TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento do sujeito de acordo com ABNT (NBR 10719)

Artigo: Desenvolvimento do sujeito de acordo com ABNT (NBR 10719). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  Artigo  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo a ABNT (NBR 10719) o desenvolvimento do assunto é a parte mais importante do texto, onde é exigível raciocínio lógico e clareza. Deve ser dividida em tantas seções e subseções quantas forem necessárias para o detalhamento da pesquisa e/ou estudo realizado (descrição de métodos, teorias, procedimentos experimentais, discussão de resultados, etc.). As descrições apresentadas devem ser suficientes para permitir a compreensão das etapas da pesquisa; contudo, minúcias de provas matemáticas ou procedimentos experimentais, se necessários, devem constituir material anexo. Todas as ilustrações ou quadros essenciais à compressão do texto devem ser incluídas por parte do relatório.

Deve conter uma ampla descrição das experiências efetuadas, incluindo todas as observações que julgar pertinentes, assim como os diagramas esquemáticos das montagens realizadas, indicando a disposição dos instrumentos de medida, os quais devem ser claros e precisos, elaborados em programas específicos como, por exemplo: Orcad, PSIM, AutoCad, CorelDraw, entre outros. Não se admitem figuras e tabelas sem nome, número e título explicativo.

Os resultados experimentais devem ser obtidos com o emprego de osciloscópio digital e multímetro. Esses resultados devem necessariamente ser confrontados com os resultados teóricos esperados os quais devem ser explicitados através de um memorial de cálculo e por simulações digitais. De posse de todos estes resultados a respectiva confrontação entre os resultados teóricos e práticos deve ser realizada e comentada. Os oscilogramas e os resultados de simulação devem ser dispostos lado a lado para simplificar a confrontação, tabelas devem ser elaboradas para permitir a confrontação dos resultados teóricos e práticos dos valores de tensão e corrente médios e eficazes.

A continuação um exemplo de desenvolvimento de um estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com