TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinar O Teor De Cloreto De sódio Em Soro Fisiológico, Pelo método De Mohr.

Casos: Determinar O Teor De Cloreto De sódio Em Soro Fisiológico, Pelo método De Mohr.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/1/2015  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 2

Entre os métodos volumétricos de precipitação, os mais importantes são os que empregam solução padrão de nitrato de prata. São chamados de métodos argentimétricos e são amplamente utilizados na determinação de haletos (cloreto, brometo e iodeto), tiocianato (SCN-) e cianeto (CN-) com formação de sais de prata pouco solúveis.

Baseado nos diferentes tipos de indicadores disponíveis existem três métodos distintos para determinação volumétrica com íons prata:

Método de Mohr - formação de um precipitado colorido;

Método de Volhard - formação de um complexo solúvel vermelho;

Método de Fajans - mudança de cor associada a adsorção de um indicador sobre a superfície do precipitado.

Método de Mohr: neste método, o haleto é titulado com uma solução padrão de nitrato de prata usando-se cromato de potássio como indicador. O ponto final da titulação é alcançado com o primeiro excesso de íons prata que reage com o indicador precipitando cromato de prata vermelho, segundo a reação:

〖Ag〗_((aq))^++ X_((aq))^- → 〖AgX〗_((s))

〖2Ag〗_((aq))^++ 〖CrO〗_(4(aq))^(2-) → 〖〖Ag〗_2 〖CrO〗_4〗_((s))

Como esta titulação se baseia nas diferenças de solubilidade do AgX e Ag2CrO4 é muito importante a concentração adequada do indicador.

Na prática, o ponto final ocorre um pouco além do ponto de equivalência, devido à necessidade de se adicionar excesso de Ag+ para precipitar Ag2CrO4 em quantidade suficiente para ser notado visualmente. Este método requer que uma titulação em branco seja feita, para que o erro cometido na detecção do ponto final possa ser corrigido. O valor gasto na prova do branco obtido deve ser subtraído do valor gasto na titulação.

A solução a ser titulada deve apresentar um pH entre 6 a 8, pois o íon cromato reage com os íons hidrogênio em soluções ácidas, conforme a reação:

〖〖2CrO〗_(4(aq))^(2-)+ 2H〗_((aq))^+ → 2H〖CrO〗_(4(aq))^- → 〖〖Cr〗_2 O〗_7(aq)^(2-)+ H_2 O_((l))

Por outro lado, em pH > 10,5 a alta concentração de íons OH- ocasiona a formação de hidróxido de prata, que se oxida a óxido de prata.

〖2Ag〗_((aq))^++ 〖2OH〗_((aq))^- → 〖2AgOH〗_((s) ) →〖Ag〗_2 O_((s))+ H_2 O_((l))

O cloreto de sódio encontrado no soro fisiológico, utilizado em processos de hidratação ou como veículo medicamentoso, na sua forma isotônica (mesma força iônica do soro sanguíneo) encontra-se na concentração de 0,9 % (m/v)1.

...

Baixar como  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »