TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Humano

Ensaios: Desenvolvimento Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de fundamentos das ciências sociais.

____________________________________________________________________________

Desenvolvimento humano de 0 a 18 anos.

O desenvolvimento humano

O termo desenvolvimento tem vários significados. Em primeiro lugar, o termo pode ser entendido como o processo de evolução, crescimento e mudança de um objeto, pessoa ou situação específica em determinadas condições,Quando se fala em desenvolvimento humano, se busca estabelecer a idéia de evolução desde as etapas e fases mais primárias da vida de uma pessoa, para as posteriores que sempre implicam maiores níveis de amadurecimento e cognitivos. O desenvolvimento humano então é o crescimento que uma pessoa mostra desde que é menino até que se transforma em um adolescente e, posteriormente, num adulto. Supõe-se que no passo das etapas primárias para as posteriores o ser humano vai adquirindo um importante número de condutas, valores e formas de pensar que têm a ver com a vida em sociedade e com o compartilhar com o resto dos indivíduos diferentes tipos de situações.

Desenvolvimento humano de 0 a 2 anos (Sensório-motora)

Esse período é conhecido como o período motor, quando os bebês começam a ter os reflexos básicos que começam a ser construídos, sendo assim a criança já começa a elaborar esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é pratica, as noções de espaço e tempo são construídas pela a ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento. Por exemplo, um bebê pega o que está em sua mão, mama o que é posto em sua boca, vê o que está diante de si. Aprimorando esses esquemas, é capaz de ver um objeto, pegá-lo e levá-lo a boca.

Desenvolvimento humano de 2 a 7 anos (Pré operatório ou simbólico)

Período pré-operatório é dominado pela representação simbólica. A criança não pensa, no sentido estrito desse termo, mas ela vê mentalmente o que evoca. O mundo para ela não se organiza em categorias lógicas gerais, mas distribui-se em elementos particulares, individuais, em relação com sua experiência pessoal. O egocentrismo é a principal forma assumida pelo pensamento da criança neste estádio. Seu raciocínio procede por analogias, por tradução, uma vez que lhe falta a generalidade de um verdadeiro raciocínio lógico.

Exemplo: Mostram-se para a criança duas bolinhas de massa iguais e dá-se a uma deles o formato de salsicha. A criança nega que a quantidade de massa continue igual, pois as formas são diferentes. Não relaciona as situações.

Desenvolvimento humano de 7 a 12 anos (Operações concretas)

A criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados de realidade. Não se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar a abstração, desenvolve capacidade de representar uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com