TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Economia

Pesquisas Acadêmicas: Desafio Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 6

Desafio de Aprendizagem

A equipe deverá relatar casos reais que ilustram as teorias abordadas em aula. Este desafio é importante para que você verifique a importância e a aplicabilidade das teorias econômicas estudadas na gestão de negócios.

Etapa n.o 1

Aula-tema: Fundamentos econômicos

Essa atividade é importante para que você possa verificar a aplicabilidade dos fundamentos econômicos estudados em aula. Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos a seguir.

PASSOS

Passo 1 - Escolha a sua equipe de trabalho, que deverá ter no mínimo 5 e no máximo 10 componentes. Entregue ao seu professor-tutor os nomes, RAs e e-mails dos alunos.

Passo 2 - Desenvolva e relate 2 exemplos (casos reais) sobre o conceito de Custo de Oportunidade. Para o desenvolvimento, o grupo deverá obter informações no PLT sobre o conceito de Custo e Oportunidade e pesquisar na internet notícias relacionadas aos conceitos. A seguir, discutir os resultados em grupo e elaborar o estudo solicitado.

Passo 3 - Desenvolva e relate 1 exemplo (caso real) de Curva de Possibilidade de Produção.Para o desenvolvimento, o grupo deverá obter informações no PLT sobre o conceito e pesquisar na internet sobre notícias relacionadas aos conceitos. A seguir, discutir os resultados em grupo e elaborar o estudo solicitado.

Passo 4 - Desenvolva e relate 1 exemplo (caso real) sobre 1 produto elástico. Para o desenvolvimento, o grupo deverá obter informações no PLT sobre o conceito e pesquisar na internet sobre notícias relacionadas aos conceitos. A seguir, discutir os resultados em grupo e elaborar o estudo solicitado.

Passo 5 - Desenvolva e relate 1 exemplo (caso real) sobre 1 produto inelástico. Para o desenvolvimento, o grupo deverá obter informações no PLT sobre o conceito e pesquisar na internet notícias relacionadas aos conceitos. A seguir, discutir os resultados em grupo e elaborar o estudo solicitado.

Sites sugeridos para estas pesquisas:

www.bcb.gov.br (Banco Central do Brasil)

www.google.com.br (Google)

http://www.folha.uol.com.br/ (Folha OnLine)

http://www.estadao.com.br/ (Jornal O Estado de São Paulo)

http://jbonline.terra.com.br/ (Jornal do Brasil)

http://noticias.terra.com.br/ (Terra Notícias)

http://noticias.uol.com.br/ (UOL Notícias)

http://br.noticias.yahoo.com/ (Yahoo Notícias)

http://news.google.com.br/ (Google Notícias)

www.g1.globo.com (Globo)

Passo 6 - Faça um pequeno relatório sobre os itens encontrados, contendo no máximo duas páginas para os resultados de todos os passos juntos, utilizando o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos da Anhanguera, disponível no site www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html.

Passo 7 - Entregue o relatório ao seu professor-tutor.

Etapa n.o 2

Aula-tema: Microeconomia: formação de preços

Essa atividade é importante para você refletir e visualizar sobre a maximização de lucros para as empresas. Para realizá-la é importante seguir os passos descritos a seguir.

PASSOS

Passo 1 - Em grupo, desenvolva e relate 2 exemplos (casos reais) sobre o conceito maximização de lucros. Para o desenvolvimento, o grupo deverá obter informações no livro-texto sobre esse conceito e pesquisar na internet sobre notícias relacionadas aos conceitos. A seguir, discutir os resultados em grupo e elaborar o estudo solicitado. Utilize para esta pesquisa os mesmos sites sugeridos no passo 5.º, da Etapa 1, deste desafio.

Passo 2 - Faça um pequeno relatório sobre os itens encontrados, contendo no máximo uma página, utilizando o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos da Anhanguera, disponível no site indicado na Etapa 1 deste desafio.

Passo 3 - Entregue o relatório ao seu professor-tutor.

Etapa n.o 3

Aula-tema: Produção e o mercado. O mercado sob concorrência perfeita e Monopolista.

Essa atividade é importante para que você tenha os elementos necessários para a decisão empresarial, de acordo com os tipos de mercados concorrenciais. Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos a seguir.

PASSOS

Passo 1 - Em grupo, desenvolva e relate 2 exemplos (casos reais) sobre cada tipo de mercado concorrencial (mercados em: monopólio, oligopólio, monopsônio e oligopsônio) e os respectivos impactos para o consumidor (no caso de Monopólio e Oligopólio) ou o vendedor (no caso de monopsônio e oligopsônio) desses mercados. Discuta com os demais grupos. Para o desenvolvimento, o grupo deverá obter informações no livro-texto sobre o conceito e pesquisar na internet sobre notícias relacionadas aos conceitos. A seguir, discutir os resultados em grupo e elaborar o estudo solicitado. Utilize para esta pesquisa os mesmos sites sugeridos no passo 5.º, da Etapa 1, deste desafio.

Passo 2 - Faça um pequeno relatório sobre os itens encontrados, com no máximo duas páginas, utilizando o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos da Anhanguera, disponível no site indicado na Etapa 1 deste desafio.

Passo 3 - Entregue o relatório ao seu professor-tutor.

Etapa n.o 4

Aula-tema: Comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com