TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio De Aprendizagem - Economia

Dissertações: Desafio De Aprendizagem - Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  3.490 Palavras (14 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

O presente trabalho aborda todos os aspectos relativos à economia, tais como:

Custo de oportunidade: termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, quando eu deixo fazer uma determinada atividade para fazer outra. A curva de possibilidade de produção (CPP) ilustra graficamente como a escassez de fatores de produção cria um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, país ou sociedade. Ela representa todas as possibilidades de produção que podem ser atingidas com os recursos e tecnologias existentes. O conceito de elasticidade onde cada produto tem uma sensibilidade específica com relação às variações dos preços e da renda. Essa sensibilidade ou reação pode ser medida por meio da ocorrência da elasticidade. Maximização de Lucros, aumentar potencializar os lucros da empresa seja a curto ou à longo prazo, segundo a teoria neoclássica é o maior objetivo de uma empresa. Tipos de mercados concorrenciais: concorrência perfeita; monopólio; oligopólio; monopsônio; oligopsônio; monopólio bilateral. Política Fiscal: Controle e administração das contas públicas por meio da política tributária e de gastos. Política Monetária: Refere-se à atuação do governo sobre a quantidade de moeda, crédito e o nível das taxas de juros, com o objetivo de manter a liquidez do sistema econômico. Política Cambial: refere-se à atuação do governo sobre a taxa de câmbio. Política de Rendas: diz respeito à interferência direta do governo na formação de preços, por meio de congelamento de preços e salários, fixação de reajustes salariais etc.

Custos de Oportunidade

Custo de oportunidade é o custo de algo em termos de uma oportunidade não exercida. Traduz o valor associado à melhor alternativa não escolhida. Num processo produtivo, o custo de oportunidade de um fator correspondente ao melhor ganho que se poderia obter utilizando esse fator em vez de outra atividade que não a produção da firma. A transferência dos fatores de produção de um bem A para produzir um bem B implica em um custo de oportunidade que é igual ao sacrifício de se deixar de produzir parte do bem A para se produzir mais do bem B. Grau de sacrifício que se faz ao optar pela produção de um bem, em termos da produção alternativa sacrificada. Também chamado de custo alternativo ou custo implícito por não envolver desembolso monetário.

A teoria do “custo de oportunidade”, “custo alternativo” ou “custo implícito” foi desenvolvido em 1914 pelo economista austríaco Friedrich Von Wieser, cuja principal contribuição foi atribuir um custo ás várias oportunidades de uso de recursos. Entretanto, ele não inventou os custos de oportunidade, apenas formalizou o conceito de que toda decisão envolve uma avaliação dos custos de oportunidades envolvidos, e de que a maioria das pessoas faz essa avaliação ao realizar investimentos ou simplesmente fazer qualquer compra.

O custo de oportunidade é um conceito das Ciências Econômicas, diretamente relacionado com o principio que considera que os recursos (capital, mão de obra, recursos da natureza e tecnologia) sempre são escassos, pois sempre são insuficientes para satisfazer todas as necessidades da sociedade como um todo, de todas as pessoas.

Exemplo 01:

A prefeitura municipal de Joinville prioriza investimentos na construção do Estádio Arena Joinville. A verba que poderia acelerar e terminar a ampliação do Hospital Municipal São José foi destinada para a construção do Estádio Municipal Arena Joinville. O custo de oportunidade da ampliação do Hospital São José limitasse, não somente monetariamente, mas de uma forma geral a sociedade, já que a utilidade do estádio é incomparável ao hospital.

Exemplo 02:

Fábrica de barras de granola da Quaker Company. Antes a indústria utilizava longas corridas de produção para produzir os vários tamanhos de barras visando minimizar o tempo parado e custos de início de produção. As longas corridas minimizavam os custos unitários e reforçavam o lucro operacional da unidade, mas também resultavam em enormes estoques de barras que ficavam armazenadas até que gradualmente eram despachadas para clientes. Quando a empresa passou a cobrar pelo custo do capital investido nas unidades, a fábrica passou a adotar corridas de produção curtas a fim de eliminar a maior parte dos estoques. O lucro operacional reduziu devido aos reinícios mais frequentes, mas o lucro em relação ao capital investido aumentou, por causa da redução dos estoques. É importante salientar que estoques menores foi apenas uma parte dos benefícios. Porque as barras de granola saíam da fábrica mais rapidamente do que antes, chegavam mais frescas à loja e a satisfação dos clientes aumentou.

Curva de Possibilidade de Produção

Curva de possibilidades de produção (CPP) é a fronteira máxima daquilo que a economia pode produzir, dados os recursos produtivos limitados. Representa as opções de produção da sociedade, supondo os recursos plenamente empregados.

O deslocamento da CPP para a direita indica que a economia do país está crescendo. Isso pode ocorrer fundamentalmente tento em função do aumento da quantidade física de fatures de produção como em função do melhor aproveitamento dos recursos já existentes, o que pode ocorrer com o processo tecnológico, maior eficiência produtiva organizacional das empresas e melhoria no grau de qualificação de mão de obra.

Exemplo: Para fins de simplificação, imagine a decisão sobre uma escolha e suas possíveis soluções num empreendimento de plantio:

Um sítio com um tamanho fixo, uma base de instalações, insumos agrícolas e um número fixo de trabalhadores.

Como a análise concomitante de tais problemas é bastante complicada, vamos supor que, nesse sítio, os ruralistas estão concentrados em produzir dois tipos de bens: Feijão Guandú e Milho.

Se o ruralista utilizar toda a terra para cultivar milho, não haverá área disponível para o plantio de Guandú. Por outro lado, se ele quiser se dedicar somente à cultura de Guandú, utilizando-se de todo o sítio para este fim, não poderá plantar milho.

Existirão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com