TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Da Agricultura E Os Impactos Causados Por Essa Evolução.

Ensaios: Desenvolvimento Da Agricultura E Os Impactos Causados Por Essa Evolução.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2014  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Em um mundo globalizado como hoje, em que os seres humanos estão acabando cada vez mais com o habitats naturais. Uma dessas atividades seria a agricultura, que desde o surgimento sofreu varias transformações buscando aumentar a produção para atender a população.

Começou por ser uma prática mais segura, baseada na subsistência familiar. Posteriormente, essa técnica foi aprimorada, utilizando máquinas e insumos. Visando minimizar essa situação surgiu a agricultura ecológica, que busca atender as necessidades ambientais e dos pequenos agricultores. Esse tipo de agricultura necessita de uma maior divulgação e conscientização da população sobre sua importância socioambiental.

Muitas vezes a exploração acaba por ser tão intensa que extrapola as condições naturais do meio de se restabelecer causando sérios impactos que no momento podem até parecer pouco importantes, mas em longo prazo trarão diversas consequências. Agricultura convencional tem como base o uso intensivo e a dependência de capital, energia e recursos não renováveis, sendo bastante agressiva ao meio ambiente e excludente do ponto de vista social.

Crimes Ambientais

Agressões ao meio ambiente e seus componentes (flora, fauna, recursos naturais, patrimônio cultural) que ultrapassam os limites estabelecidos por lei. Por exemplo, podemos citar uma empresa que gera emissões atmosféricas. De acordo com a legislação federal e estadual específica há certa quantidade de material particulado e outros componentes que podem ser emitidos para a atmosfera. Assim, se estas emissões (poluição) estiverem dentro do limite estabelecido então não é considerado crime ambiental. Podemos considerar uma empresa ou atividade que não gera poluição, ou ainda, que gera poluição, porém, dentro dos limites estabelecidos por lei, mas que não possui licença ambiental. Neste caso, embora ela não cause danos ao meio ambiente, ela está desobedecendo a uma exigência da legislação ambiental e, por isso, está cometendo um crime ambiental passível de punição por multa e/ou detenção de um a seis meses.

Desenvolvimento Sustentável

O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceptualmente dividido em três componentes: a sustentabilidade ambiental, sustentabilidade económica e sustentabilidade sociopolítica. É dito para definir limites para o mundo em desenvolvimento. Enquanto os actuais países de primeiro mundo, poluído significativamente durante o seu desenvolvimento, os mesmos países incentivam os países do terceiro mundo a reduzir a poluição, o que, por vezes, impede o crescimento.

Armazenamento de Água.

Consiste na armazenagem de águas pluvias re-ultilizando-as para outros fins. Quais os seus beneficios? E em que localidade são mais ultilizadas?

Os seus benefícios são o aproveitamento da água assim obtida não apenas para o consumo (alimentação, limpeza), como também para a irrigação. A cisterna é muito utilizada na Região Nordeste do Brasil. Há também as cisternas de prédios em geral, em todo o país, as quais; geralmente não são bem cuidadas.

Assoreamento/Erosão

São Mudanças na estrutura do solo, causadas pela atividade agropecuária: aragem, compactação, entre outros. Causam efeitos diretos na redução da produtividade agrícola e consequências ambientais, a terra transportada pelas enxurradas provoca sérios danos à qualidade da água, poluindo os reservatórios e os cursos de água. Quais são as praticas que evitam a formação da erosão? Quais são os fatores que contribuem na formação da mesma?

Práticas que evitam a formação da erosão

Terraceamento: realizado mediante curvas de nível, que são barreiras de terra que seguram a água da superfície do solo não deixando escoar e aumentando o tempo de infiltração.

Cordões em contorno: semelhantes aos terraços, porém, com sulcos maiores mais utilizados em culturas perenes.

Patamares: são bancos nivelados aonde vão às plantas (pomares)

Cultivo e preparo de solo em nível: aumenta a rugosidade da superfície do solo, que resulta na redução da velocidade do escoamento;

Subsolagem: quebra a estrutura do solo formando fendas, o que aumenta a porosidade facilita o crescimento das raízes e aumenta a infiltração de água.

Fatores que contribuem.

Muitas ações devidas ao homem apressam o processo de erosão, como por exemplo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com