TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Densidade Do Alcool

Artigos Científicos: Densidade Do Alcool. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  3.472 Palavras (14 Páginas)  •  1.128 Visualizações

Página 1 de 14

Chemkeys - Liberdade para aprender

www.chemkeys.com

* Autor para contato

A Determinação da Densidade de Sólidos e Líquidos

João Carlos de Andrade *

Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Química

Criado em Julho de 2004

Densidade

Densidade Absoluta

Densidade Relativa

Propriedades químicas

Propriedades físicas

Chemkeys. Licenciado sob Creative Commons (BY-NC-SA)

dandrade@iqm.unicamp.br

Informações do Artigo

Histórico do Artigo

Palavras-Chaves

Resumo

Muitos estudantes pensam que a densidade é apenas o resultado de uma operação aritmética de divisão entre a massa e o volume de uma substância, mas esse conceito é muito mais amplo e está relacionado a outros, como compressão e empacotamento. Por exemplo, quanto maior for o empacotamento dos átomos, mais densa é a substância. Da mesma forma, quanto maior for a compressão sobre um objeto, maior será a sua densidade. Nesse trabalho serão abordados apenas os aspectos mais diretos e as técnicas de laboratório mais comuns envolvidas na determinação da densidade de sólidos e líquidos, mas vale a pena buscar um detalhamento mais profundo sobre o conceito de densidade. O experimento proposto, de caráter conceitual e metodológico, tem uma duração prevista de duas horas de atividades em laboratório, com baixo grau de risco.

Experimento testado por Alana dos Reis Figueiredo

Janaína César

Marco-Aurélio De Paoli

As propriedades dos materiais são agrupadas em químicas e físicas. As propriedades químicas descrevem uma transformação química, tal como a interação de uma substância com outra, ou a transformação de uma substância em outra. As propriedades físicas não envolvem qualquer mudança na composição ou identidade da substância, isto é, são propriedades que podem ser observadas e medidas sem modificação de sua composição. As propriedades físicas podem ser classificadas como extensivas ou intensivas.

As propriedades extensivas são diretamente proporcionais à quantidade de matéria da substância presente da amostra,

Introduçãoenquanto que as intensivas independem da quantidade de matéria. Temperatura (T), pressão (p), cor e densidade (d) são propriedades intensivas, enquanto que massa (m) e volume (V) são propriedades extensivas.

É importante ressaltar que uma propriedade extensiva pode ser convertida em uma propriedade intensiva de duas maneiras: 1) dividindo-se a propriedade extensiva pela quantidade de matéria ou 2) dividindo-se por outra propriedade extensiva - usualmente massa ou volume. Por exemplo, a densidade, que é uma propriedade intensiva, é dada pela razão massa/volume.

Chemkeys - Liberdade para aprender

Chemkeys. Licenciado sob Creative Commons (BY-NC-SA)

Definições e conceitos [2]

A densidade absoluta (ρ) de uma substância é definida [2] como a relação entre a sua massa e o seu volume:

ρ = m/v

A densidade absoluta é também uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias.

A densidade relativa

d = ρ/ ρ0

de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão. No cálculo da densidade relativa de sólidos e líquidos, o padrão usualmente escolhido é a densidade absoluta da água, que é igual a 1,000 kg dm-3 (equivalente a 1,000 g cm-3) a 4°C, dado por

ρ0 = ρ (H2O , 4ºC)

No caso de gases, a densidade relativa é tomada em relação ao ar ou ao hidrogênio.

Tabela 1 - Grandezas, símbolos e unidades.

Nome da

Grandeza

Símbolo

Nome da

Unidade

Símbolo

Densidade

ρ

quilograma por metro cúbico

kg m-3

Densidade relativa

d

adimensional

-----

Massa

m

quilograma

kg

Volume

V

metro cúbico

m3

Temperatura

T

kelvin

K

Pressão

p

pascal

Pa

A densidade é uma propriedade física importante e pode ser utilizada para distinguir um material puro de um impuro (ou de ligas desse metal), pois a densidade dos materiais que não são puros (misturas) é uma função da sua composição. Ela também pode ser utilizada na identificação e no controle de qualidade de um determinado produto industrial, bem como ser relacionada com a concentração de soluções.

A densidade de um sólido pode ser determinada pesando-o1 cuidadosamente e em seguida determinando seu volume. Se o sólido apresentar uma forma irregular (o que torna impossível medir suas dimensões), o volume poderá ser determinado utilizando um método de deslocamento [3].

Basicamente, determina-se a massa de uma amostra do sólido e então transfere-se quantitativamente essa massa para um instrumento volumétrico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com