TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios Do Professor Em Um Mundo Digital

Dissertações: Desafios Do Professor Em Um Mundo Digital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 4

OS DESAFIOS DO PROFESSOR EM UM MUNDO DIGITAL

SÃO JOSÉ

2014

INTRODUÇÃO

Mudanças de paradigmas tornam-se uma constante em nossas vidas. Os discentes, com a era digital, estão cada vez mais conectados com as novas tecnologias e se adaptando cada vez mais rápido à estas mudanças.

A facilidade de acesso a estas novas ferramentas tecnológicas, está em constante crescimento no cenário atual, trazendo desta forma algumas vantagens e desvantagens. Nesse contexto, os professores devem revisar sua postura em relação a essas constantes transformações para saber lidar e poder conduzir seus alunos ao uso correto dessas tecnologias.

1. A ERA DIGITAL NA EDUCAÇÃO

Atualmente estamos presenciando um momento de muitas transformações, centradas principalmente nas inovações tecnológicas, mercados competitivos e globalizados. Esta invasão da tecnologia muda constantemente a vida moderna, seja na forma que agimos, seja no modo como nos comunicamos.

Hoje em dia, o ensino presencial não é mais a única fonte onde os discentes podem buscar conhecimento. Na era digital, muitas informações que os alunos levam para a sala de aula procedem de alguma pesquisa realizada no computador, de sua própria casa, Lan House ou até mesmo na própria escola, quando esta possui laboratório de informática.

Diante de demasiada mudança, é importante que o educador saiba lidar com essa tecnologia para poder auxiliar da melhor forma possível os seus alunos, pois todas essas mudanças representam a transição para a era do conhecimento. E, é esse conhecimento que capacita o indivíduo para saber lidar com as informações e enfrentar as mudanças do mundo contemporâneo.

2. A INFLUÊNCIA DO MUNDO DIGITAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

É certo que, o mundo digital possui suas vantagens na educação e todos devem se adaptar de se inserir neste contexto. Como vantagens desta era, podemos citar a facilidade na comunicação, a objetividade na realização de pesquisas acadêmicas, facilidade no acesso de informações mundiais, maximização da troca de conhecimentos, entre outras.

No entanto, esta era pode influenciar de forma negativa o processo de ensino aprendizagem, pois ter essa facilidade de acesso das informações, não quer dizer que o conhecimento foi adquirido. Segundo Sônia Petitto: “a internet tem muito lixo, muita informação repetida, banalidades e muito marketing, esse tem sido o alerta dos educadores em geral. Como não existe controle de qualidade, não há garantias quanto à procedência das informações, exceto a credibilidade dos artigos das universidades.”. Que reafirma o caráter duvidoso de algumas informações contidas na internet.

Assim, conclui-se que é necessário sempre haver um equilíbrio quanto ao acesso à internet, ou seja, pesquisar minuciosamente, ler com atenção, selecionar o que é relevante, e no caso dos alunos ter o acompanhamento do professor, desta forma sendo orientados sobre a maneira correta de utilizar a informação.

3. OS DESAFIOS DO PROFESSOR EM UM MUNDO DIGITAL

As formas tradicionais de compreender e agir sobre o mundo foram renovadas pela possibilidade e ideia de ensinar usando o mundo digital. Em consequência disto, a sociedade apresenta um novo modo de viver, trabalhar e de educar.

Há algum tempo, ensinar limitava-se somente a “escola-instituição”, ou seja, apenas o ato dentro de sala de aula: lousa-professor-aluno. A educação era composta por um professor ativo e alunos passivos, sendo o professor o mentor do conhecimento, o dono de todo o saber. Isto difere doas dias atuais, com a revolução tecnológica responsável por toda essa transformação, mudando um pouco a forma de ensino e trazendo um novo olhar sobre a educação.

Nesse sentido, o professor deve ser um intercessor desse processo, buscando desenvolver habilidades e competências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com