TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Causados Pela Construção Dos Estádios Da Copa

Ensaios: Impactos Causados Pela Construção Dos Estádios Da Copa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

Os Tipos de Reprodução e Desenvolvimento dos seres vivos

A reprodução é uma característica de todos os seres vivos, é a capacidade que os seres vivos têm de gerar descendentes. Ela é muito importante para a manutenção das espécies.

São vários os tipos de reprodução dos seres vivos, mas todos eles podem ser agrupados em duas categorias:reprodução sexuada e reprodução assexuada.

A reprodução assexuada, é um processo biológico através do qual o organismo produz uma cópia geneticamente igual a si, sem a intervenção dos gametas. Os novos seres vivos podem nascer a partir de fragmentos do outro ser vivo, os indivíduos que surgem são geneticamente idênticos entre si, ela ocorre quando se forma clones a partir de um ser vivo,essa reprodução pode ocorrer pelo meio da mitose, bipartição e brotamento, na bipartição os indivíduos se dividem em dois.

Reprodução Sexuada implica a combinação de materiais genéticos de indivíduos de sexo diferentes (macho e fêmea ), ou seja, para ocorrer esse tipo de reprodução são necessários os gametas do macho e da fêmea (espermatozoides e óvulos), o que não ocorre na reprodução assexuada.

Gametas são células reprodutivas. Os gametas masculinos são os espermatozoides e os gametas femininos são os óvulos.

Observação: Em alguns seres vivos a reprodução sexuada não necessita do contato entre o macho e a fêmea.

Tipos de fertilização

Fertilização ou fecundação é o encontro do gameta masculino com feminino, espermatozoide com o óvulo.

As fertilizações podem ser: Interna ou Externa.

Fertilização interna ocorre quando o espermatozoide encontra o óvulo dentro do corpo da fêmea, o encontro dos gametas ocorre dentro do corpo da fêmea. Exemplo ser humano.

Fertilização externa ocorre quando os gametas se encontram fora do corpo da fêmea, ou seja, no ambiente. Exemplo alguns peixes, as fêmeas deixam seus ovos na água e os machos eliminam seus espermatozoides também na água, e o encontro dos gametas ocorre na água.

O que são seres ovíparos, vivíparos e ovovivíparos?

Ovíparos são seres vivos que botam ovos, e o desenvolvimento embrionário ocorre fora do corpo materno. Exemplo: aves, répteis.

Vivíparos são seres vivos onde o embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe e o indivíduo já nasce formado. Exemplos: mamíferos com placenta como é o caso dos seres humanos.

Ovovivíparos são seres vivos que retém os ovos dentro do corpo até o nascimento. Exemplo: tubarões e cobras venenosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com