TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Arquitetonico

Dissertações: Desenho Arquitetonico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  2.278 Palavras (10 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 10

Se você tem a pretensão de iniciar na profissão de desenhista/projetista e não tem idéia por onde começar, ou até mesmo se é um estudante iniciante e não quer chegar totalmente cru no seu curso, este artigo pode ser proveitoso para você.

Uma informação, se você tem conhecimento sobre desenho arquitetônico e quer informação sobre o uso do AutoCAD para tal, veja o artigo Desenho arquitetônico com AutoCAD para projetistas.

O objetivo aqui está um pouco além de lhe ensinar algo do tipo “como desenhar uma planta baixa no AutoCAD” (a propósito, confira o tutorial para desenhar uma planta baixa no AutoCAD com o AditivoCAD 1LT), “como fazer um corte” ou coisas do gênero, pois isto não implica em uma receita de bolo e exige conhecimento técnico prévio. Serão abordados aqui pontos com orientações para você achar as informações necessárias para iniciar e conseguir fazer um projeto de arquitetura no AutoCAD, ou seja, uma espécie de caminho das pedras.

Antes de qualquer coisa.

A primeira coisa que é importante entender, é que um curso de AutoCAD não o habilita em desenho arquitetônico (nem em qualquer outro tipo de desenho). Aprender AutoCAD não significa aprender a fazer um projeto. O fato de você saber manusear uma régua e um compasso não faz de você um desenhista ou projetista.

Então, primeiro aprenda a teoria do desenho pra depois aplicar. É preciso saber quais são as medidas padrões de uma porta para depois desenhá-la, trilhando o caminho inverso pode não só retardar o aprendizado, como aprender errado.

Uma outra informação importante que você deve ter em mente, é que o AutoCAD é um software para desenho (CAD), veja-o como uma ferramenta de desenho e não como um programa que faz projetos, pois quem fará o projeto é você.

Por onde começar

A seqüência é esta: 1) Aprender desenho arquitetônico. 2) Aprender AutoCAD, aplicando os conhecimentos do item 1.

Se você não está em nenhum curso, não tem nenhum conhecimento técnico e quer se ingressar na profissão de desenhista/projetista, sendo o primeiro passo aprender desenho arquitetônico, busque um curso de desenho, unidades do SENAI costumam ter. Se na sua cidade não tem SENAI, ou se simplesmente não está disposto a freqüentar a sala de aula, existem alternativas como a apostila de desenho arquitetônico que representa um pequeno aperitivo do vasto conteúdo contido no CD Downloads AEC-CAD, o qual possui material associado ao assunto, inclusive material referente à instalações elétricas e hidráulicas que serão úteis caso mais adiante vá trabalhar com os projetos complementares de instalações. No AditivoCAD.Com temos também uma seção de apostilas com material interessante sobre assuntos correlatos.

Para não se perder, apenas quando estiver com uma base inicial em desenho arquitetônico, será recomendado partir para o AutoCAD.

Se você está na faculdade ou algum curso técnico, primeiro aprenda a teoria do desenho arquitetônico, leitura de projetos, normas… E depois dê um passo adiante, que é um curso de AutoCAD.

Uma pergunta que me fazem com freqüência, é da possibilidade de aprender desenho arquitetônico direto no AutoCAD, sem passar pela prancheta? Possível é, mas de qualquer forma, será necessário primeiro ter uma base técnica sobre desenho, e isto pode acabar como trocar uma nota de R$10 por duas de R$5 ou vice-versa.

Sem contar que um curso nestes moldes, pode não ser muito produtivo se mal aplicado. E em termos de resultado final acaba dando praticamente na mesma se você aprender desenho arquitetônico e depois aprender AutoCAD, uma vez que eles terão que lhe ensinar primeiro a teoria do desenho.

Então uma boa prática é que adquira a base teórica e técnica do desenho, para então aplicá-la no AutoCAD.

Alguns cuidados a tomar

Após ter adquirido o conhecimento sobre desenho arquitetônico, caso vá optar por um curso presencial de AutoCAD na sua cidade, é importante saber que um dos requisitos de qualquer curso razoável é conhecimento prévio em desenho técnico, exceto se a matéria desenho técnico estiver inclusa no curso todo, mas neste caso o correto seria dizer um curso e desenho arquitetônico com AutoCAD, e não um curso de AutoCAD com desenho arquitetônico. Sabendo disto, é bom ter cautela e informar se há homogeneidade na turma no que diz respeito aos requisitos. Se você não tem conhecimento prévio em desenho técnico, mas mesmo assim eles abrirem uma exceção, desconfie da qualidade do curso.

Recomendações

Uma vez bem embasado no desenho arquitetônico, dê uma passadinha no artigo de Desenho arquitetônico com AutoCAD para projetistas, o qual também responde perguntas comuns. Lembrando que a ajuda que você vai precisar para o uso do AutoCAD, está no AditivoCAD.Com, através de apostilas de AutoCAD que são indicadas a quem quer dar os primeiros passos, curso de AutoCAD 2D pra quem almeja não só dar os primeiros passos mas também ir mais longe e explorar o potencial do software.

Da teoria para a prática – O trabalho

É comum para quem está iniciando em uma profissão ter algumas dúvidas e inseguranças em relação ao campo de trabalho. Para a área de desenho e projeto, não há uma resposta objetiva, pois isto pode variar de acordo com a região, o bom é que você mesmo avalie se há carência ou saturação na região onde pretende atuar. Mas como se trata de um ramo ligado à construção civil, a tendência é que sempre terá campo. A mesma coisa vale se está se ingressando em um curso técnico ou superior.

Se você é um estudante, já deve saber que será imprescindível conseguir bons estágios e mostrar seu potencial. Você pode fazer seu network na própria escola, com professores e outros alunos e então se informar como anda o mercado na sua região.

Para quem está começando com a cara e a coragem, além de muito empenho, vai precisar do famoso Q.I. (Quem Indica), se você tem uma boa rede de relacionamentos com pessoas deste ramo, não será tarefa das mais difíceis, do contrário terá que fazer alguma mágica e aparecer na frente de quem procura.

E pra fechar, penso comigo que um bom profissional deve ter paixão pelo que faz para fazer bem feito, e assim terá seu lugar reservado.

É isto ai, bons estudos e boa sorte. Caso tenha algum comentário, fique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com