TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico Empresarial

Artigo: Diagnóstico Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4

2.2 ENTREVISTA 5

2.3 ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS 7

2.4 IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS 8

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo analisar de maneira sistêmica a situação real de uma empresa, identificar os principais aspectos organizacionais e problemas vivenciados. Utilizar o conhecimento adquirido através das disciplinas estudadas e pelas pesquisas realizadas para compreender como as tomadas de decisões são desenvolvidas na empresa, identificar seus pontos fortes e fracos e estudar possíveis mudanças para melhor desenvolvimento e rentabilidade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Chiavenato (2005, p. 9), “a administração financeira (...) é a área que cuida dos recursos financeiros da empresa”. Sua preocupação está voltada a dois aspectos relevantes dos recursos financeiros: a rentabilidade e a liquidez. Sua função é fazer com que sejam lucrativos e líquidos ao mesmo tempo. Sendo estes os dois objetivos principais da administração financeira, proporcionar o melhor retorno possível do investimento e a sua rápida conversão em dinheiro.

Segundo Gitman (2004) a administração financeira preocupa-se com as tarefas do administrador financeiro na empresa, os quais devem conduzir ativamente os assuntos de qualquer tipo de empresa. Esses profissionais desempenham as mais variadas tarefas financeiras, tais como planejamento, concessão de créditos a clientes, avaliação de projeto de investimentos e captação de fundos para financiar as atividades da organização.

Braga (1989) lembra que, a função financeira é responsável pela obtenção dos recursos necessários e também por formular estratégias voltadas a otimização do uso desses fundos. Trata-se de uma função que tem papel fundamental no desenvolvimento de todas as atividades operacionais, contribuindo de maneira significativa para o sucesso do negócio da empresa.

O Mercado de Capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o propósito de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

No mercado de capitais, os principais títulos negociados são os representativos do capital de empresas — as ações — ou de empréstimos tomados, via mercado, por empresas — debêntures conversíveis em ações, bônus de subscrição e “commercial papers” —, que permitem a circulação de capital para custear o desenvolvimento econômico.

Segundo BM&FBovespa (2013h,p.7), o mercado de capitais é “um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o propósito de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar o processo de capitalização”.

Segundo Paulo de Barros Carvalho Direito Tributário é o ramo didaticamente autônomo do direito, integrado pelo conjunto das proposições jurídico normativas que correspondam, direta ou indiretamente, à instituição, arrecadação e fiscalização de tributos.

Para Hugo de Brito Machado é o ramo do Direito que se ocupa das relações entre o fisco e as pessoas sujeitas a imposições tributárias de qualquer espécie, limitando o poder de tributar e protegendo o cidadão contra abusos desse poder.

Kiyoshi Harada diz que Direito Tributário é o direito que disciplina o processo de retirada compulsória, pelo Estado, da parcela de riquezas de seus súditos, mediante a observância dos princípios reveladores do Estado de Direito. É a disciplina jurídica que estuda as relações entre o fisco e o contribuinte.

2.2 ENTREVISTA

A empresa Comercial Araújo, tem o ramo de atuação predominante o comercio varejista de alimentos e bebidas, esta localizada no município de Bonito de Minas no extremo norte de Minas Gerais. O empreendedor Antônio W. Rodrigues de Araújo, entrevistado, iniciou seu negócio em janeiro do ano 2000 com apenas um funcionário. Atualmente a empresa de Antônio conta com 05 (cinco) funcionários todos com Carteira de Trabalho assinada e um caminhão para entrega de mercadorias.

Administração Financeira e Orçamentária

1. Os excedentes de caixa da empresa são aplicados imediatamente? SIM.

2. Na aplicação buscam-se as melhores taxas e as melhores modalidades de investimento? SIM.

3. A empresa consulta vários bancos antes de aplicar seus excedentes? SIM.

4. Para cobrir baixas de caixa, a empresa estuda todas as possibilidades, como pedir prazos maiores, em condições mais vantajosas? SIM.

5. Para captar recursos, a empresa consulta mais de um banco e busca as melhores taxas? SIM.

6. A empresa emite demonstrativo de resultados logo após o fim de cada mês? SIM.

7. Tais demonstrativos permitem uma visualização precisa do desempenho de cada área? NÃO, APENAS DO GERAL.

8. Eles permitem a percepção de discrepâncias significativas em custos e receitas? NUNCA FEZ ESTA ANÁLISE.

9. São comparados ao orçamento previsto para o mês? TAMBÉM NÃO FAZ ESSA COMPARAÇÃO.

10. Permitem verificação de necessidade de medidas corretivas? NÃO.

Mercado de Capitais

1. O gestor analise a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com