a empresa a criar um conceito inovador de cafetaria.

A missão descrita no texto é o projeto das “Casas do Mundo do Café”. A ideia surgiu depois de um estudo realizado que tinha revelado que os centros comerciais estavam a evoluir e era necessário haver algo mais para além das lojas, então a empresa achou por bem introduzir um novo conceito de cafetaria. Esta ideia consiste num novo espaço de serviço de cafetaria,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com