TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descarte De Produtos E Resíduos Químicos

Trabalho Escolar: Descarte De Produtos E Resíduos Químicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 2

Sustentabilidade inspira o desenvolvimento de novo produto da BASF

A resina AQA EFF tem origem no efluente proveniente de limpeza de vasos de produção e estocagem de polímeros

Novo produto pode ser utilizado como ligante de melhor durabilidade na solução destinada a pinturas de guias e postes de vias públicas

Prefeituras do Estado de São Paulo já utilizam voluntariamente o AQA EFF em praças e guias de ruas

Por meio de uma nova tecnologia, desenvolvida inteiramente no Brasil, a BASF lança o AQA EFF, resina que utiliza como base o efluente proveniente da limpeza de vasos de produção e estocagem de polímeros. O novo produto já está sendo utilizado voluntariamente em muitas prefeituras, entre elas São José dos Campos e Taubaté, todas no Estado de São Paulo, como ligante para melhorar a durabilidade da cal destinada a pinturas de guias e postes de vias públicas.

A iniciativa tem impacto positivo nos quesitos econômico, social e ambiental. “Desenvolver produtos sustentáveis é à base de nosso futuro. O AQA EFF cumpre muito bem essa missão, pois transforma um resíduo, até então descartado, em produto comercial, com aplicações que impactam positivamente a vida das pessoas”, destaca Marcos Allemann vice-presidente de Dispersões e Pigmentos da BASF na América do Sul.

O AQA EFF foi desenvolvido no Complexo Químico de Guaratinguetá, onde são produzidas dispersões aquosas utilizadas como ligantes ou aditivos em vários segmentos da indústria. Antes, os efluentes gerados durante a fabricação de polímeros eram direcionados à estação de tratamento (ETE) da unidade, seguindo o processo tradicional de produção. Os custos com o tratamento desses resíduos eram altos e incluíam, além das despesas de tratamento, outras relacionadas à manutenção corretiva da estação, limpeza de tanques de equalização e também de disposição do material em aterros industriais.

Com o novo produto, a empresa aumenta a eficiência na estação de tratamento de efluentes, reduz os custos de manutenção e passa a gerar receita com a comercialização para a indústria da construção e como matéria-prima para outros materiais. “Foram mais de dois anos estudando o assunto, desenvolvendo a tecnologia e adequando o processo produtivo. O esforço valeu à pena, pois o AQA EFF pode ser utilizado também como ligante em tintas econômicas e formulações para supressão de pó”, afirma Eider Amorim Junior, gerente Dispersões e Pigmentos da BASF na América do Sul.

O desenvolvimento do AQA mostra o empenho da BASF em manter-se alinhada com a PNRS (Politica Nacional de Resíduos sólidos), na constantemente busca pela redução ou eliminação de resíduos em suas unidades.

...

Baixar como  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »